10869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Princípio de Multiplicativo da Contagem e Tabelas de Dupla Entrada

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Contagem, princípio multiplicativo, tabelas de dupla entrada.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas representando o Princípio Multiplicativo da Contagem  através de tabelas de organização de dupla entrada.

Conceito-chave

Contagem, princípio multiplicativo, tabelas de dupla entrada.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folhas A4
  • Lápis de cor e régua

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.

Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.

Discuta com a Turma:

  • É possível representar a solução por meio de uma tabela?
  • O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.
  • Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução atividade retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.

Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.

Discuta com a Turma:

  • É possível representar a solução por meio de uma tabela?
  • O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Explique para a turma o texto do slide e certifique-se se ainda há dúvidas, esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o Raio X. Evidencie a relação entre o Princípio Multiplicativo da Contagem e a tabela, que é uma forma de representar o princípio, fornecendo uma lista com todas as possibilidades possíveis.

Propósito: Relacionar o Princípio Multiplicativo da Contagem com sua representação através de tabelas.

Discuta com a Turma:

  • O que conseguimos determinar usando o Princípio Multiplicativo da Contagem?
  • O que conseguimos determinar representando o Princípio Multiplicativo da Contagem através de uma tabela?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia junto com os alunos, verifique se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e peça para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas representando o Princípio Multiplicativo da Contagem  através de tabelas de organização de dupla entrada.

Conceito-chave

Contagem, princípio multiplicativo, tabelas de dupla entrada.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folhas A4
  • Lápis de cor e régua
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.

Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.

Discuta com a Turma:

  • É possível representar a solução por meio de uma tabela?
  • O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.
  • Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.

Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.

Discuta com a Turma:

  • É possível representar a solução por meio de uma tabela?
  • O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
  • Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).

Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.

Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
  • Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Explique para a turma o texto do slide e certifique-se se ainda há dúvidas, esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o Raio X. Evidencie a relação entre o Princípio Multiplicativo da Contagem e a tabela, que é uma forma de representar o princípio, fornecendo uma lista com todas as possibilidades possíveis.

Propósito: Relacionar o Princípio Multiplicativo da Contagem com sua representação através de tabelas.

Discuta com a Turma:

  • O que conseguimos determinar usando o Princípio Multiplicativo da Contagem?
  • O que conseguimos determinar representando o Princípio Multiplicativo da Contagem através de uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia junto com os alunos, verifique se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e peça para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano