10840
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Fração como razão

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Fração como razão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Código do plano: MAT6_05NUM10

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais: Meet, Hangouts.

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Compartilhe o slide da “Atividade Principal” e dê um tempo para que eles leiam a situação proposta. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. O importante é que eles compreendam que a razão é ¾ indica 3 meninos para 4 meninas. A princípio, não faça nenhuma intervenção e dê um tempo para que eles pensem em suas próprias estratégias. Abra o áudio para ouvir as possíveis hipóteses dos seus alunos. Em seguida, faça o “Discuta com a turma” passo a passo com eles, ouvindo o que vão dizer e acolhendo as possíveis dúvidas e/ou questionamentos. O papel da escuta e das boas perguntas são fundamentais para o entendimento da situação proposta e também para a verificação do conceito. Eles podem enviar através do grupo de WhatsApp e você organizar um “quadro” com as respostas para compartilhar pelo meio de comunicação que estiver usando (Meet, Hangouts, Zoom, por exemplo).

Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Discussão das Soluções

Compartilhe o slide com o registro de uma forma de pensar no problema. Peça que observem. Peça que algum aluno te conte como aquela solução foi pensada. Abra o áudio ou peça que ele escreva pelo WhatsApp. Depois comente e/ou verifique se algum aluno fez da mesma forma e faz um fechamento sobre a ideia de fração sobre razão.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_05NUM10

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas