10839
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Estimando a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: grupo de whatsapp, caderno, lápis.
- Opcionais: Meet, Hangouts, Teams. Jogo do dominó (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa Retomada.

Retomada
Se a aula for síncrona, sugerimos que você compartilhe os slide da retomada do 3 ao 5. Inicie a aula com o slide número 3. Dê um tempo para que os alunos pensem sobre o que está sendo apresentado. Se achar necessário, abra o áudio e deixe que eles compartilhem ideias sobre o que é estimar a ordem de grandeza no resultado de uma operação. É importante que  percebam que o foco não é o cálculo da operação em si.

Em seguida, coloque o slide 4 e deixe que eles se manifestem. A troca e a interação nesse momento é importante. Peça para dizerem se o resultado será da ordem das
unidades, dezenas, centenas ou milhares:
- Como será que a menina pensou para resolver?
- Que estratégia ela poderia ter usado?

Deixe que verbalizem, troquem ideias e compartilhe o slide 5. Agora é a vez deles estimarem e escreverem no caderno a forma como pensaram para resolver. Ao final, discuta coletivamente e proponha que eles escrevam um pequeno texto sobre como pensaram, compartilhando através da ferramenta de interação que estiver usando (Meet, Hangouts ou Whatsapp).

Se a aula for assíncrona, você pode gravar um áudio, deixar os slides impressos na escola ou enviar pelo grupo de Whatsapp.

Raio X
O Raio X pode ser usado em outras momentos como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize as atividades complementares também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Sugira aos aluno que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando.

Uma sugestão é que os estudantes joguem o “jogo de dominó” com os familiares, conforme as regras da Atividade Principal. As peças podem ser impressas em casa ou feitas no papel. Que tal experimentar e jogar? Se não lembrarem das regras, acesse o link (disponível aqui). Bom jogo!

Oriente explicando que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometida.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_04NUM10

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas