10875
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Igualdade e Desigualdade entre Números Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Números decimais

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Aplicar os conceitos de comparação de números decimais;
  • Identificar igualdades entre números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópias das cartas do jogo
  • Cópia dos cartões
  • Tampas de garrafa
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis, borracha

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta e como fizeram para obtê-la. É importante pedir para que verbalizem o que observam para identificar o conhecimento construído pelas mesmas.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Ana, Daniel e Diogo percorreram a mesma distância. Bernardo e Clarice também apresentam a mesma distância.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário encontrar números decimais correspondentes.

Discuta com a turma:

? O que você observou para determinar que os números decimais representavam a mesma distância?

? Quais alunos apresentam a mesma distância

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno identifique igualdades e desigualdades entre números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas e o os cartões deste jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Cara a Cara Decimal”.

Discuta com a turma:

? O que é representado nas cartas?

? O que é representado nos cartões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que as cartas sorteadas aparecerão os números decimais correspondentes aos apresentados nos cartões, assim eles deverão identificá-los.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito em cada rodada?

? Qual a melhor estratégia para formular perguntas para encontrar o número decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada que será discutida temos as perguntas feitas por Cauê e as respostas de Mariana. Com a primeira resposta de Mariana, podemos eliminar todos os números maiores que 0,5 (0,600 - 0,7 - 0,8 - 0,9), que eliminamos com o símbolo < (menor que).

Propósito: Iniciar a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?

? Quais números restaram no cartão de Cauê após a pergunta?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Este é o momento de observação a discussão dos exemplos de jogadas. Na segunda jogada que será discutida temos uma pergunta feita por Mariana e a resposta de Cauê. A situação propõe que os alunos pensem na próxima pergunta que Mariana poderá fazer para acertar a carta de Cauê. Com a primeira resposta de Cauê, podemos eliminar todos os números maiores que 0,1 (0,300 - 0,2 - 0,400 - 0,50 - 0,600 - 0,70 - 0,8 - 0,9 e 0,11), eliminados com o símbolo < (menor que).

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Mariana irá ajudá-la a eliminar vários números?

? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Com a segunda pergunta de Cauê e a resposta de Mariana, eliminamos os números 0,1 - 0,02 - 0,2 - 0,01 - 0,03 - 0,05 - 0,04 - 0,06 - 0,07 - 0,08 - 0,09 e 0,11, com o símbolo > (maior que), restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?

? Quais números restaram no cartão de Cauê após as duas perguntas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Com a segunda pergunta de Mariana e a resposta de Cauê, eliminamos os números menores que 0,05 (0,01 - 0,02 - 0,03 - 0,04 e 0,05); eliminado-os com o símbolo > (maior que), restando os números 0,06 - 0,07 - 0,08 e 0,09.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Mariana ajudaram a eliminar vários números?

? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50, pedir para que os alunos verbalizem quais perguntas ele poderia fazer à Mariana para acertar a carta.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a ganhar o jogo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as observações feitas no jogo.

Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para identificar igualdade entre os números decimais?

? O que foi necessário observar para conseguir identificar a igualdade entre os números decimais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução da situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais números representam a mesma quantidade?
  • O que você observou para definir?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Aplicar os conceitos de comparação de números decimais;
  • Identificar igualdades entre números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópias das cartas do jogo
  • Cópia dos cartões
  • Tampas de garrafa
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis, borracha
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta e como fizeram para obtê-la. É importante pedir para que verbalizem o que observam para identificar o conhecimento construído pelas mesmas.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Ana, Daniel e Diogo percorreram a mesma distância. Bernardo e Clarice também apresentam a mesma distância.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário encontrar números decimais correspondentes.

Discuta com a turma:

? O que você observou para determinar que os números decimais representavam a mesma distância?

? Quais alunos apresentam a mesma distância

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno identifique igualdades e desigualdades entre números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas e o os cartões deste jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Cara a Cara Decimal”.

Discuta com a turma:

? O que é representado nas cartas?

? O que é representado nos cartões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que as cartas sorteadas aparecerão os números decimais correspondentes aos apresentados nos cartões, assim eles deverão identificá-los.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito em cada rodada?

? Qual a melhor estratégia para formular perguntas para encontrar o número decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada que será discutida temos as perguntas feitas por Cauê e as respostas de Mariana. Com a primeira resposta de Mariana, podemos eliminar todos os números maiores que 0,5 (0,600 - 0,7 - 0,8 - 0,9), que eliminamos com o símbolo < (menor que).

Propósito: Iniciar a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?

? Quais números restaram no cartão de Cauê após a pergunta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Este é o momento de observação a discussão dos exemplos de jogadas. Na segunda jogada que será discutida temos uma pergunta feita por Mariana e a resposta de Cauê. A situação propõe que os alunos pensem na próxima pergunta que Mariana poderá fazer para acertar a carta de Cauê. Com a primeira resposta de Cauê, podemos eliminar todos os números maiores que 0,1 (0,300 - 0,2 - 0,400 - 0,50 - 0,600 - 0,70 - 0,8 - 0,9 e 0,11), eliminados com o símbolo < (menor que).

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Mariana irá ajudá-la a eliminar vários números?

? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Com a segunda pergunta de Cauê e a resposta de Mariana, eliminamos os números 0,1 - 0,02 - 0,2 - 0,01 - 0,03 - 0,05 - 0,04 - 0,06 - 0,07 - 0,08 - 0,09 e 0,11, com o símbolo > (maior que), restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?

? Quais números restaram no cartão de Cauê após as duas perguntas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Com a segunda pergunta de Mariana e a resposta de Cauê, eliminamos os números menores que 0,05 (0,01 - 0,02 - 0,03 - 0,04 e 0,05); eliminado-os com o símbolo > (maior que), restando os números 0,06 - 0,07 - 0,08 e 0,09.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Mariana ajudaram a eliminar vários números?

? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).

Orientações: Restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50, pedir para que os alunos verbalizem quais perguntas ele poderia fazer à Mariana para acertar a carta.

Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.

Discuta com a turma:

? As perguntas de Cauê o ajudaram a ganhar o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as observações feitas no jogo.

Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para identificar igualdade entre os números decimais?

? O que foi necessário observar para conseguir identificar a igualdade entre os números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução da situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais números representam a mesma quantidade?
  • O que você observou para definir?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano