Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides 3, 4 e 5)
Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que observem os exemplos de situações onde podemos encontrar as frações que representam razão. No primeiro slide , leia o problema, sugira a pergunta do diálogo e deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. No segundo slide , leia o problema e peça que os alunos comentem se sabem o que é uma planta de uma casa, pergunte se já viram ou fizeram. Pergunte também se eles sabem o que é escala. No terceiro slide, leia o problema e pergunte se os alunos já ouviram falar sobre probabilidades, e explique que a probabilidade é uma fração do número de casos favoráveis em relação ao número de casos possíveis.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre fração como representação de uma razão.
Discuta com a turma:
- É possível calcular a quantidade de livros de poesia?
- Como faremos encontrar a quantidade de livros de Juliana?
- Vocês fariam diferente para achar o tamanho da parede do quarto de Daniela?
- O que o numerador da fração representa na escala? E o denominador?
- O que o numerador da fração representa na probabilidade? E o denominador?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides 3, 4 e 5)
Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que observem os exemplos de situações onde podemos encontrar as frações que representam razão. No primeiro slide , leia o problema, sugira a pergunta do diálogo e deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. No segundo slide , leia o problema e peça que os alunos comentem se sabem o que é uma planta de uma casa, pergunte se já viram ou fizeram. Pergunte também se eles sabem o que é escala. No terceiro slide, leia o problema e pergunte se os alunos já ouviram falar sobre probabilidades, e explique que a probabilidade é uma fração do número de casos favoráveis em relação ao número de casos possíveis.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre fração como representação de uma razão.
Discuta com a turma:
- É possível calcular a quantidade de livros de poesia?
- Como faremos encontrar a quantidade de livros de Juliana?
- Vocês fariam diferente para achar o tamanho da parede do quarto de Daniela?
- O que o numerador da fração representa na escala? E o denominador?
- O que o numerador da fração representa na probabilidade? E o denominador?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides 3, 4 e 5)
Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que observem os exemplos de situações onde podemos encontrar as frações que representam razão. No primeiro slide , leia o problema, sugira a pergunta do diálogo e deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. No segundo slide , leia o problema e peça que os alunos comentem se sabem o que é uma planta de uma casa, pergunte se já viram ou fizeram. Pergunte também se eles sabem o que é escala. No terceiro slide, leia o problema e pergunte se os alunos já ouviram falar sobre probabilidades, e explique que a probabilidade é uma fração do número de casos favoráveis em relação ao número de casos possíveis.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre fração como representação de uma razão.
Discuta com a turma:
- É possível calcular a quantidade de livros de poesia?
- Como faremos encontrar a quantidade de livros de Juliana?
- Vocês fariam diferente para achar o tamanho da parede do quarto de Daniela?
- O que o numerador da fração representa na escala? E o denominador?
- O que o numerador da fração representa na probabilidade? E o denominador?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
É essencial que os alunos percebam que a razão ¾ indica 3 meninos para 4 meninas, e não o contrário. Verifique se todos compreendem que a ordem em que o enunciado coloca as informações é indispensável para sua compreensão.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir a quantidade de meninos desta sala?
- E a quantidade de meninas?
- Após os dois alunos mudarem de sala, qual a quantidade de meninos nesta turma?
- Como representamos a razão entre meninos e meninas?
- Como representamos a razão entre meninos e os alunos da turma ?
- Como representamos a razão entre meninas e os alunos da turma ?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e peça para que alguns registrem suas respostas na lousa. Nesse momento da aula, o mais importante é que os alunos busquem identificar respostas iguais e consigam mostrar seus raciocínios uns aos outros, defendendo seu ponto de vista. A resposta correta deve surgir naturalmente desse debate, sem ser dada pelo professor. Ressalte a importância do erro no processo de aprendizagem, mostrando aos alunos como os erros deles levaram não só a uma reflexão que levou a turma à resposta correta, como também a um aprendizado de conteúdo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
- Qual caminho você utilizou para concluir a fração?
- Existe outra maneira de determinar a resposta?
- Existe mais de uma solução?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam a sistematização, relacionando com a atividade feita por eles. Aproveite o exemplo para relembrar porcentagem e reforçar a fração como razão.
Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Ajudar os alunos a formalizar, a partir do conceito de equivalência, um método para transformar fração em decimal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e relacionar o conteúdo da atividade com a sistematização.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam e resolvam o problema. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão respondendo a questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Peça aos alunos que façam uma representação fracionária diferente das que aparecem.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada aluno
Discuta com a turma:
- Você entendeu o que o problema propôs?
- Como fez para identificar qual fração representa o número decimal pedido?
- Quais etapas você fez para resolver este problema?
- Como chegou à resposta?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar