10871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Desafio das Medidas I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre compreender ideias de medidas de comprimento, massa e capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16) Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa, relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de comprimento, massa e capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não.

Recursos necessários

-     Giz

-     Canetinhas;

-     Fita crepe/adesiva;

-     Caderno, mesa do aluno, lápis do próprio aluno;

-     Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;


Tempo: 2min

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula. A leitura do objetivo é para que o aluno saiba o assunto a ser desenvolvido.

Propósito: Reconhecer a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5min

Orientação: Professora nesse momento sentar com a turma em círculo para iniciar uma conversa. Anote todas as hipóteses relatadas pelos alunos.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de medir o caminho sem um instrumento padronizado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir um caminho se não possuirmos um instrumento para medir?
  • De que formas podemos saber o tamanho da mesa da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
  • Como eram feitas as medidas antigamente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Trace 3 caminhos iguais e retos, em um local onde possam fazer a atividade com mais liberdade. Divida a turma em 3 grupos, posicionando-os um para cada caminho. A ideia é que todas as crianças participem da atividade, então, se houver a necessidade, faça mais caminhos, ficando à critério do professor. Oriente-os a realizar a atividade proposta com os pés, utilizando um após o outro, contando quantos passos serão necessários para chegar ao fim do caminho. Peça para que anotem a quantidade de passos necessários na tabela da atividade principal.

Propósito: Compreender a importância de se ter uma unidade de medida padronizada para realizar comparações, relações.

Discuta com a turma:

  • Quantos passos foram necessários para chegar ao fim do caminho?
  • Todo mundo precisou da mesma quantidade de passos?
  • Por que há tantas diferenças de quantidade de passos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Cada aluno tendo sua tabela, poderão iniciar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as medições feitas.

Propósito: Observar as diferenças das medições não convencionais.

Discuta com a turma:

  • Todas as medições foram iguais?
  • Qual é a medida correta? Justifique.
  • O que pode ajudar a resolver esse problema, para que todas as medidas fiquem iguais?
  • De que forma podemos medir este caminho para que todos obtenham a mesma medição?

Materiais complementares:

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Cada aluno tendo sua tabela, poderão iniciar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as medições feitas.

Propósito: Observar as diferenças das medições não convencionais.

Discuta com a turma:

  • Todas as medições foram iguais?
  • Qual é a medida correta? Justifique.
  • O que pode ajudar a resolver esse problema, para que todas as medidas fiquem iguais?
  • De que forma podemos medir este caminho para que todos obtenham a mesma medição?

Materiais complementares:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4min

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter uma medida exata usando medidas não convencionais, como pés, mãos, lápis etc? Justifique sua resposta.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Para essa atividade é necessário a impressão da tabela dos materiais complementares para o aluno. Não havendo essa possibilidade, faça as marcações em uma folha convencional, ou no caderno. Pode ser montada a tabela com os alunos. Peça que se dividam em duplas, mas a primeira parte da atividade deve ser feita individualmente. A segunda parte será feita com a medição do colega da dupla. As medições devem ser feitas com a palma. Ao término da atividade, os alunos devem comparar as medidas obtidas.

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno dos conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que foi usado para fazer as medidas?
  • As medições foram iguais ou diferentes?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo: 2min

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula. A leitura do objetivo é para que o aluno saiba o assunto a ser desenvolvido.

Propósito: Reconhecer a importância da unidade de medida padronizada para realizar comparações corretas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16) Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa, relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de comprimento, massa e capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não.

Recursos necessários

-     Giz

-     Canetinhas;

-     Fita crepe/adesiva;

-     Caderno, mesa do aluno, lápis do próprio aluno;

-     Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5min

Orientação: Professora nesse momento sentar com a turma em círculo para iniciar uma conversa. Anote todas as hipóteses relatadas pelos alunos.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de medir o caminho sem um instrumento padronizado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir um caminho se não possuirmos um instrumento para medir?
  • De que formas podemos saber o tamanho da mesa da classe, por exemplo, sem um instrumento de medir?
  • Como eram feitas as medidas antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Trace 3 caminhos iguais e retos, em um local onde possam fazer a atividade com mais liberdade. Divida a turma em 3 grupos, posicionando-os um para cada caminho. A ideia é que todas as crianças participem da atividade, então, se houver a necessidade, faça mais caminhos, ficando à critério do professor. Oriente-os a realizar a atividade proposta com os pés, utilizando um após o outro, contando quantos passos serão necessários para chegar ao fim do caminho. Peça para que anotem a quantidade de passos necessários na tabela da atividade principal.

Propósito: Compreender a importância de se ter uma unidade de medida padronizada para realizar comparações, relações.

Discuta com a turma:

  • Quantos passos foram necessários para chegar ao fim do caminho?
  • Todo mundo precisou da mesma quantidade de passos?
  • Por que há tantas diferenças de quantidade de passos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Cada aluno tendo sua tabela, poderão iniciar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as medições feitas.

Propósito: Observar as diferenças das medições não convencionais.

Discuta com a turma:

  • Todas as medições foram iguais?
  • Qual é a medida correta? Justifique.
  • O que pode ajudar a resolver esse problema, para que todas as medidas fiquem iguais?
  • De que forma podemos medir este caminho para que todos obtenham a mesma medição?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Cada aluno tendo sua tabela, poderão iniciar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as medições feitas.

Propósito: Observar as diferenças das medições não convencionais.

Discuta com a turma:

  • Todas as medições foram iguais?
  • Qual é a medida correta? Justifique.
  • O que pode ajudar a resolver esse problema, para que todas as medidas fiquem iguais?
  • De que forma podemos medir este caminho para que todos obtenham a mesma medição?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4min

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter uma medida exata usando medidas não convencionais, como pés, mãos, lápis etc? Justifique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Para essa atividade é necessário a impressão da tabela dos materiais complementares para o aluno. Não havendo essa possibilidade, faça as marcações em uma folha convencional, ou no caderno. Pode ser montada a tabela com os alunos. Peça que se dividam em duplas, mas a primeira parte da atividade deve ser feita individualmente. A segunda parte será feita com a medição do colega da dupla. As medições devem ser feitas com a palma. Ao término da atividade, os alunos devem comparar as medidas obtidas.

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno dos conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que foi usado para fazer as medidas?
  • As medições foram iguais ou diferentes?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano