10855
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ângulo de visão

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

(EF06MA24) -  Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

(EF06MA25) - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.

Conceito-chave

Ângulo de visão

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Transferidor.








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas. Isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Atividade de raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de visão.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

(EF06MA24) -  Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

(EF06MA25) - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.

Conceito-chave

Ângulo de visão

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Transferidor.







Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
  • Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).

Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é a lente de uma câmera?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas. Isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .

A folha de atividades pode ser impressa Aqui!

A resolução do problemas pode ser visto Aqui!

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!

Propósito: Provocar a discussão de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de visão.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano