Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Altamiro Marlon Ribeiro
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)
Objetivos específicos
Elaborar e resolver problemas representando o Princípio Multiplicativo da Contagem através de tabelas de organização de dupla entrada.
Conceito-chave
Contagem, princípio multiplicativo, tabelas de dupla entrada.
Recursos necessários
- Projetor (caso haja)
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Folhas A4
- Lápis de cor e régua
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.
Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.
Discuta com a Turma:
- É possível representar a solução por meio de uma tabela?
- O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
- Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
- Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.
- Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Leia, projete ou distribua o enunciado impresso, esclareça possíveis dúvidas e peça para que os alunos pensem em uma estratégia diferente do diagrama de árvore para listar as possibilidades. Dê um minuto para pensar e ver se alguém sugere o uso de tabelas e após as tentativas dos alunos, se necessário apresente o texto do slide 4.
Propósito: Apresentar, interpretar e refletir sobre dar uma solução para a Atividade de Retomada.
Discuta com a Turma:
- É possível representar a solução por meio de uma tabela?
- O que fica representado na primeira coluna? E na primeira linha?
- Após explicar o texto do slide 4, pergunte: Se quisermos saber apenas quantas possibilidade temos de organizar as fichas, como fazemos? Resposta: Aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem.
- Após explicar o texto do slide 4, pergunte se alguém pode dar um exemplo de onde usamos tabelas para organizar dados/informações.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.
Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Organize a turma em duplas, de forma a evitar que alunos fiquem de costas uns para os outros, pois teremos momentos de discussões e debates acerca das atividades desenvolvidas na aula. Projete ou entregue uma cópia impressa da atividade, peça aos alunos para ler o enunciado e esclareça possíveis dúvidas. Sugira inicialmente, que leiam mais de uma vez o enunciado e tentem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Circule pela sala mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Para os alunos que resolverem rapidamente as atividades, peça que encontre outras formas de desenvolver e representar a solução para o problema.
Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).
Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.
Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
- Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).
Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.
Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
- Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos (slides 7, 8 e 9 ).
Orientações: Convide os alunos a irem para o quadro apresentar suas soluções, incentive e medie a discussão sobre as diferentes soluções construídas e somente ao final dessa discussão, se julgar necessário, projete o slide com a proposta de solução sugerida nos slides 7 e 8. Lembre-se que as atividades 2 e 3 são abertas, ali você vai encontrar uma diversidade muito grande de enunciados e soluções, consulte o arquivo onde consta a resolução da Atividade Principal, lá existe um modelo do que se espera que os estudantes produzam. Procure organizar o tempo para que o máximo possível de enunciados e soluções sejam compartilhados e discutidos. Finalize o momento pedindo para, ao menos, um estudante relate a experiência de ter elaborado um problema de matemática.
Propósito: Promover a discussão dos problemas e resoluções elaboradas pelos estudantes.
Discuta com a Turma:
- Existe alguma outra forma, além da tabela, para organizar o pensamento e escrever com precisão o conjunto de todas as possibilidades possíveis?
- Qual a importância do Princípio Multiplicativo durante a resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Explique para a turma o texto do slide e certifique-se se ainda há dúvidas, esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o Raio X. Evidencie a relação entre o Princípio Multiplicativo da Contagem e a tabela, que é uma forma de representar o princípio, fornecendo uma lista com todas as possibilidades possíveis.
Propósito: Relacionar o Princípio Multiplicativo da Contagem com sua representação através de tabelas.
Discuta com a Turma:
- O que conseguimos determinar usando o Princípio Multiplicativo da Contagem?
- O que conseguimos determinar representando o Princípio Multiplicativo da Contagem através de uma tabela?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Leia junto com os alunos, verifique se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e peça para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.
Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar