10863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Elaboração de problemas de divisão de números naturais com quociente decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Operação da divisão entre números naturais com quociente decimal

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Elaborar e solucionar problemas de divisão de números naturais com o quociente decimal.

Conhecimentos prévios

Operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Conceito-chave

Utilização da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na elaboração e resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos

# *Orientação:* Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal, uma vez que esse será o saber a ser contemplado na elaboração dos problemas, objetivo da aula.

# *Propósito: Rever conceitos que serão relevantes para o desenvolvimento da aula proposta.

# *Discuta com a turma:*

  • Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
  • Porque você resolveu dessa forma?
  • Se você utilizou a operação da divisão, qual foi o valor do resto?
  • O que representa o valor encontrado no quociente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6)

# *Orientação:* A atividade principal é composta pelas atividades 1, 2 e 3.

Na atividade 1, mobilize os alunos de forma que os mesmos pensem em possibilidades para a conclusão do problema, atentando para os elementos que faltam para o problema apresente um contexto e a solução seja possível.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você conseguiria resolver o problema proposto por ele?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
  • O resultado do problema que você criou é possível?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

# *Orientação:* Na atividade 2, conduza a atividade com vistas a levar o aluno a observar a relação entre os elementos de um problema e dessa forma, espera-se que o aluno tenha essa percepção, sugira as alterações necessárias e reelabore o problema.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • O que não está adequado nos problemas apresentados pela professora?
  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
  • O resultado do problema que você criou é possível?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

# *Orientação:* Nesta terceira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um problema, utilizando as imagens que escolher, envolvendo a divisão com quociente decimal, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14)

Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou para a resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a construção proposta por Luiza?
  • Você concorda com o problema e a sua resolução que Luiza fez?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Seria possível elaborar um outro problema partindo do texto que foi apresentado?
  • O que você achou da estratégia que Luiza pensou ao considerar que o aniversariante não pagaria, ficando assim apenas 4 pessoas para pagar a conta? Você entendeu porque ela fez isso?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Sugerimos que os alunos troquem as atividades que cada um fez para que o colega possa fazer as suas contribuições.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • As soluções apresentadas pelas amigas, Ana e Luiza, são iguais ou diferentes? Porque?
  • É possível ter estratégias de resolução diferentes, mas com resultados iguais?
  • Você utilizou outra estratégia para solucionar essa situação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você concorda com o erro apontado por Pedro?
  • Você encontrou outro erro no problema 1? Qual?
  • Qual reelaboração você propôs?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você concorda com o erro apontado por Pedro?
  • O erro apontado por Pedro é o único do problema?
  • Qual reelaboração você propôs?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Na sua proposta de reelaboração do problema, Pedro utilizou os mesmos números do problema original. Você concorda com essa estratégia?
  • O erro do problema estão presentes nos dados ou na grandeza apresentada, como aponta Pedro?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • As imagens que Joana escolheu estão de acordo com o problema proposto?
  • Você utilizou as mesmas imagens que Joana?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • A solução apresentada por Joana está de acordo com o problema que ela elaborou?
  • Você sugere outra solução para o problema proposto por Joana?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos

# *Orientação:* No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

# *Propósito:* Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.

# *Discuta com a turma:*

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Você pode dar um exemplo de um problema que envolva a operação da divisão?
  • Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar as estratégias utilizadas pelo aluno para elaborar o problema que contemple a operação da divisão de números naturais com quociente decimal para propor encaminhamentos que o levem a superar possíveis dificuldades que possam surgir. É importante discutir com os alunos que cada caminhão transporta a carga máxima de 5 toneladas e, portanto, a mesma quantidade de lixo, pois de outra forma não teríamos um problema de divisão.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno acerca da temática discutida, assim como as possíveis fragilidades de compreensão.

Discuta com a turma:

  • O problema que você criou diz respeito a operação da divisão? Ele pode ser resolvido por outra operação?
  • Quais foram as informações da situação apresentada que você utilizou como os dados principais do problema que você criou? Você criou outros dados?
  • Você poderia criar outro problema diferente deste ou existe apenas essa possibilidade?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Elaborar e solucionar problemas de divisão de números naturais com o quociente decimal.

Conhecimentos prévios

Operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Conceito-chave

Utilização da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na elaboração e resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.



Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos

# *Orientação:* Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal, uma vez que esse será o saber a ser contemplado na elaboração dos problemas, objetivo da aula.

# *Propósito: Rever conceitos que serão relevantes para o desenvolvimento da aula proposta.

# *Discuta com a turma:*

  • Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
  • Porque você resolveu dessa forma?
  • Se você utilizou a operação da divisão, qual foi o valor do resto?
  • O que representa o valor encontrado no quociente?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6)

# *Orientação:* A atividade principal é composta pelas atividades 1, 2 e 3.

Na atividade 1, mobilize os alunos de forma que os mesmos pensem em possibilidades para a conclusão do problema, atentando para os elementos que faltam para o problema apresente um contexto e a solução seja possível.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você conseguiria resolver o problema proposto por ele?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
  • O resultado do problema que você criou é possível?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

# *Orientação:* Na atividade 2, conduza a atividade com vistas a levar o aluno a observar a relação entre os elementos de um problema e dessa forma, espera-se que o aluno tenha essa percepção, sugira as alterações necessárias e reelabore o problema.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • O que não está adequado nos problemas apresentados pela professora?
  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
  • O resultado do problema que você criou é possível?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação

# *Orientação:* Nesta terceira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um problema, utilizando as imagens que escolher, envolvendo a divisão com quociente decimal, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.

# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.

# *Discuta com a turma:*

  • A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
  • O texto do seu colega é igual ao seu?
  • A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14)

Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou para a resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a construção proposta por Luiza?
  • Você concorda com o problema e a sua resolução que Luiza fez?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Seria possível elaborar um outro problema partindo do texto que foi apresentado?
  • O que você achou da estratégia que Luiza pensou ao considerar que o aniversariante não pagaria, ficando assim apenas 4 pessoas para pagar a conta? Você entendeu porque ela fez isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Sugerimos que os alunos troquem as atividades que cada um fez para que o colega possa fazer as suas contribuições.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • As soluções apresentadas pelas amigas, Ana e Luiza, são iguais ou diferentes? Porque?
  • É possível ter estratégias de resolução diferentes, mas com resultados iguais?
  • Você utilizou outra estratégia para solucionar essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você concorda com o erro apontado por Pedro?
  • Você encontrou outro erro no problema 1? Qual?
  • Qual reelaboração você propôs?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você concorda com o erro apontado por Pedro?
  • O erro apontado por Pedro é o único do problema?
  • Qual reelaboração você propôs?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Na sua proposta de reelaboração do problema, Pedro utilizou os mesmos números do problema original. Você concorda com essa estratégia?
  • O erro do problema estão presentes nos dados ou na grandeza apresentada, como aponta Pedro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • As imagens que Joana escolheu estão de acordo com o problema proposto?
  • Você utilizou as mesmas imagens que Joana?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação

Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.

Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • A solução apresentada por Joana está de acordo com o problema que ela elaborou?
  • Você sugere outra solução para o problema proposto por Joana?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos

# *Orientação:* No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

# *Propósito:* Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.

# *Discuta com a turma:*

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Você pode dar um exemplo de um problema que envolva a operação da divisão?
  • Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar as estratégias utilizadas pelo aluno para elaborar o problema que contemple a operação da divisão de números naturais com quociente decimal para propor encaminhamentos que o levem a superar possíveis dificuldades que possam surgir. É importante discutir com os alunos que cada caminhão transporta a carga máxima de 5 toneladas e, portanto, a mesma quantidade de lixo, pois de outra forma não teríamos um problema de divisão.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno acerca da temática discutida, assim como as possíveis fragilidades de compreensão.

Discuta com a turma:

  • O problema que você criou diz respeito a operação da divisão? Ele pode ser resolvido por outra operação?
  • Quais foram as informações da situação apresentada que você utilizou como os dados principais do problema que você criou? Você criou outros dados?
  • Você poderia criar outro problema diferente deste ou existe apenas essa possibilidade?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano