10861
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaborando problemas com falta de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Elaboração de problemas com falta de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos



  • Discutir sobre a resolução de um problema com falta de dados e propor a elaboração de problemas com esta característica.
  • Compreender sobre problemas com falta de dados.
  • Discutir com a turma sobre a elaboração de problema com falta de dados e suas estratégias de resolução e solução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com falta de dados.



Recursos necessários

-Lápis,

-Papel,

-Borracha

-Materiais impressos


Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 03 minutos

Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com falta de dados.

Propósito: Compreender sobre problemas com falta de dados destacando algumas características.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com falta de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com falta de dados.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos



  • Discutir sobre a resolução de um problema com falta de dados e propor a elaboração de problemas com esta característica.
  • Compreender sobre problemas com falta de dados.
  • Discutir com a turma sobre a elaboração de problema com falta de dados e suas estratégias de resolução e solução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas  com falta de dados.



Recursos necessários

-Lápis,

-Papel,

-Borracha

-Materiais impressos

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)

Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.

Propósito: Apresentar um problema com falta de dados

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
  • Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
  • Qual o resultado obtido por você?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).

Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.

Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
  • Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 03 minutos

Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com falta de dados.

Propósito: Compreender sobre problemas com falta de dados destacando algumas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com falta de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com falta de dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano