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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráfico de setores: um círculo de informações

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre interpretação de dados estatísticos.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA37 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Resolver problemas a partir de interpretação de gráficos em setores.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), computador para criação de planilhas eletrônicas (opcional), lousa.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, como ficaria a distribuição de fatias entre os amigos?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar e apresentar dados. Relembre que os setores são podem ser representados por porcentagens ou valores absolutos e que a circunferência possui um ângulo de 360º que corresponde a 100%.

Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • Quais são os principais resíduos descartados na casa de cada um?
  • A quantidade de resíduos descartados na casa de cada um é parecida com os percentuais do gráfico?
  • O descarte de matéria orgânica é maior o menor que de matéria não-orgânica?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que para essa questão podem ser utilizadas outras estratégias de cálculo, inclusive com uso de calculadora. Retome conceitos de valor absoluto e relativo.

Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • A metade de matéria orgânica pode calculada considerando 28,71% (57,4: 2)?
  • É possível afirmar que um aproveitamento de metade da matéria orgânica para o processo de compostagem reduziria o total de resíduos sólidos urbanos descartados em 50%?
  • Todos usaram a mesma estratégias de cálculo?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades, que por sua vez se relacionam com os dados da pesquisa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque o uso de gráficos como recursos utilizados pela mídia para ilustrar seus argumentos e a importância da leitura e interpretação de gráficos para compreensão das informações e tomada de decisão.

Discuta com a turma:

  • Considerando que os dados apresentados em um gráfico são selecionados previamente, como avaliar se um determinado gráfico apresenta valores percentuais representativos do resultado da pesquisa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo. Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
  • Quanto representa 1% do total de imigrantes?
  • Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
  • Quanto representa 1% do total de imigrantes?
  • Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA37 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Resolver problemas a partir de interpretação de gráficos em setores.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), computador para criação de planilhas eletrônicas (opcional), lousa.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, a quantidade de fatias de cada um seria aumentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a relação proporcional entre o valor a quantidade de fatias e a contribuição, em reais, de cada pessoa. Relacione essa proporcionalidade com o espaço ocupado pelos setores e seus respectivos correspondentes absolutos ou percentuais em um gráfico de setores.

Propósito: Refletir sobre a proporcionalidade entre os setores e seus respectivos correspondentes em um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Todas as propostas de divisão da pizza são justas?
  • Existe alguma relação numérica entre a quantidade de fatias e o valor da contribuição?
  • Se a pizza fosse média ou grande, sem mudar o número total de fatias, como ficaria a distribuição de fatias entre os amigos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos façam a leitura destacando aspectos relevantes para a resolução do problema.

Propósito: Apresentar dados graficamente, ler interpretar e fazer inferências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar e apresentar dados. Relembre que os setores são podem ser representados por porcentagens ou valores absolutos e que a circunferência possui um ângulo de 360º que corresponde a 100%.

Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • Quais são os principais resíduos descartados na casa de cada um?
  • A quantidade de resíduos descartados na casa de cada um é parecida com os percentuais do gráfico?
  • O descarte de matéria orgânica é maior o menor que de matéria não-orgânica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que para essa questão podem ser utilizadas outras estratégias de cálculo, inclusive com uso de calculadora. Retome conceitos de valor absoluto e relativo.

Propósito: Ler e resolver problemas com gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • A metade de matéria orgânica pode calculada considerando 28,71% (57,4: 2)?
  • É possível afirmar que um aproveitamento de metade da matéria orgânica para o processo de compostagem reduziria o total de resíduos sólidos urbanos descartados em 50%?
  • Todos usaram a mesma estratégias de cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades, que por sua vez se relacionam com os dados da pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque o uso de gráficos como recursos utilizados pela mídia para ilustrar seus argumentos e a importância da leitura e interpretação de gráficos para compreensão das informações e tomada de decisão.

Discuta com a turma:

  • Considerando que os dados apresentados em um gráfico são selecionados previamente, como avaliar se um determinado gráfico apresenta valores percentuais representativos do resultado da pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo. Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
  • Quanto representa 1% do total de imigrantes?
  • Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro das estratégias de cálculo.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • Como valores maiores e menores são diferenciados na representação gráfica?
  • Quanto representa 1% do total de imigrantes?
  • Saber quanto vale de 1% do total de imigrantes facilita o cálculo do número de turcos? Por quê?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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