Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Conceito-chave
Circunferência, pi, diferença.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio - X
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Textos de apoio e referencial teórico