10879
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - 4 EM LINHA: escrita, leitura e análise de números de 2 algarismos

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 10/12/2018
Código: MAT1_02NUM10

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Formar números de 2 algarismos atendendo às necessidades específicas do jogo.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Fichas com números de 0 a 9 (um conjunto por dupla)
  • Tabuleiro com números de 1 a 100 (um por dupla)
  • 40 fichas coloridas, duas cores, 20 de cada cor (um conjunto por dupla)




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma. Organize a sala em duplas; essas também serão as duplas do jogo.

Propósito: Socializar a proposta da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou imprima para turma. Leia com as crianças as orientações da atividade. Certifique-se de que todos compreenderam. Circule pela sala para observar como as duplas estão trabalhando, veja se todos estão participando da discussão. Conforme você caminha pela sala, faça perguntas que estimulem o raciocínio das crianças. Você pode perguntar como elas descobriram a resposta. É sempre bom fazê-los explicar o raciocínio para que eles mesmos sistematizem e organizem o conhecimento.Você também pode questionar se não há outras possibilidades. Veja se eles sabem justificar suas respostas.

Propósito: Análise da escrita de números de 2 algarismos.

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou leia para as crianças. Tenha todo o material pronto para entregar para duplas. Deixe que explorem brevemente os componentes do jogo.

Propósito: Organizar as crianças para o jogo;

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Leia as regras e certifique-se de que todos compreenderam. Dê exemplos de possíveis jogadas para averiguar se eles compreenderam.

Propósito: Explicar as regras do jogo.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou imprima para as crianças. Durante o jogo é importante circular pela sala e verificar como eles estão jogando. Anote as dúvidas que surgirem para depois discutir com o grupo.

Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. Deixe que as crianças contem como foi o jogo e quais as rodadas que foram as mais disputadas. Problematize, sempre que possível, a fala das crianças, assim eles podem avançar nos seus conhecimentos e fazer outras análises.

Propósito: Compartilhar as vivências e descobertas do jogo.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente transfira esse registro para um cartaz e o deixe visível na sala.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Você aprendeu algo de novo com esta atividade?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente. Você pode imprimir essa atividade clicando aqui.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Se Luana jogasse, quais números seriam bons para ela sortear?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Formar números de 2 algarismos atendendo às necessidades específicas do jogo.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Fichas com números de 0 a 9 (um conjunto por dupla)
  • Tabuleiro com números de 1 a 100 (um por dupla)
  • 40 fichas coloridas, duas cores, 20 de cada cor (um conjunto por dupla)



Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma. Organize a sala em duplas; essas também serão as duplas do jogo.

Propósito: Socializar a proposta da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou imprima para turma. Leia com as crianças as orientações da atividade. Certifique-se de que todos compreenderam. Circule pela sala para observar como as duplas estão trabalhando, veja se todos estão participando da discussão. Conforme você caminha pela sala, faça perguntas que estimulem o raciocínio das crianças. Você pode perguntar como elas descobriram a resposta. É sempre bom fazê-los explicar o raciocínio para que eles mesmos sistematizem e organizem o conhecimento.Você também pode questionar se não há outras possibilidades. Veja se eles sabem justificar suas respostas.

Propósito: Análise da escrita de números de 2 algarismos.

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou leia para as crianças. Tenha todo o material pronto para entregar para duplas. Deixe que explorem brevemente os componentes do jogo.

Propósito: Organizar as crianças para o jogo;

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Leia as regras e certifique-se de que todos compreenderam. Dê exemplos de possíveis jogadas para averiguar se eles compreenderam.

Propósito: Explicar as regras do jogo.

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5, 6 e 7)

Orientação Projete esse slide ou imprima para as crianças. Durante o jogo é importante circular pela sala e verificar como eles estão jogando. Anote as dúvidas que surgirem para depois discutir com o grupo.

Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. Deixe que as crianças contem como foi o jogo e quais as rodadas que foram as mais disputadas. Problematize, sempre que possível, a fala das crianças, assim eles podem avançar nos seus conhecimentos e fazer outras análises.

Propósito: Compartilhar as vivências e descobertas do jogo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente transfira esse registro para um cartaz e o deixe visível na sala.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Você aprendeu algo de novo com esta atividade?

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente. Você pode imprimir essa atividade clicando aqui.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Se Luana jogasse, quais números seriam bons para ela sortear?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Formar números de 2 algarismos atendendo às necessidades específicas do jogo.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Fichas com números de 0 a 9 (um conjunto por dupla)
  • Tabuleiro com números de 1 a 100 (um por dupla)
  • 40 fichas coloridas, duas cores, 20 de cada cor (um conjunto por dupla)




Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes