10868
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Resolver Problemas Usando Congruência de Triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Critérios de congruência de triângulos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Akemi Maekawa Fujimura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_15GEO07

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO

Aquecimento
Sugerimos uma ‘aula invertida’ com o uso da atividade do Aquecimento. Encaminhe aos alunos a versão impressa da atividade juntamente com a resolução (slide 2) e solicite que os alunos explorem o material para produzir um vídeo explicando como é possível resolver a situação considerando um dos critérios de congruência de triângulos. Você pode ainda dividir a turma em grupos para que cada grupo (individualmente) possa explorar um dos critérios de congruência de triângulos, usando as questões da Atividade principal. Encaminhe um áudio ou vídeo via WhatsApp orientando a atividade e mantenha um canal de comunicação. Solicite que os alunos encaminhem os vídeos para sua apreciação. Determine um tempo máximo para o vídeo.
O link da Khan Academy a seguir trata do tema, você pode usá-lo, caso sua turma tenha acesso à internet ( https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss)

Atividade principal
A atividade principal pode ser usada juntamente com o Aquecimento para a aula invertida. Se você fizer essa escolha, lembre de encaminhar a questão e a resposta para os alunos analisarem e produzirem o vídeo. Mas você pode optar também em manter a Atividade principal e também as atividades complementares como revisão das aprendizagens em outros momentos. Lembre que, independente de sua escolha, as atividades precisam ser retomadas nas discussões.

Discussão das soluções
Analise os vídeos produzidos pelos alunos para dar o feedback à turma. Por meio de um áudio ou vídeo, aponte dicas e sugestões, evidencie os conceitos destacados na atividade e evidencie os conhecimentos e esforço dos alunos. Disponibilize um vídeo de cada caso de congruência para toda a turma. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Mas, não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão também dessas novas atividades (atividades complementares e Raio X)

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxx

Encerramento
Use nas discussões ou nas orientações iniciais

Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos..

Convite às famílias
Questionar: como ampliar ou reduzir um triângulo?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_15GEO07

(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas