10869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Princípio de Multiplicativo da Contagem e Tabelas de Dupla Entrada

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Contagem, princípio multiplicativo, tabelas de dupla entrada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel e lápis.
- Opcionais: Meet, Hangout, Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).

Para este plano, foque nas etapas: AQUECIMENTO E ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O aquecimento serve aqui como um exemplo para o uso da tabela de dupla entrada. Ele é um apoio para a ATIVIDADE PRINCIPAL. Sugerimos que você proponha o problema e permita que os alunos utilizem a estratégia que julgar mais adequada. A atenção deve estar centrada em quais as possibilidades que respondem a situação e não apenas quantas. Use concomitantemente ao Aquecimento a parte 1 da Atividade Principal em sua aula.

Atividade principal
Embora a aula esteja centralizada no ‘quadro de possibilidades’ ou ‘tabela de dupla entrada’, os alunos podem resolver a situação usando outras estratégias. Sugerimos manter a liberdade de escolha para resolução da situação.

A Atividade principal está relacionada ao Aquecimento, então sugerimos propor como atividade única (a parte 2 e 3 da atividade principal pode ser suprimida, caso queira). Nas discussões das soluções você pode propor a tabela como uma forma de resolução, caso ela não tenha surgido.

Há uma etapa (2) de elaboração de problemas de contagem. Você pode solicitar que os alunos elaborem e encaminhem via Whatsapp. Você pode fazer uma seleção dos problemas para que todos os alunos resolvam.

Na plataforma da Khan Academy, há vários vídeos e atividades sobre o tema. Essa pode ser uma proposta interessante para os alunos que têm acesso à Internet. Os vídeos a seguir são introdutórios para os problemas de combinação
Vídeo 1  (disponível aqui).
Vídeo 2  (disponível aqui).
Vídeo 3  (disponível aqui).

Discussão das soluções
É interessante disponibilizar aos alunos estratégias diferentes de resolução focando na tabela ou quadro de possibilidades. Você pode disponibilizar para a turma alguns problemas selecionados que os alunos elaboraram na etapa 2 da Atividade principal. O Whatsapp pode ser usado para intermediar essa mediação. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize-os para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as amprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Hangout (Google).

Sistematização
xxxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como as atividades complementares.

Convite às famílias
Os problemas de contagem podem funcionar como um jogo, um desafio. Podem ser propostos para as famílias discutirem como se resolveria o Raio X. Lembre-se que pessoas não letradas são capazes de realizar alguns problemas de contagem. 

 

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_06NUM02

(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas