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Plano de aula - Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre construir e interpretar gráficos de setores.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

Objetivos específicos

Construir e interpretar gráficos de setores a partir de um conjunto de dados.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Ângulos  (EF06MA23; EF06MA24 e EF06MA25)

Conceito-chave

Gráfico de setores

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Impressões do círculo e dos setores que o compõem.
  • Tesoura, cola e lápis de cor.
  • Transferidor e compasso.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: Comece a aula retomando o que é um gráfico e sua importância. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico e suas aplicações.

Discuta com a turma:

  • O que é um gráfico?
  • Que informações podemos ilustrar por meio de gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?
  • Como construímos um gráfico?
  • Onde encontramos gráficos com frequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade , impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos. Professor você pode expor os gráficos construídos pela turma em algum lugar da escola ou até mesmo na sala de aula, para valorizar o trabalho de construção dos alunos e alertar a comunidade escolar quanto ao consumo exagerado de guloseimas.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que representa cada um dos setores do gráfico?
  • Por que você deu esse título?
  • De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que representa cada um dos setores do gráfico?
  • Por que você deu esse título?
  • De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

Objetivos específicos

Construir e interpretar gráficos de setores a partir de um conjunto de dados.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Ângulos  (EF06MA23; EF06MA24 e EF06MA25)

Conceito-chave

Gráfico de setores

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Impressões do círculo e dos setores que o compõem.
  • Tesoura, cola e lápis de cor.
  • Transferidor e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: Comece a aula retomando o que é um gráfico e sua importância. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico e suas aplicações.

Discuta com a turma:

  • O que é um gráfico?
  • Que informações podemos ilustrar por meio de gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?
  • Como construímos um gráfico?
  • Onde encontramos gráficos com frequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade , impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
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Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
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Tempo sugerido: 40 min

Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.

Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
  • Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
  • O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
  • Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
  • Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Tempo sugerido: 25 min

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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

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  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
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  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos. Professor você pode expor os gráficos construídos pela turma em algum lugar da escola ou até mesmo na sala de aula, para valorizar o trabalho de construção dos alunos e alertar a comunidade escolar quanto ao consumo exagerado de guloseimas.

Propósito: Analisar as soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você construiu assim sua figura?
  • O que representa cada um desses setores?
  • O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
  • Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
  • Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que representa cada um dos setores do gráfico?
  • Por que você deu esse título?
  • De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que representa cada um dos setores do gráfico?
  • Por que você deu esse título?
  • De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?

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