Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos:
Reconhecer e contar vértices e lados em figuras geométricas planas.
Conceito-chave:
Vértices e lados de figuras planas.
Materiais Necessários:
- Giz escolar (para desenhar figuras no chão);
- Folha de sulfite;
- Atividades impressas em folhas.
- Régua
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras planas no quadro e leia a problematização aos alunos.
Pergunte:
- Vocês conseguiram reconhecer os lados dessas figuras?
- E os vértices sabem quais são?
- Quantos lados o quadrado possui? E vértices?
- Quantos lados o triângulo possui? E vértices?
Propósito: Retomar os conceitos de lados e vértices em figuras planas.
Solução:
Quadrado: 4 lados e 4 vértices
Triângulo: 3 lados e 3 vértices
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Em algum lugar da escola com espaço amplo, desenhe no chão algumas figuras geométricas planas (quadrados, triângulos, retângulos e círculos), desenhe no mínimo três figuras de cada tipo.
Para iniciar a brincadeira organize os alunos em círculo, todos devem brincar ao mesmo tempo.
Oriente que eles devem estar atentos aos comandos do professor. Quando o professor falar “VÉRTICE”, todos os alunos devem se posicionar nos vértices das figuras. O mesmo deve ser feito quando ouvirem “LADO”, todos devem se mover para os lados representadas pelas retas das figuras planas.
Explique que somente um aluno pode ocupar um vértice ou um lado das figuras.
Obs.: No decorrer da atividade o professor pode alterar as comandas dificultando sua realização, como por exemplo: “FIGURAS COM APENAS 3 VÉRTICES”, “FIGURAS COM 4 LADOS”.
Propósito: Reconhecer e se posicionar nos lados e vértices das figuras planas desenhadas no chão.
Materiais Complementares:
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Ao retornar para sala de aula, distribua uma folha com as figuras planas para cada dupla e peça que escolham uma das figuras e registre qual a posição que deveriam estar quando ouviu a comanda “VÉRTICE”, e qual seria a posição ao ouvir “LADOS”.
Propósito: Reconhecer e se posicionar nos lados e vértices das figuras planas desenhadas no chão.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Recolha os registros dos alunos e coloque todos em um local visível. Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram.
Estimule para que alguma dupla inicie a apresentação da estratégia utilizada para encontrar a posição correta.
Discuta com a turma:
O professor deve perguntar:
- Foi fácil se posicionar de acordo com as comandas?
- Quantos alunos foram necessários para completar os vértices de um triângulo? E do quadrado?
- Quantos alunos foram necessários para completar os lados de um triângulo? E do retângulo? E quadrado?
- Será que as quantidades de vértices são as mesmas quantidades de lados?
- Alguém se posicionou no círculo? Por quê?
Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre identificar e contar vértices e lados de figuras planas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe a figura no quadro para que os alunos observem.
Distribua uma folha para cada aluno contendo o desenho do tabuleiro, peça que, individualmente, marque com lápis colorido os lados da figura (com o auxílio da régua) e registre com pontos pretos os vértices
Em seguida peça que registrem a quantidade de vértices e lados que foram marcados.
Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.
Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer e contar vértices e lados de figuras planas.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares: