10874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Vamos brincar de vértices e lados?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre vértices e lados de figuras planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_09GEO06

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor ou giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem, em casa, a discussão sobre as figuras geométricas planas. Deixe isso claro aos familiares, nas orientações. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.

Atividade principal


Aula simultânea: A brincadeira proposta no plano de aula, pode ser utilizada quando estiverem em aulas presenciais, para retomar os conceitos de lado e vértice, mas não é viável para as aulas remotas. A sugestão é que contextualize, dizendo aos alunos que uma turma de crianças irá realizar a brincadeira. Apresente a figura e explique as regras. O registro deve ser realizado conforme a seguinte comanda:
VOCÊ PRECISA MOSTRAR PARA OS ALUNOS QUE IRÃO BRINCAR, ONDE PODERÃO POSICIONAR-SE A CADA COMANDO DA PROFESSORA.
PARA ISSO FAÇA UM X VERMELHO NAS POSIÇÕES QUE PODERÃO ESTAR QUANDO OUVIREM “LADO” E UMA BOLINHA PRETA DE ONDE PODEM FICAR AO OUVIREM A COMANDA “VÉRTICE”.
Aula assíncrona: Siga a mesma lógica da proposta feita acima, porém deve enviar uma comanda mais detalhada com a contextualização, incluindo uma explicação rápida da brincadeira. Envie a imagem da atividade com a comanda e solicite que um adulto auxilie na leitura. Peça que te enviem a atividade realizada. Se não tiverem acesso a impressão poderão desenhar as figuras e realizar o que é solicitado.

Discussão das soluções
Aula simultânea: Faça a discussão utilizando as questões adaptadas do Discuta com a turma:
     - Quantos alunos serão necessários para completar os vértices de um triângulo? E do quadrado?
     - Quantos alunos serão necessários para completar os lados de um triângulo? E do retângulo? E quadrado?
     - Será que as quantidades de vértices são as mesmas quantidades de lados?
     - Alguém poderá se posicionar no círculo? Por quê?
Aula assíncrona: Envie as questões adaptadas do Discuta com a turma, para que respondam depois de realizarem a atividade e te encaminhem juntamente com ela. Um adulto poderá auxiliar na leitura e ser o escriba das respostas, se necessário. Oriente as famílias.
     - QUANTOS ALUNOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COMPLETAR OS VÉRTICES DE UM TRI NGULO? E DO QUADRADO?
     - QUANTOS ALUNOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COMPLETAR OS LADOS DE UM TRI NGULO? E DO RET NGULO? E QUADRADO?
     - SERÁ QUE AS QUANTIDADES DE VÉRTICES SÃO AS MESMAS QUANTIDADES DE LADOS?
     - ALGUÉM PODERÁ SE POSICIONAR NO CÍRCULO? POR QUÊ?

Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade e às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado nas aprendizagens da aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder as questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_09GEO06

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas