10858
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Cadernos, aviõezinhos e bolas de papel

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Unidades massa (grama, quilograma, toneladas), unidades de superfície (metro, centímetro, milímetro), cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³)

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de superfície, de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Explorar e compreender  situações relacionadas ao uso do papel envolvendo grandezas e medidas.

  • Empregar adequadamente medidas de superfície e volume.

  • Desenvolver autonomia na resolução de problemas.



Conceito-chave

Unidades massa (grama, quilograma, toneladas), unidades de superfície (metro, centímetro, milímetro), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar informações sobre os diferentes tipos de papéis, suas utilidades e as unidades de medidas relacionadas.

TÍTULO select-down

Slide Plano Aula

Aquecimento.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a aula falando um pouco sobre a origem do papel, suas diferentes formas de utilização e o quanto o desperdiçamos no nosso dia a dia, clique aqui ou aqui para melhor orientar seus alunos.

Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do papel, tais como : gramatura, espessura, resma, fardo, maiores informações sobre o papel, reciclagem e o impacto no meio ambiente podem ser acessadas aqui e no material complementar aqui .

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após a resolução solicite que comparem suas respostas. Promova uma discussão para saber se as respostas estão corretas. Caso alguém não concorde com a resolução, peça que justifique.

Propósito: Utilizar unidades de medidas para entender a importância do uso responsável do papel.

Discuta com a turma:

  • Que a unidade de medida de tempo envolvida pode mudar dependendo do contexto, que no caso deles o mais apropriado é o calendário letivo.
  • Que as medidas de comprimento podem ser referidas a altura ou largura ou ainda espessura.
  • Que o consumo consciente do papel pode poupar o corte de árvores.

Material complementar:

  • Informações sobre o papel e seu impacto no ambiente, clique aqui.
  • Quantidade de Árvores para a produção de papel, aqui.
  • Tamanhos, espessuras e tipos de papel, aqui.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, respondam as questões em seus cadernos, nessa atividade eles podem usar a calculadora para auxiliá-los na elaboração dos cálculos e na verificação dos resultados obtidos. Caso necessário auxilie na reflexão sobre os conceitos, incentive-os a utilizarem diferentes estratégias de resolução. Após os alunos resolverem a atividade sugira que formem pequenos grupos para compararem suas respostas.

Propósito: Levar o aluno a compreender o conceito de otimização no processo de confecção de convites associados ao tamanho, forma e custo de produção.

Discuta com a turma:

  • As dimensões do convite são múltiplas do papel A4?
  • Em que outras situações é importante ou necessário calcular a área de uma figura ou objeto?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 2 . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Faça uma comparação entre as duas resoluções e a importância da representação geométrica. Caso algum aluno tenha uma resolução diferente , solicite que compartilhe com a turma.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem a representação geométrica como uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira de resolução?

Material complementar:

  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
  • A resolução impressa desta atividade pode ser obtida aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diversas formas de utilização do papel na nossa rotina, a importância do conhecimento matemático para um consumo responsável do papel e o impacto que o uso indevido gera na sociedade e no nosso planeta.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações diárias com o uso do papel, calcular e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos conscientes.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Solicite que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade, ela possibilita aos alunos estabelecerem relações entre massa , medidas de comprimento e cálculo de área. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.

Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem.

Material Complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar informações sobre os diferentes tipos de papéis, suas utilidades e as unidades de medidas relacionadas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de superfície, de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Explorar e compreender  situações relacionadas ao uso do papel envolvendo grandezas e medidas.

  • Empregar adequadamente medidas de superfície e volume.

  • Desenvolver autonomia na resolução de problemas.



Conceito-chave

Unidades massa (grama, quilograma, toneladas), unidades de superfície (metro, centímetro, milímetro), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).
Slide Plano Aula

Aquecimento.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a aula falando um pouco sobre a origem do papel, suas diferentes formas de utilização e o quanto o desperdiçamos no nosso dia a dia, clique aqui ou aqui para melhor orientar seus alunos.

Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do papel, tais como : gramatura, espessura, resma, fardo, maiores informações sobre o papel, reciclagem e o impacto no meio ambiente podem ser acessadas aqui e no material complementar aqui .

Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após a resolução solicite que comparem suas respostas. Promova uma discussão para saber se as respostas estão corretas. Caso alguém não concorde com a resolução, peça que justifique.

Propósito: Utilizar unidades de medidas para entender a importância do uso responsável do papel.

Discuta com a turma:

  • Que a unidade de medida de tempo envolvida pode mudar dependendo do contexto, que no caso deles o mais apropriado é o calendário letivo.
  • Que as medidas de comprimento podem ser referidas a altura ou largura ou ainda espessura.
  • Que o consumo consciente do papel pode poupar o corte de árvores.

Material complementar:

  • Informações sobre o papel e seu impacto no ambiente, clique aqui.
  • Quantidade de Árvores para a produção de papel, aqui.
  • Tamanhos, espessuras e tipos de papel, aqui.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, respondam as questões em seus cadernos, nessa atividade eles podem usar a calculadora para auxiliá-los na elaboração dos cálculos e na verificação dos resultados obtidos. Caso necessário auxilie na reflexão sobre os conceitos, incentive-os a utilizarem diferentes estratégias de resolução. Após os alunos resolverem a atividade sugira que formem pequenos grupos para compararem suas respostas.

Propósito: Levar o aluno a compreender o conceito de otimização no processo de confecção de convites associados ao tamanho, forma e custo de produção.

Discuta com a turma:

  • As dimensões do convite são múltiplas do papel A4?
  • Em que outras situações é importante ou necessário calcular a área de uma figura ou objeto?
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as etapas da solução 2 . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Faça uma comparação entre as duas resoluções e a importância da representação geométrica. Caso algum aluno tenha uma resolução diferente , solicite que compartilhe com a turma.

Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem a representação geométrica como uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira de resolução?

Material complementar:

  • Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
  • A resolução impressa desta atividade pode ser obtida aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diversas formas de utilização do papel na nossa rotina, a importância do conhecimento matemático para um consumo responsável do papel e o impacto que o uso indevido gera na sociedade e no nosso planeta.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações diárias com o uso do papel, calcular e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos conscientes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Solicite que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade, ela possibilita aos alunos estabelecerem relações entre massa , medidas de comprimento e cálculo de área. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.

Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem.

Material Complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano