Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaboração de problemas com multiplicação de frações por um número natural
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas envolvendo multiplicação e divisão de naturais e racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Monica Dias do Nascimento
Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.
Conceito-chave
Ampliação da operação de multiplicação de frações.
Conhecimentos prévios
Multiplicação de frações.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos, imagens, cola.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.
Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.
Discuta com a turma:
- O que está sendo informado no problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
- Porque você resolver dessa forma? Explique a sua resolução.
- Quantos dias João precisaria para organizar todo o jardim?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6)
Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.
Nesta primeira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um texto fatiado para montar (recortando e ordenando as placas) um problema matemático envolvendo multiplicação de números fracionários por naturais, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.
Discuta com a turma:
- A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
- Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
- O texto do seu colega é igual ao seu?
- A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- O problema que você montou aborda a operação de multiplicação entre uma fração e um número natural?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
Orientação: Nesta segunda atividade propomos a conclusão da elaboração de um problema iniciado, onde o aluno, individualmente, terá que perceber que para a resolução do mesmo, este poderá mobilizar seu conhecimento de multiplicação envolvendo números fracionários e naturais.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de um contexto apresentado.
Discuta com a turma:
- O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
- A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Você concorda ou entendeu o problema proposto pelo seu colega?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
Orientação: Nesta terceira atividade foi apresentada uma situação, inclusive com ilustrações que comprovam a informação dada, e está sendo proposta, individualmente, a elaboração de um problema utilizando todas as informações já disponibilizadas e que envolva na sua resolução a multiplicação de números fracionários por naturais.
Propósito: Elaborar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.
Discuta com a turma:
- O que o texto que você construiu quer dizer? Qual é a principal mensagem?
- A forma como você construiu o texto favorece a compreensão do mesmo?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Observe a construção do colega ao lado. Você compreendeu o problema que ele montou?
- A resposta encontrada pelo seu colega é igual a sua?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e o professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
- Se ficou diferente, apresente-nos o seu.
- Há outras possibilidades para a construção do problema?
- Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
- Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema construído pelos colegas ficou igual ao seu?
- Se o seu ficou diferente, você pode mostrar para os colegas?
- Há outras possibilidades para a construção do problema?
- Se Bruno e Cauê trocarem de lugar o novo problema terá solução?
- Você sugere troca de outros colegas para elaborarmos o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
- Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que há de diferente nos problemas propostos pelas colegas?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Os problemas de Maria e de Roberta coincidiram com o seu?
- Você acha que os problemas apresentados contemplam a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Daniel coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Daniel? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Maria coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Maria? As fatias de pizza equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (7, 8, 9, 10,11, 12 e 13) - continuação
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. O diferencial nessa resolução, é que a fração 2/8 está sendo representada pela fração equivalente ¼, e assim é uma ótima oportunidade para relembrar a equivalência e auxiliar alguns alunos que ainda possam ter dificuldades quanto a esse conceito. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas. Destacamos a importância dessa discussão ser coletiva e professor ser o escriba da turma, ou seja, registrar as respostas dos alunos de forma que os mesmos discutam as ideias dos colegas e as suas propostas de resposta.
Propósito: Discutir algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- O problema proposto por Cauê coincide como seu? Se não, o que há de diferente?
- Você acha que o problema apresentado contempla a operação da multiplicação?
- O problema que você criou foi resolvido pela operação da multiplicação?
- O que você faria de diferente no problema proposto pelo seu colega?
- O que representa a fração apresentada na resposta de Cauê ? As fatias de pizza do mesmo sabor equivalem a mais ou menos de 1 pizza?
- Qual é a relação entre as frações ¼ e 2/8?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.
Propósito: Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.
Discuta com a turma:
- Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
- Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
- Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas que envolvem frações?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejamento de novos encaminhamentos acerca da habilidade de elaborar problema que envolva a multiplicação entre uma fração e um número natural.
Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno na construção de um problema matemático que aborda uma temática específica, no caso, a multiplicação entre uma fração e um número natural.
Discuta com a turma:
- O problema que você criou diz respeito a operação da multiplicação? Ele pode ser resolvido por outra operação?
- Quais foram as informações da situação do jogo de boliche que você utilizou como os dados principais do problema que você criou?
- Você poderia criar outro problema diferente deste ou só há essa possibilidade?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_09NUM06 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade principal
Retomada
Professor(a), você pode realizar Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com os estudantes, em formato de texto ou da imagem do slide, a pergunta proposta. Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto.
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Sugerimos que você envie os problemas propostos para os alunos em formato de imagem, compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem com os colegas - pode ser em um grupo de alguma rede social que vocês estejam utilizando para a interação. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona, ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona. A proposta de troca da atividade pode ser organizada, antecipadamente, por você.
Discussão das soluções
Professor(a), você pode utilizar as perguntas propostas no “Discuta com a turma” para sugerir a análise dos problemas “trocados” aos alunos.
Encerramento
Professor(a), envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre a criação de problemas matemáticos e sugira que os estudantes criem um problema matemático utilizando a operação de multiplicação entre um número fracionário e um número natural. Você pode sugerir que o tema para o problema seja a crise sanitária mundial.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Monica Dias do Nascimento
Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Elaborar problemas de multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.
Conceito-chave
Ampliação da operação de multiplicação de frações.
Conhecimentos prévios
Multiplicação de frações.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos, imagens, cola.