Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Inicie a aula promovendo discussões com os alunos sobre problemas com excesso de dados, destacando quais elementos devem ser utilizados de acordo com o comando proposto.
Propósito: Destacar as características dos problemas com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Quais tipos de problemas matemáticos você conhece?
- Quais características podem ser atribuídas aos problemas que você conhece?
- Você já elaborou algum problema alguma vez? Como foi?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Na hora de elaborar suas estratégias de resolução, você procede da mesma forma que as duas crianças do slide, ou faz diferente? Explique.
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)
Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.
Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Você teve alguma dificuldade em elaborar um problema com excesso de dados?
- Teve alguma etapa entre elaborar e resolver o problema que foi mais trabalhoso?
Encerramento
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientação: Escreva no quadro “problemas com dados em excesso” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.
Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Discuta com a turma:
- Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
- O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
- Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Discuta com a turma:
- Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
- O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
- Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar