Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando os múltiplos 2
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sequencia numérica recursiva formada por múltiplos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
Objetivos específicos
Identificar padrões e regularidades em sequências numéricas e utilizar a ideia para resolver problemas.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar padrões e regularidades em sequências numéricas e utilizar a ideia para resolver problemas.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Recorde com os alunos o processo para obtenção dos números que compõem o conjunto dos múltiplos de um determinado número natural. Utilize os exemplos do slide para lembrar o processo e, saliente que a sequência dos múltiplos pode continuar infinitamente. Destaque que podemos obter desta forma os múltiplos de qualquer número, e não apenas de 1 a 10.
Propósito: Recordar o conceito de sequências e múltiplos.
Discuta com a turma:
- Pense em um número maior que 10 e vamos encontrar o conjunto de múltiplos dele. (Use alguns exemplos dados pelos alunos e anote no quadro os primeiros elementos que compõem o conjunto de múltiplos do número escolhido).
- Como podemos fazer para encontrar os múltiplos desse número? (Discuta as diferentes possibilidades: adição e multiplicação).
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Recorde com os alunos o processo para obtenção dos números que compõem o conjunto dos múltiplos de um determinado número natural. Utilize os exemplos do slide para lembrar o processo e, saliente que a sequência dos múltiplos pode continuar infinitamente. Destaque que podemos obter desta forma os múltiplos de qualquer número, e não apenas de 1 a 10.
Propósito: Recordar o conceito de sequências e múltiplos.
Discuta com a turma:
- Pense em um número maior que 10 e vamos encontrar o conjunto de múltiplos dele. (Use alguns exemplos dados pelos alunos e anote no quadro os primeiros elementos que compõem o conjunto de múltiplos do número escolhido).
- Como podemos fazer para encontrar os múltiplos desse número? (Discuta as diferentes possibilidades: adição e multiplicação).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 a 16)
Orientação: Questione os alunos a respeito das numerações das residências. Deixe que comentem seus conhecimentos sobre isso. Como acreditam que estes números são definidos? Explique aos alunos que o desenho representa uma situação em que as casas de uma rua nova na cidade precisam receber a numeração, e que a imagem do prédio representa o centro da cidade. A seta vermelha indica a direção na qual os números serão colocados em ordem crescente nas residências. Destaque que esquerda e direita são sempre definidos em relação à alguma coisa. Por isso a padronização é importante. Caso contrário haveria confusão nas numerações. Leia o conteúdo do balão do slide 10 com os alunos e explique que a medida do terreno é a base para a numeração, porém a forma como essa medida é usada varia de cidade para cidade. Leia as regras de numeração da cidade do Renato com os alunos conforme mostram os slides 11 e 12. Os retângulos menores são representações dos terrenos. Como são definidos os tamanhos dos terrenos? (Explique que variam de acordo com o loteamento. Normalmente são definidos quando a região é escolhida para ser loteada e os vendedores dividem os terrenos que serão vendidos aos moradores. Podem ter diferentes medidas, mas normalmente seguem um padrão.) (Explique que, como a medida é um valor par, começamos pelo lado par. O primeiro número será 10. Os números seguintes aumentarão sempre de 10 em 10. Ou seja, teremos uma sequência numérica dos múltiplos de 10.) Se os números aumentam de 10 em 10, e 10 é par, como faremos para numerar o lado ímpar? Qual será o critério? (Deixe que comentem as suas ideias e depois passe para o slide 14.) Explique que nestes casos, iniciamos pelo primeiro número ímpar maior que 10 (medida do terreno), no caso 11. Explique que isso também é uma regra. Se a medida fosse ímpar, a mesma regra valeria para o lado dos números pares que iniciariam pelo primeiro par maior que a medida do terreno. Nesta situação, os números seguintes serão sempre a soma do número anterior mais 11. Porém, quando o resultado dessa soma for par, teremos que acrescentar 1 ao resultado pois o lado esquerdo deve ser sempre ímpar. Leia o balão do slide 15 com os alunos e destaque que essas são as regras padrão para a numeração das residências. Mas dependendo das cidades, podem existir algumas adaptações e particularidades destas regras. Porém, saber a regra padrão, pode servir de base para nos localizarmos em qualquer lugar e isso é muito importante. Depois, leia o problema com os alunos e peça que se organizem em duplas para resolver. As duplas podem ser definidas por você ou pelos próprios estudantes. Oriente que pensem em formas de solução para as perguntas e que façam registros de como pensaram para depois discutir com a turma. Durante o trabalho acompanhe as turmas e faça questionamentos para auxiliar no raciocínio.
Propósito: Utilizar a ideia de sequências numéricas de múltiplos de um número para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Será que esses números seguem alguma regra ou lógica?
- São escolhidos por quem? Será que indicam alguma informação importante?
- Você sabe o número da sua casa? É par, ímpar? O que será que isso significa?
- Conseguem imaginar por onde começar a escolher os números?
- Se eles servem para ajudar na localização podem ser colocados aleatoriamente ou precisam seguir uma lógica que as pessoas saibam o significado?
- Em nosso caso, em qual das extremidades da rua os números devem começar a ser colocados?
- Qual será o motivo de começar pela ponta mais próxima do centro? Explique que isso acontece porque normalmente as ruas crescem do centro para os bairros. Então os números novos surgirão normalmente em direção aos bairros.
- Você sabe o que é um terreno?
- Será que eles sempre têm o mesmo tamanho?
- Sabendo a medida do terreno, é possível saber os números das casas desta rua?
- Qual seria o número da primeira casa? Por onde começamos: pares ou ímpares?
- Como vocês estão pensando?
- Qual a primeira coisa que precisamos saber?
- Dá pra saber a medida do terreno?
- E depois por onde começamos?
- A casa de Renato tem um número par ou ímpar? E a de seu vizinho?
- Como podemos ter certeza disso?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 17, 18 e 19)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, cálculos de adição, cálculos de multiplicação etc. A forma de seguir o raciocínio pode variar bastante. Alguns podem colocar somente os números pares que são os que interessam inicialmente, outros podem colocar todos os números, etc. Apresente as principais resoluções no quadro e peça que as duplas expliquem a maneira como pensaram para resolver. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar, mas chame a atenção para a solução que emprega a ideia de sequência de múltiplos de um número.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Sem ter o conhecimento sobre como os números das casas são definidos seria possível identificar o número da casa do Renato?
- Vocês utilizaram sequências para resolver o problema? De quais números?
- Por que os números das residências de uma rua podem ser chamados de sequências? (Destaque que estão organizados de modo que seguem um padrão e regularidade predefinidos).
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 17, 18, e 19)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, cálculos de adição, cálculos de multiplicação etc. A forma de seguir o raciocínio pode variar bastante. Alguns podem colocar somente os números pares que são os que interessam inicialmente, outros podem colocar todos os números. Apresente as principais resoluções no quadro e peça que as duplas expliquem a maneira como pensaram para resolver. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Sem ter o conhecimento sobre como os números das casas são definidos, seria possível identificar o número da casa do Renato?
- Vocês utilizaram sequências para resolver o problema? De quais números? Como podemos ter certeza de que as sequências utilizadas para resolver este problema devem ser estas?
- Por que os números das residências de uma rua podem ser chamados de sequências? (Destaque que estão organizados de modo que seguem um padrão e regularidade predefinidos).
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 17, 18 e 19)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, cálculos de adição, cálculos de multiplicação etc. A forma de seguir o raciocínio pode variar bastante. Apresente as principais resoluções no quadro e peça que as duplas expliquem a maneira como pensaram para resolver. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Vocês utilizaram sequências para resolver o problema? De quais números?
- Utilizaram cálculos? Quais? A multiplicação e a adição deram o mesmo resultado? Por quê? (Destaque a ideia de multiplicação como adição repetida).
Encerramento
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a presença de sequências numéricas nas numerações das residências. Chame a atenção para a importância do padrão e regularidade presentes para a nossa localização.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a presença de sequências numéricas em situações do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam destas informações?
- Será que nossa cidade segue exatamente esta maneira para numerar as casas? Ou será que existe alguma adaptação em relação a este modelo padrão de numeração? Incentive os alunos a pesquisarem a resposta e discutir na próxima aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre padrões e regularidades em sequências de múltiplos de um número natural para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
- Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para identificar o número das casas. Fizeram desenhos? Cálculos?
- Será que as sequências de múltiplos podem nos ajudar a resolver esses problemas? Como? Alguém resolveu usando esse método?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_14ALG_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações, Loom, Google Maps.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Pedir que os alunos criem sequências de múltiplos no caderno para pensarem sobre sequências de números maiores. Os alunos podem registrar suas percepções via Google Documentos, em arquivo coletivo, para partilhar suas descobertas, socializar estratégias, além de esclarecer dúvidas.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode recolher esses registros para selecioná-los e partilhar posteriormente ao apresentar a Atividade Principal, a próxima etapa.
Atividade principal
Você pode usar os slides aqui apresentados via Google Apresentações e criar um vídeo explicativo, com sua condução, usando o Loom. Inclua também o problema proposto e peça aos alunos que resolvam usando o Google Documentos, possibilitando a inserção de comentários do professor para facilitar a devolutiva individualmente.
Inserindo uma tabela com 3 linhas, é possível organizar os números das casas na rua, transformando a linha do meio em uma única célula. Veja o exemplo:
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais é possível produzir um material impresso detalhado, com base nos slides aqui apresentados, para que os alunos compreendam bem a proposta.
Discussão das soluções
Você pode usar os slides aqui disponibilizados para fazer o mesmo movimento de organização e gravação de um vídeo com as ferramentas Google Apresentações e Loom. Há também a possibilidade de fazer isso em material impresso. Lembrando que os comentários sobre as produções da etapa anterior (Atividade Principal), seja usando o Google Documentos ou fazendo à mão, são essenciais para compreensão e aprendizagem dos conceitos envolvidos.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Proponha aos alunos que criem um novo registro de numeração de rua (no caderno ou usando o Google Documentos), seguindo uma nova regra. Peça que eles anotem também o que aprenderam com a aula.
Raio X
Peça aos alunos que resolvam o problema proposto e registrem suas resoluções via Google Documentos para que você possa dar a devolutiva de maneira mais ágil. Caso não tenham acesso à internet é possível o envio da produção por escrito.
Convite às famílias
Convide a família a usar o Google Maps com os alunos e identificar como está organizada a numeração da rua onde vivem, visto que não é possível sair de casa no período de isolamento social. Proponha à família que converse sobre as regularidades e irregularidades existentes na rua onde vivem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
Objetivos específicos
Identificar padrões e regularidades em sequências numéricas e utilizar a ideia para resolver problemas.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).