Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivos específicos
Formar números de 2 algarismos atendendo às necessidades específicas do jogo.
Conceito-chave
Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.
Recursos necessários
- Fichas com números de 0 a 9 (um conjunto por dupla)
- Tabuleiro com números de 1 a 100 (um por dupla)
- 40 fichas coloridas, duas cores, 20 de cada cor (um conjunto por dupla)
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia para turma. Organize a sala em duplas; essas também serão as duplas do jogo.
Propósito: Socializar a proposta da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou imprima para turma. Leia com as crianças as orientações da atividade. Certifique-se de que todos compreenderam. Circule pela sala para observar como as duplas estão trabalhando, veja se todos estão participando da discussão. Conforme você caminha pela sala, faça perguntas que estimulem o raciocínio das crianças. Você pode perguntar como elas descobriram a resposta. É sempre bom fazê-los explicar o raciocínio para que eles mesmos sistematizem e organizem o conhecimento.Você também pode questionar se não há outras possibilidades. Veja se eles sabem justificar suas respostas.
Propósito: Análise da escrita de números de 2 algarismos.
Material complementar:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação Projete esse slide ou leia para as crianças. Tenha todo o material pronto para entregar para duplas. Deixe que explorem brevemente os componentes do jogo.
Propósito: Organizar as crianças para o jogo;
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Leia as regras e certifique-se de que todos compreenderam. Dê exemplos de possíveis jogadas para averiguar se eles compreenderam.
Propósito: Explicar as regras do jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação Projete esse slide ou imprima para as crianças. Durante o jogo é importante circular pela sala e verificar como eles estão jogando. Anote as dúvidas que surgirem para depois discutir com o grupo.
Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. Deixe que as crianças contem como foi o jogo e quais as rodadas que foram as mais disputadas. Problematize, sempre que possível, a fala das crianças, assim eles podem avançar nos seus conhecimentos e fazer outras análises.
Propósito: Compartilhar as vivências e descobertas do jogo.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente transfira esse registro para um cartaz e o deixe visível na sala.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Você aprendeu algo de novo com esta atividade?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente. Você pode imprimir essa atividade clicando aqui.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Se Luana jogasse, quais números seriam bons para ela sortear?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar