10842
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre relação entre frações e números decimais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_05NUM06

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cKcgAjX8WMyzGe6ncyzvz3aJyxTVTu2stQvmFGkecrwyXbvQYded3WkkCDm7/atividade-para-impressao-mat5-05num06.pdf. Nos problemas que a proposta é pintar as respostas você pode solicitar que os alunos apenas escrevam os valores. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas. Para tornar a resolução um pouco mais real e se você tiver um material dourado disponível, você pode filmar as peças enquanto expõe a resolução. Você pode sugerir que os alunos continuem seus estudos através dos exercícios propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/represente-os-decimais

Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam sobre a representação de frações em números decimais. Compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um exemplo.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam as barrinhas presentes na atividade.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre a representação de números decimais e fração. Proponha que eles utilizem o problema proposto no Raio X para conversarem com seus familiares sobre a capacidade de recipientes. Você pode sugerir que os estudantes busquem, junto com seus familiares, embalagens que indiquem a capacidade. O jogo “Conversão de decimais em frações” também pode ser sugerido, você o encontra no link a seguir: https://escola.britannica.com.br/jogos/GM_3_13/index.html.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_05NUM06

(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas