Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, caderno, lápis.
- Opcionais: Google Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Esse plano tem como objetivo utilizar o cálculo mental para efetuar multiplicações e divisões. Para esse momento, sugerimos que você discuta dois slides da Atividade principal e foque nas problematizações e diferentes registros dos alunos. Compartilhe com eles tirando uma foto ou o próprio slide pelo grupo de Whataspp, Google Docs ou outro meio de comunicação combinado.
Se a aula for síncrona, compartilhe a tela do seu computador com os alunos e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para os desafios propostos. Em seguida, abra o áudio do celular ou do Google Meet e converse sobre as descobertas. Oriente e deixe claro que não é para fazer pelo algoritmo formal. Se achar necessário, relembre com alguns números a composição e decomposição de números naturais ou faça os slides da retomada anterior relembrando algumas propriedades do sistema de numeração decimal.
Lembre-se que o objetivo é os alunos acharem o resultado usando o cálculo mental. É importante que eles compreendam as estratégias que estão usando para resolver os problemas. Peça para registrarem no caderno as soluções. Abra uma nova tela e anote como eles pensaram e quais caminhos usaram para chegar ao resultado. Esse momento é muito importante, cada etapa do problema pode ser anotada para que oriente os alunos na resolução e ajude outros a pensarem juntos.
Os alunos podem fotografar e enviar as soluções pelo Whataspp para que você organize um painel de soluções com as possíveis descobertas. Em seguida, converse com eles sobre as conclusões, possíveis dificuldades e como pensaram para chegar ao resultado.
Se a aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você também pode enviar alguns registros de alunos e pedir para eles comentarem os caminhos escolhidos e compararem com os que fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Uma preocupação que alguns familiares possuem é quanto ao uso da calculadora nas aulas de matemática. Quem sabe esse não seria um bom momento para uma conversa?
Sugira que os alunos convidem algum familiar para que resolva a situação proposta na atividade principal e depois assistam juntos ao Minuto Mathema (disponível aqui). Depois, converse com eles sobre os problemas e como cada um os resolveria. Lembre-se que a ideia é não “armar a conta”.
Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_04NUM07
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes