Objetivo da aula.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA24) - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA25) - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.
Conceito-chave
Ângulo de visão
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas. Isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Materiais complementares:
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento.
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de visão.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar