10865
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - As várias voltas que o mundo dá! Qual a diferença entre elas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Objetivos específicos

Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.

Conceito-chave

Circunferência, pi, diferença.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.











Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Raio - X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Objetivos específicos

Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.

Conceito-chave

Circunferência, pi, diferença.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.










Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).

Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
  • Raio, diâmetro e circunferência.
  • Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
  • Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
  • Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
  • Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Compreender a dinâmica do sistema.
  • Identificar as circunferências.
  • Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano