10874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Vamos brincar de vértices e lados?

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO06

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre vértices e lados de figuras planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos:

Reconhecer e contar vértices e lados em figuras geométricas planas.

Conceito-chave:

Vértices e lados de figuras planas.

Materiais Necessários:

  • Giz escolar (para desenhar figuras no chão);
  • Folha de sulfite;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua




Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras planas no quadro e leia a problematização aos alunos.

Pergunte:

  • Vocês conseguiram reconhecer os lados dessas figuras?
  • E os vértices sabem quais são?
  • Quantos lados o quadrado possui? E vértices?
  • Quantos lados o triângulo possui? E vértices?

Propósito: Retomar os conceitos de lados e vértices em figuras planas.

Solução:

Quadrado: 4 lados e 4 vértices

Triângulo: 3 lados e 3 vértices

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Em algum lugar da escola com espaço amplo, desenhe no chão algumas figuras geométricas planas (quadrados, triângulos, retângulos e círculos), desenhe no mínimo três figuras de cada tipo.

Para iniciar a brincadeira organize os alunos em círculo, todos devem brincar ao mesmo tempo.

Oriente que eles devem estar atentos aos comandos do professor. Quando o professor falar “VÉRTICE”, todos os alunos devem se posicionar nos vértices das figuras. O mesmo deve ser feito quando ouvirem “LADO”, todos devem se mover para os lados representadas pelas retas das figuras planas.

Explique que somente um aluno pode ocupar um vértice ou um lado das figuras.

Obs.: No decorrer da atividade o professor pode alterar as comandas dificultando sua realização, como por exemplo: “FIGURAS COM APENAS 3 VÉRTICES”, “FIGURAS COM 4 LADOS”.

Propósito: Reconhecer e se posicionar nos lados e vértices das figuras planas desenhadas no chão.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Ao retornar para sala de aula, distribua uma folha com as figuras planas para cada dupla e peça que escolham uma das figuras e registre qual a posição que deveriam estar quando ouviu a comanda “VÉRTICE”, e qual seria a posição ao ouvir “LADOS”.

Propósito: Reconhecer e se posicionar nos lados e vértices das figuras planas desenhadas no chão.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Recolha os registros dos alunos e coloque todos em um local visível. Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram.

Estimule para que alguma dupla inicie a apresentação da estratégia utilizada para encontrar a posição correta.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar:

  • Foi fácil se posicionar de acordo com as comandas?
  • Quantos alunos foram necessários para completar os vértices de um triângulo? E do quadrado?
  • Quantos alunos foram necessários para completar os lados de um triângulo? E do retângulo? E quadrado?
  • Será que as quantidades de vértices são as mesmas quantidades de lados?
  • Alguém se posicionou no círculo? Por quê?

Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.

Materiais Complementares:

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre identificar e contar vértices e lados de figuras planas.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe a figura no quadro para que os alunos observem.

Distribua uma folha para cada aluno contendo o desenho do tabuleiro, peça que, individualmente, marque com lápis colorido os lados da figura (com o auxílio da régua) e registre com pontos pretos os vértices

Em seguida peça que registrem a quantidade de vértices e lados que foram marcados.

Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer e contar vértices e lados de figuras planas.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos:

Reconhecer e contar vértices e lados em figuras geométricas planas.

Conceito-chave:

Vértices e lados de figuras planas.

Materiais Necessários:

  • Giz escolar (para desenhar figuras no chão);
  • Folha de sulfite;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes