Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, verifique se eles compreendem os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade. Estabeleça um tempo para que os alunos analisem as figuras e digam em que elas se assemelham, socialize com o grupo para saber se todos constataram os mesmos aspectos.
Propósito: Constatar relações entre os aspectos observáveis em uma ampliação ou redução de figuras planas, bem como a proporcionalidade dos lados e conservação das medidas dos ângulos.
Discuta com a turma:
- O que ocorreu com as medidas dos ângulos ao ser ampliada ou reduzida a figura?
- Ao serem reduzidas ou ampliadas as figuras permanecem com a mesma forma?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.
Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.
Discuta com a turma:
- Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
- As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
- Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Reproduza os modelos de convite na lousa ou entregue as figuras impressas em folhas de papel A4 a cada aluno, solicitando que façam uma análise dos triângulos. Em seguida distribua uma folha com malha quadriculada para que eles façam a ampliação do modelo reproduzido.
Propósito: Explorar a relação entre os ângulos de uma figura ao ser ampliada.
Discuta com a turma:
- Há alguma semelhança entre as figuras apresentadas como modelo pela professora?
- As dimensões das figuras representadas como modelo pela professora, possuem a mesma proporção e o mesmo formato?
- Ao ampliar as figuras elas terão as suas dimensões dobradas, o mesmo ocorrerá com as medidas dos ângulos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.
Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.
Discuta com a turma:
- Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
- Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, antes de mostrar os exemplos de ampliações, é importante que os alunos exponham e expliquem como construíram cada ampliação, socializando com o grupo para verificar se mais pessoas fizeram a mesma ampliação.
Propósito: Compreender que para ampliar uma figura não basta que ela tenha apenas os lados proporcionais ou sigam uma razão de semelhança é necessário que além de lados homólogos elas também possuam ângulos congruentes.
Discuta com a turma:
- Ao ampliar as figuras quais alterações ocorreram?
- Quais características foram mantidas ao ampliar as figuras?
Relação de semelhança
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os alunos analisem e descrevam o que ocorreu com as figuras após serem ampliadas ou reduzidas.
Propósito: Compreender o que ocorre com os ângulos, a área e o perímetro de uma figura ao ser ampliada ou reduzida.
Discuta com a turma:
- O que ocorre com a área da figura quando ampliada ou reduzida?
- O que é possível observar no perímetro de uma figura quando ela é ampliada ou reduzida?
- Ao ampliar ou reduzir uma figura, os ângulos são alterados ou conservam a mesma medida?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Discuta com a turma a importância da relação de semelhança para que possa ampliar uma figura.
Propósito: Estabelecer relação de semelhança (Conceito de razão, proporção e constante de proporcionalidade).
Discuta com a turma:
- Como fazer para ampliar ou reduzir uma figura estabelecendo a relação de semelhança?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes a figura será ampliada?
- Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Reproduza a figura do projeto inicial na lousa para que os alunos a observem. Distribua folhas com a malha quadriculada para que desenhem o novo projeto, ampliando conforme as indicações da questão proposta. Em seguida, solicite que relatem como fizeram para determinar as dimensões da árvore de natal que será montada.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes a figura será ampliada?
- Se as dimensões serão aumentadas o mesmo ocorrerá com os ângulos?