Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Keila Cristina de Araújo Reis
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
- Discutir o conceito de problema.
- Elaborar e resolver problemas de adição.
- Compreender a estrutura dos problemas de adição, utilizando-se da escrita aditiva para resolvê-los.
Conceito-chave
Conceito de problema, composição de um problema, escrita aditiva.
Recursos necessários:
Atividades impressas, folhas A4, papel pardo ou cartolinas para cartaz, data show para projeção de slides.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A situação apresentada aqui como atividade de aquecimento, tem por objetivo provocar a reflexão das crianças sobre o conceito de problema. Portanto, faça intervenções que as levem a pensar no que é necessário para que uma situação seja considerada um problema. Desafie-os usando exemplos cotidianos de sala de aula. E se aproprie dessa atividade para iniciar uma conversa sobre as variadas formas de resolução de um mesmo problema.
Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.
Discuta com a turma:
Essa situação é um problema para você? Por que?
Como vocês resolveriam esse problema das chaves?
O que é necessário para uma situação se tornar um problema?
O que é um problema para uma pessoa é também para a outra?
O que você faz diante de um problema?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A criança desde as primeiras experiências escolares precisa vivenciar uma variedade de problemas, refletir
sobre sua composição, suas informações e pergunta. Porém, não há um padrão rígido para os problemas e é importante que as crianças trabalhem com diversificadas constituições: problema sem pergunta, sem solução, com muitas soluções, de lógica, entre outros. Portanto, nessa atividade explore a estrutura do problema, destaque as partes que o compõem, discuta com turma cada parte destacada.
Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Sabe-se que a problematização é o cerne da matemática, aliás ela justifica sua existência. Portanto, a criança precisa vivenciar experiências constantes em que busque resoluções, pense em estratégias, constituindo repertório para criar seus próprios problemas.
Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.
Discutir com a turma:
O que é uma pergunta?
O que poderíamos perguntar para a situação que temos na biblioteca?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nessa atividade instigue a criança a pensar sobre a escrita aditiva. Ela pode buscar vários caminhos de resolução, mas nessa situação estará pensando nos sinais, na operação e na resposta.
Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. Explore cada parte do problema e as respostas dadas. Permita que argumentem, comuniquem suas ideias e opiniões.
Propósito: Refletir sobre problemas de adição e as partes que os compõem.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A resposta de João mostra a incompreensão sobre a escrita aditiva e a relação que foi feita entre o problema, sua pergunta e sua resolução. Discuta com as crianças sobre os sinais, sobre a operação e sobre o que o que se quer saber no problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No encerramento da aula procure retomar o conceito de problema e a sua composição, aspectos trabalhados na aula. Mas explore, principalmente, a escrita aditiva e as ideias de juntar e acrescentar que fazem parte do conceito da adição.
Propósito: Retomar a aula, os conceitos e as ideias trabalhadas.
Raio X
Tempo estimado: 10 minutos.
Orientações: O raio x dessa unidade pretende avaliar se a criança consegue formular uma situação-problema a partir de uma escrita aditiva.
Propósito: Refletir sobre a escrita aditiva.
Materiais complementares: