10876
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A escrita aditiva e a composição de problemas

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM06

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre conceito de problema, composição de um problema, escrita aditiva.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Discutir o conceito de problema.
  • Elaborar e resolver problemas de adição.
  • Compreender a estrutura dos problemas de adição, utilizando-se da escrita aditiva para resolvê-los.

Conceito-chave

Conceito de problema, composição de um problema, escrita aditiva.

Recursos necessários:

Atividades impressas, folhas A4, papel pardo ou cartolinas para cartaz, data show para projeção de slides.


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A situação apresentada aqui como atividade de aquecimento, tem por objetivo provocar a reflexão das crianças sobre o conceito de problema. Portanto, faça intervenções que as levem a pensar no que é necessário para que uma situação seja considerada um problema. Desafie-os usando exemplos cotidianos de sala de aula. E se aproprie dessa atividade para iniciar uma conversa sobre as variadas formas de resolução de um mesmo problema.

Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.

Discuta com a turma:

Essa situação é um problema para você? Por que?

Como vocês resolveriam esse problema das chaves?

O que é necessário para uma situação se tornar um problema?

O que é um problema para uma pessoa é também para a outra?

O que você faz diante de um problema?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A criança desde as primeiras experiências escolares precisa vivenciar uma variedade de problemas, refletir
sobre sua composição, suas informações e pergunta. Porém, não há um padrão rígido para os problemas e é importante que as crianças trabalhem com diversificadas constituições: problema sem pergunta, sem solução, com muitas soluções, de lógica, entre outros. Portanto, nessa atividade explore a estrutura do problema, destaque as partes que o compõem, discuta com turma cada parte destacada.

Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Sabe-se que a problematização é o cerne da matemática, aliás ela justifica sua existência. Portanto, a criança precisa vivenciar experiências constantes em que busque resoluções, pense em estratégias, constituindo repertório para criar seus próprios problemas.

Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.

Discutir com a turma:

O que é uma pergunta?

O que poderíamos perguntar para a situação que temos na biblioteca?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nessa atividade instigue a criança a pensar sobre a escrita aditiva. Ela pode buscar vários caminhos de resolução, mas nessa situação estará pensando nos sinais, na operação e na resposta.

Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. Explore cada parte do problema e as respostas dadas. Permita que argumentem, comuniquem suas ideias e opiniões.

Propósito: Refletir sobre problemas de adição e as partes que os compõem.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A resposta de João mostra a incompreensão sobre a escrita aditiva e a relação que foi feita entre o problema, sua pergunta e sua resolução. Discuta com as crianças sobre os sinais, sobre a operação e sobre o que o que se quer saber no problema.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: No encerramento da aula procure retomar o conceito de problema e a sua composição, aspectos trabalhados na aula. Mas explore, principalmente, a escrita aditiva e as ideias de juntar e acrescentar que fazem parte do conceito da adição.

Propósito: Retomar a aula, os conceitos e as ideias trabalhadas.

Raio X select-down

Tempo estimado: 10 minutos.

Orientações: O raio x dessa unidade pretende avaliar se a criança consegue formular uma situação-problema a partir de uma escrita aditiva.

Propósito: Refletir sobre a escrita aditiva.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Discutir o conceito de problema.
  • Elaborar e resolver problemas de adição.
  • Compreender a estrutura dos problemas de adição, utilizando-se da escrita aditiva para resolvê-los.

Conceito-chave

Conceito de problema, composição de um problema, escrita aditiva.

Recursos necessários:

Atividades impressas, folhas A4, papel pardo ou cartolinas para cartaz, data show para projeção de slides.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A situação apresentada aqui como atividade de aquecimento, tem por objetivo provocar a reflexão das crianças sobre o conceito de problema. Portanto, faça intervenções que as levem a pensar no que é necessário para que uma situação seja considerada um problema. Desafie-os usando exemplos cotidianos de sala de aula. E se aproprie dessa atividade para iniciar uma conversa sobre as variadas formas de resolução de um mesmo problema.

Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.

Discuta com a turma:

Essa situação é um problema para você? Por que?

Como vocês resolveriam esse problema das chaves?

O que é necessário para uma situação se tornar um problema?

O que é um problema para uma pessoa é também para a outra?

O que você faz diante de um problema?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A criança desde as primeiras experiências escolares precisa vivenciar uma variedade de problemas, refletir
sobre sua composição, suas informações e pergunta. Porém, não há um padrão rígido para os problemas e é importante que as crianças trabalhem com diversificadas constituições: problema sem pergunta, sem solução, com muitas soluções, de lógica, entre outros. Portanto, nessa atividade explore a estrutura do problema, destaque as partes que o compõem, discuta com turma cada parte destacada.

Propósito: Construir e discutir o conceito de problema.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Sabe-se que a problematização é o cerne da matemática, aliás ela justifica sua existência. Portanto, a criança precisa vivenciar experiências constantes em que busque resoluções, pense em estratégias, constituindo repertório para criar seus próprios problemas.

Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.

Discutir com a turma:

O que é uma pergunta?

O que poderíamos perguntar para a situação que temos na biblioteca?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nessa atividade instigue a criança a pensar sobre a escrita aditiva. Ela pode buscar vários caminhos de resolução, mas nessa situação estará pensando nos sinais, na operação e na resposta.

Propósito: Refletir sobre problemas envolvendo a escrita aditiva.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. Explore cada parte do problema e as respostas dadas. Permita que argumentem, comuniquem suas ideias e opiniões.

Propósito: Refletir sobre problemas de adição e as partes que os compõem.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A resposta de João mostra a incompreensão sobre a escrita aditiva e a relação que foi feita entre o problema, sua pergunta e sua resolução. Discuta com as crianças sobre os sinais, sobre a operação e sobre o que o que se quer saber no problema.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: No encerramento da aula procure retomar o conceito de problema e a sua composição, aspectos trabalhados na aula. Mas explore, principalmente, a escrita aditiva e as ideias de juntar e acrescentar que fazem parte do conceito da adição.

Propósito: Retomar a aula, os conceitos e as ideias trabalhadas.

Tempo estimado: 10 minutos.

Orientações: O raio x dessa unidade pretende avaliar se a criança consegue formular uma situação-problema a partir de uma escrita aditiva.

Propósito: Refletir sobre a escrita aditiva.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Discutir o conceito de problema.
  • Elaborar e resolver problemas de adição.
  • Compreender a estrutura dos problemas de adição, utilizando-se da escrita aditiva para resolvê-los.

Conceito-chave

Conceito de problema, composição de um problema, escrita aditiva.

Recursos necessários:

Atividades impressas, folhas A4, papel pardo ou cartolinas para cartaz, data show para projeção de slides.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes