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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Representação gráfica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Construir histogramas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Construir histogramas

Conceito-chave

Gráficos; Histograma; Construção

Recursos necessários

Material impresso

Folha em branco

Régua

Lápis de cor para color


Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:

  • Leia para a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma a Atividade de Aquecimento. Destaque para a turma o formato do histograma, enfatize os eixos vertical e horizontal e o que representam.
Propósito:

Diferenciar histograma de gráfico de barras, observar a coluna vertical e a quantidade de alunos.

Perceber que histograma é um tipo de gráfico para dados que foram agrupados.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico pode ser considerado um gráfico de barras?
  • Quais elementos você observa que diferenciam o histograma do gráfico de barras?
  • Quantos alunos tiraram notas entre 4,0 a 5,5? Podemos determinar quantos tiraram exatamente nota 5,0?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento<

Resolução atividade aquecimento<

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que voluntariamente indiquem como chegaram às soluções 1, 2 e 3. Se preferir, peça para alguns alunos irem ao quadro e demonstrarem suas soluções.
Propósito:

Exercitar a leitura do histograma

Verificar cálculo simples no histograma, como o total de elementos que estão dispostos.

Discuta com a turma:

  • Como definir a quantidade de alunos da classes?
  • Quantos alunos obtiveram notas acima de 7,0? Como percebemos isto no gráfico?
  • De que forma podemos indicar a quantidade de alunos que precisam fazer outra prova.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:

Coloque em ordem cada tópico descrito, acompanhe o diálogo que será travado pelos alunos e faça as intervenções necessárias em relação às operações descritas.
Propósito:

  • Entender que o número de classes, que indicará no histograma a quantidade de barras que serão justapostas.
  • Calcular o número de classes, amplitude total e a amplitude de classe.

Discuta com a turma:

  • O que indica o número de classes? Como encontramos o número de classes de uma tabela ou histograma?
  • Qual o maior valor que observamos na tabela? E o menor? A diferença em módulo será a amplitude total, por isso qual será o valor?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que construam o histograma com o auxílio de uma régua, enfatize a necessidade de manter uma proporção para evitar distorções na compreensão do gráfico, comente sobre os elementos necessários para esta construção: o número de classes, amplitude total e a amplitude de classe. Cite a existência de limites para cada classe e que o primeiro limite é chamado de limite inferior, que a função da amplitude de classe é indicar o intervalo de agrupamento das variáveis. na construção solicite que redobrem a atenção à escala empregada.
Propósito:

Construir um histograma.

Discuta com a turma:

  • O que cada eixo do gráfico representará?
  • No eixo das classes quem será o primeiro, o segundo e o terceiro limites?
  • Quantas observações estão entre o primeiro e o segundo limite? E quantas estão entre o segundo e o terceiro?
  • A primeira e segunda barra subirão até que nível?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Solicite a cada grupo que apresentem suas considerações sobre cada tópico.
Propósito:

Observar a necessidade de encontrar inicialmente o número de classe, a amplitude total e a amplitude de classe, compartilhar os valores encontrados para número de classes e as amplitudes, perceber que a construção de um histograma parte de cálculos previamente definidos.

Discuta com a turma:

  • Como encontraram o número de classe? Amplitude total e a amplitude de classe?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Compreender como encontraram o número de classes e a amplitude total.

Orientações:

Ao passo que expuserem a solução e comentarem exponha o slide pontuando as duas determinações.

Discuta com a turma:

  • Qual a raiz quadrada de 64?
  • Qual o maior e menor valor que observaram na tabela? Quanto deu a diferença entre eles?
  • A diferença que encontraram foi em módulo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Encontre a amplitude de classe, indique a diferença entre limite superior e inferior, exponha a finalidade da amplitude de classe na determinação do intervalo entre os limites.

Propósito:

Compreender o cálculo da amplitude de classe, diferenciar limite inferior de superior e como indicá-los.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram ao valor da amplitude de classe?
  • Precisamos agrupar os dados nas classes, nos intervalos, como fizeram?
  • O primeiro valor da classe é chamado de limite inferior, o primeiro deve ser o menor valor observado, qual será então o valor do limite superior da primeira classe? Por que?
  • O que representa o traço vertical para o 33 na imagem?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Solicite que um dos trios indique as marcações/limites das classes que encontram, peça a outro grupo que justifique o motivo destas indicações.
Propósito:

Indicar todos os limites de classe de um histograma.

Discuta com a turma:

  • Quantas classes teremos? E quais serão os limites inferiores e superiores de cada classe?
  • Perceberam como o primeiro limite inferior corresponde ao menor valor observado na tabela? E que o último limite superior é exatamente o maior valor observado na tabela?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Peça aos alunos que compartilhem uns com os outros o histograma que fora produzido. Em seguida, solicite que o grupo analise o histograma que recebeu e exponha justificando sua construção ou indicando alguma correção.
Propósito:

Construir o histograma. Perceber a necessidade de manter uma proporção para a construção com o intuito de evitar erros de leitura.

Discuta com a turma:

  • Definimos todos os intervalos de classes, então, para a primeira, segunda e terceira classe a coluna/barra subirão até que nível?
  • Vocês consideram como é importante possuir uma escala para a melhor compreensão do histograma?
  • Embora com todos os valores corretos, as barras não mantivessem a proporção de elevação, o que poderia acontecer?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma.

Propósito:

  • Verificar a forma matemática dos apontamentos que foram desenvolvidos ao longo da Atividade Principal e comentados na Discussão das Soluções e as etapas para se construir um histograma.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Exponha o histograma para a turma.

Propósito:

  • Perceber no histograma a presença de classes e frequências.Compreender o uso do histograma para dados agrupados. Observar a linha do histograma indicando a continuidade das variáveis.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Exponha o slide para a turma e enfatize os dados presentes na tabela.

Propósito:

Organizar dados numa tabela para determinar os elementos necessários para a construção de um histograma e construir o histograma associado à tabela do slide anterior.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:

  • Leia para a turma o objetivo da aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Emanoel de Carvalho Silva

    Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

    Especialista de área: Rita Batista

    Habilidade da BNCC

    EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

    Objetivos específicos

    Construir histogramas

    Conceito-chave

    Gráficos; Histograma; Construção

    Recursos necessários

    Material impresso

    Folha em branco

    Régua

    Lápis de cor para color

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma a Atividade de Aquecimento. Destaque para a turma o formato do histograma, enfatize os eixos vertical e horizontal e o que representam.
Propósito:

Diferenciar histograma de gráfico de barras, observar a coluna vertical e a quantidade de alunos.

Perceber que histograma é um tipo de gráfico para dados que foram agrupados.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico pode ser considerado um gráfico de barras?
  • Quais elementos você observa que diferenciam o histograma do gráfico de barras?
  • Quantos alunos tiraram notas entre 4,0 a 5,5? Podemos determinar quantos tiraram exatamente nota 5,0?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento<

Resolução atividade aquecimento<

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que voluntariamente indiquem como chegaram às soluções 1, 2 e 3. Se preferir, peça para alguns alunos irem ao quadro e demonstrarem suas soluções.
Propósito:

Exercitar a leitura do histograma

Verificar cálculo simples no histograma, como o total de elementos que estão dispostos.

Discuta com a turma:

  • Como definir a quantidade de alunos da classes?
  • Quantos alunos obtiveram notas acima de 7,0? Como percebemos isto no gráfico?
  • De que forma podemos indicar a quantidade de alunos que precisam fazer outra prova.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:

Coloque em ordem cada tópico descrito, acompanhe o diálogo que será travado pelos alunos e faça as intervenções necessárias em relação às operações descritas.
Propósito:

  • Entender que o número de classes, que indicará no histograma a quantidade de barras que serão justapostas.
  • Calcular o número de classes, amplitude total e a amplitude de classe.

Discuta com a turma:

  • O que indica o número de classes? Como encontramos o número de classes de uma tabela ou histograma?
  • Qual o maior valor que observamos na tabela? E o menor? A diferença em módulo será a amplitude total, por isso qual será o valor?

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que construam o histograma com o auxílio de uma régua, enfatize a necessidade de manter uma proporção para evitar distorções na compreensão do gráfico, comente sobre os elementos necessários para esta construção: o número de classes, amplitude total e a amplitude de classe. Cite a existência de limites para cada classe e que o primeiro limite é chamado de limite inferior, que a função da amplitude de classe é indicar o intervalo de agrupamento das variáveis. na construção solicite que redobrem a atenção à escala empregada.
Propósito:

Construir um histograma.

Discuta com a turma:

  • O que cada eixo do gráfico representará?
  • No eixo das classes quem será o primeiro, o segundo e o terceiro limites?
  • Quantas observações estão entre o primeiro e o segundo limite? E quantas estão entre o segundo e o terceiro?
  • A primeira e segunda barra subirão até que nível?

Slide Plano Aula

Orientação:

Solicite a cada grupo que apresentem suas considerações sobre cada tópico.
Propósito:

Observar a necessidade de encontrar inicialmente o número de classe, a amplitude total e a amplitude de classe, compartilhar os valores encontrados para número de classes e as amplitudes, perceber que a construção de um histograma parte de cálculos previamente definidos.

Discuta com a turma:

  • Como encontraram o número de classe? Amplitude total e a amplitude de classe?

Slide Plano Aula

Compreender como encontraram o número de classes e a amplitude total.

Orientações:

Ao passo que expuserem a solução e comentarem exponha o slide pontuando as duas determinações.

Discuta com a turma:

  • Qual a raiz quadrada de 64?
  • Qual o maior e menor valor que observaram na tabela? Quanto deu a diferença entre eles?
  • A diferença que encontraram foi em módulo?

Slide Plano Aula

Orientação:

Encontre a amplitude de classe, indique a diferença entre limite superior e inferior, exponha a finalidade da amplitude de classe na determinação do intervalo entre os limites.

Propósito:

Compreender o cálculo da amplitude de classe, diferenciar limite inferior de superior e como indicá-los.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram ao valor da amplitude de classe?
  • Precisamos agrupar os dados nas classes, nos intervalos, como fizeram?
  • O primeiro valor da classe é chamado de limite inferior, o primeiro deve ser o menor valor observado, qual será então o valor do limite superior da primeira classe? Por que?
  • O que representa o traço vertical para o 33 na imagem?

Slide Plano Aula

Orientação:

Solicite que um dos trios indique as marcações/limites das classes que encontram, peça a outro grupo que justifique o motivo destas indicações.
Propósito:

Indicar todos os limites de classe de um histograma.

Discuta com a turma:

  • Quantas classes teremos? E quais serão os limites inferiores e superiores de cada classe?
  • Perceberam como o primeiro limite inferior corresponde ao menor valor observado na tabela? E que o último limite superior é exatamente o maior valor observado na tabela?

Slide Plano Aula

Orientação:

Peça aos alunos que compartilhem uns com os outros o histograma que fora produzido. Em seguida, solicite que o grupo analise o histograma que recebeu e exponha justificando sua construção ou indicando alguma correção.
Propósito:

Construir o histograma. Perceber a necessidade de manter uma proporção para a construção com o intuito de evitar erros de leitura.

Discuta com a turma:

  • Definimos todos os intervalos de classes, então, para a primeira, segunda e terceira classe a coluna/barra subirão até que nível?
  • Vocês consideram como é importante possuir uma escala para a melhor compreensão do histograma?
  • Embora com todos os valores corretos, as barras não mantivessem a proporção de elevação, o que poderia acontecer?

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma.

Propósito:

  • Verificar a forma matemática dos apontamentos que foram desenvolvidos ao longo da Atividade Principal e comentados na Discussão das Soluções e as etapas para se construir um histograma.

Slide Plano Aula

Orientações:

Exponha o histograma para a turma.

Propósito:

  • Perceber no histograma a presença de classes e frequências.Compreender o uso do histograma para dados agrupados. Observar a linha do histograma indicando a continuidade das variáveis.
Slide Plano Aula

Orientação:

Exponha o slide para a turma e enfatize os dados presentes na tabela.

Propósito:

Organizar dados numa tabela para determinar os elementos necessários para a construção de um histograma e construir o histograma associado à tabela do slide anterior.

Slide Plano Aula

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