Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos. Se sua aula for síncrona, foque na discussão da solução. Tanto o aquecimento, como a realização da atividade principal podem ser efetuadas através da metodologia de sala de aula invertida. Caso prefira não usar essa metodologia, você poderá dividir a aula em dois dias.
Aquecimento
Você pode usar o recurso da sala de aula invertida para o aquecimento. Se suas aulas forem síncronas, faça uma retomada sobre o que os alunos discutiram com os familiares. Proponha que os alunos discutam com seus familiares as situações apresentadas no aquecimento. Envie as imagens pelo celular ou outro meio digital ou impressas, se for o caso. Convide os familiares a discutir as situações com os alunos, levantando outros exemplos de problemas do cotidiano e depois discutindo as características do problema apresentado, seguindo as questões propostas no próprio slide. Explique às famílias que a ideia é refletir sobre o conceito de problema. Podem conversar sobre: "Esse é um problema? O que é necessário para que uma situação seja considerada um problema? Como resolver esse problema (e outros do cotidiano)? Existem outras formas para resolver?". Se quiser saber mais sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida (disponível aqui).
Atividade principal
Mesmo que vá realizar uma aula síncrona, envie aos alunos, com antecedência, as imagens das atividade por meio digital ou impressões. Proponha que realizem as propostas, escolhendo as alternativas que julgarem corretas e que expliquem, aos familiares que estiverem disponíveis, as justificativas pelas suas escolhas.
Discussão das soluções
Numa aula síncrona, você poderá iniciar retomando o conceito de problema, que os alunos discutiram em casa com as famílias, e realizar as discussões sobre as escolhas dos alunos para as situações da atividade principal. Se desejar, pode utilizar os slides da sessão “Discussão das soluções”. Este é o momento mais importante da aula, pois é através das diversas justificativas para as suas escolhas que os alunos deverão compreender as partes que compõem os problemas, o entendimento das situações e as formas de resolução. Caso sua aula seja assíncrona, encaminhe as imagens dos slides para os alunos de forma digital ou impressas. Peça que escrevam suas justificativas explicando suas escolhas. Se houver possibilidade, envie aos alunos uma devolutiva com algumas possibilidades de justificativas. Outra sugestão é que você solicite aos alunos que registrem e te encaminhem as justificativas pelas escolhas que fizeram ao responderem as questões da atividade principal. Assim, você poderá apresentar, através de um vídeo (gravado no próprio celular ou no computador) aos alunos, algumas respostas e justificativas.
Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, conforme o slide de encerramento da aula. Você pode aproveitar o mesmo vídeo em que apresenta a "Discussão das soluções", gravar uma mensagem de voz ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares para, na medida do possível, participarem da aula (você pode aproveitar e explicar do que se trata a metodologia ativa, se achar oportuno). Saliente que o mais importante da aula são as discussões sobre as situações, as escolhas das respostas e, principalmente, as justificativas para essas escolhas. Seja claro em relação às orientações para a realização do aquecimento e da atividade principal.