10853
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Decorando e Cortinando janelas: Consumo consciente com o uso de Grandezas e medidas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
  • Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

Conceito-chave

Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).

Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculada
  • internet para apresentação de vídeo (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar diferentes situações na nossa vida que é preciso estimar e medir para consumir melhor.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.

Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.

Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
  • Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Folha quadriculada

Resolução aquecimento

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.

Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.

Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
  • Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.

Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
  • Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.

Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
  • Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para finalizar que tal solicitar aos seus alunos uma atividade extra e com ajuda de algum responsável obter as medições e cacular a metragem e a quantidade de tecidos para uma cortina em suas casas?

Propósito: Desenvolver a autonomia e autoconfiança do aluno para a realização de uma atividade na prática.

Discuta com a turma:

  • Quais são as utilidades de uma cortina?
  • Que situações dificultaram o cálculo na prática
  • Conseguiram proporcionalidade nas medidas.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade retomando com os estudantes que é preciso compreender a importância que para tomar melhores decisões no nosso dia a dia necessitamos do auxílio das grandezas e suas unidades de medida.

Propósito: Destacar a relevância social, a perceber o significado de comparar, medir ao observar situações do cotidiano e que as grandezas e medidas nos auxiliam a decidir melhor.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
  • Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
  • O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Material de apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar diferentes situações na nossa vida que é preciso estimar e medir para consumir melhor.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
  • Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

Conceito-chave

Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).

Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculada
  • internet para apresentação de vídeo (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.

Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.

Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
  • Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Folha quadriculada

Resolução aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.

Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.

Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.

Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
  • Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.

Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
  • Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.

Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
  • Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
  • Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para finalizar que tal solicitar aos seus alunos uma atividade extra e com ajuda de algum responsável obter as medições e cacular a metragem e a quantidade de tecidos para uma cortina em suas casas?

Propósito: Desenvolver a autonomia e autoconfiança do aluno para a realização de uma atividade na prática.

Discuta com a turma:

  • Quais são as utilidades de uma cortina?
  • Que situações dificultaram o cálculo na prática
  • Conseguiram proporcionalidade nas medidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.

Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
  • Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade retomando com os estudantes que é preciso compreender a importância que para tomar melhores decisões no nosso dia a dia necessitamos do auxílio das grandezas e suas unidades de medida.

Propósito: Destacar a relevância social, a perceber o significado de comparar, medir ao observar situações do cotidiano e que as grandezas e medidas nos auxiliam a decidir melhor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.

Discuta com a turma:

  • A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
  • Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
  • O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Material de apoio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano