Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.
Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
- Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
- Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.
Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
- Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
- Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.
Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
- Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
- Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.
Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
- Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
- Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, como ficaria a distribuição de fatias entre os amigos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.
Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.
Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.
Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.
Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.
Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar e apresentar dados. Relembre que os setores são podem ser representados por porcentagens ou valores absolutos e que a circunferência possui um ângulo de 360º que corresponde a 100%.
Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.
Discuta com a turma:
- Quais são os principais resíduos descartados na casa de cada um?
- A quantidade de resíduos descartados na casa de cada um é parecida com os percentuais do gráfico?
- O descarte de matéria orgânica é maior o menor que de matéria não-orgânica?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Oriente os alunos que para essa questão podem ser utilizadas outras estratégias de cálculo, inclusive com uso de calculadora. Retome conceitos de valor absoluto e relativo.
Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.
Discuta com a turma:
- A metade de matéria orgânica pode calculada considerando 28,71% (57,4: 2)?
- É possível afirmar que um aproveitamento de metade da matéria orgânica para o processo de compostagem reduziria o total de resíduos sólidos urbanos descartados em 50%?
- Todos usaram a mesma estratégias de cálculo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades, que por sua vez se relacionam com os dados da pesquisa.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque o uso de gráficos como recursos utilizados pela mídia para ilustrar seus argumentos e a importância da leitura e interpretação de gráficos para compreensão das informações e tomada de decisão.
Discuta com a turma:
- Considerando que os dados apresentados em um gráfico são selecionados previamente, como avaliar se um determinado gráfico apresenta valores percentuais representativos do resultado da pesquisa?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo. Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.
Discuta com a turma:
- Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
- Quanto representa 1% do total de imigrantes?
- Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo.
Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.
Discuta com a turma:
- Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
- Quanto representa 1% do total de imigrantes?
- Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar