Resolução do atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
Objetivos específicos
Construir e interpretar gráficos de setores a partir de um conjunto de dados.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Ângulos (EF06MA23; EF06MA24 e EF06MA25)
Conceito-chave
Gráfico de setores
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades principal e de Raio X impressas
- Impressões do círculo e dos setores que o compõem.
- Tesoura, cola e lápis de cor.
- Transferidor e compasso.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir e interpretar gráficos de setores a partir de um conjunto de dados.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: Comece a aula retomando o que é um gráfico e sua importância. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.
Propósito: Retomar o conceito de gráfico e suas aplicações.
Discuta com a turma:
- O que é um gráfico?
- Que informações podemos ilustrar por meio de gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
- Como construímos um gráfico?
- Onde encontramos gráficos com frequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min
Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade , impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.
Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
- Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
- O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
- Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
- Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min
Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.
Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
- Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
- O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
- Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
- Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min
Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.
Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
- Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
- O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
- Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
- Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min
Orientação: Organize a turma em trios e distribua a folha da atividade, impressões do círculo e dos setores circulares e folhas A4 brancas para as duplas, garanta que todas a duplas tenham cola, tesoura e lápis de cor. Peça para que vinte pessoas da sala falem quantas vezes por semana consomem guloseimas e anote esses números no quadro. Oriente a turma que leiam a atividade com atenção e sigam os passos da atividade baseados naqueles dados informados no início da atividade e respondam os questionamentos finais da atividade e que tomem nota de todas as observações que tiverem durante a resolução da atividade. Durante esse processo, circule pela sala e verifique como a turma está realizando o experimento e identifique suas principais dificuldades fazendo perguntas do discuta com a turma. Caso tenha necessidade, consulte o guia de intervenção e a resolução da atividade.
Propósito: Construir gráfico de setores com base em um conjunto de dados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu da questão? Você poderia me explicar com suas palavras?
- Qual é o motivo de você está resolvendo a questão dessa maneira? Haveria outra?
- O que você está construindo? Alguma vez já fez ou viu algo parecido?
- Quantos graus tem um circunferência completa? E quantos graus tem cada um dos setores que estamos colando na circunferência?
- Quantos graus tem todo esse setor colorido dessa cor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Utilize esse momento para que as equipes exponham suas observações e as estratégias adotadas para resolver o problema. Indique algumas equipes que você observou ou peça para que alguma se voluntarie a apresentar e discutir com a turma suas observações. Peça para que eles anotem no quadro as estratégias que eles utilizaram para construir seus gráficos. Priorize as estratégias utilizadas pelos alunos, caso eles tenham utilizado de alguma dessas que estão expostas nos slides, não apresente os mesmos. Professor você pode expor os gráficos construídos pela turma em algum lugar da escola ou até mesmo na sala de aula, para valorizar o trabalho de construção dos alunos e alertar a comunidade escolar quanto ao consumo exagerado de guloseimas.
Propósito: Analisar as soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você construiu assim sua figura?
- O que representa cada um desses setores?
- O que essa figura nos informa? Você pode interpretar para nós?
- Você poderia construir uma outra figura que também apresente os dados informados nessa? Como você faria?
- Dá pra construir a mesma figura de outra forma? Qual?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula
Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula
Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.
Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam na aula de hoje?
- Onde podemos aplicar esse conhecimento?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- O que representa cada um dos setores do gráfico?
- Por que você deu esse título?
- De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- O que representa cada um dos setores do gráfico?
- Por que você deu esse título?
- De onde Marcos tirou as informações para construir o gráfico?
Para o professor
Para os alunos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_24PES01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Meet, Google Sala de aula
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Organize um fórum: verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Para dar continuidade à discussão do momento anterior, compartilhe com os alunos o slide do Raio X e o gráfico que está no material do Raio X, e peça que eles resolvam a atividade proposta. Caso sua aula seja síncrona e os alunos disponham de whatsapp, organize os alunos em quartetos e peça que façam uma videochamada de grupo para resolverem juntos a atividade. Oriente-os que após 10 minutos eles voltarão para o grande grupo onde vocês farão a discussão das soluções da atividade, que é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guia-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
Objetivos específicos
Construir e interpretar gráficos de setores a partir de um conjunto de dados.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Ângulos (EF06MA23; EF06MA24 e EF06MA25)
Conceito-chave
Gráfico de setores
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades principal e de Raio X impressas
- Impressões do círculo e dos setores que o compõem.
- Tesoura, cola e lápis de cor.
- Transferidor e compasso.