10867
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Adição e subtração de frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Adição, subtração, equivalência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Código do plano: MAT6_05NUM07

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de WhatsApp

- Opcionais: Meet, Hangouts.
Conceito de equivalência: https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-visualizing-equiv-frac/v/equivalent-amount-of-pizza
Acessado em 14 de junho de 2020

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Nesse plano, foque na Atividade Principal. Compartilhe o slide 5 e oriente os estudantes que façam com calma sem se ater aos resultados, e sim às estratégias. Faça o “Discuta com a turma” passo a passo com eles, ouvindo o que vão dizer e acolhendo as possíveis dúvidas e/ou questionamentos. Esses questionamentos e o papel da escuta é de fundamental importância para que eles compreendam o objetivo da situação proposta. Por exemplo: "O que muda quando o numerador é 1?", "Como eu preciso pensar?", "O denominador pode ser qualquer número?". O papel das boas perguntas são fundamentais para o entendimento da situação proposta e também para a verificação do conceito. Se achar necessário, volte e faça o “Aquecimento”. Sinta sua turma! Caso contrário, siga com a aula e dê um tempo para que eles registrem no caderno suas soluções. Eles podem enviar através do grupo de WhatsApp e você organizar um “painel de soluções” com as respostas para compartilhar pelo meio de comunicação que estiver usando (Meet, Hangouts, Zoom, por exemplo).

Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Sistematização do Conceito
Uma sugestão seria compartilhar o slide 7 para fazer uma sistematização dos conceitos para que os estudantes percebam que podemos utilizar as frações equivalentes para somar e subtrair frações com denominadores diferentes, que é o objetivo da aula.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão seria convidar os familiares para assistir ao vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-visualizing-equiv-frac/v/equivalent-amount-of-pizza e compartilhar quais aprendizagens você teve nessa aula.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_05NUM07

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas