10839
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Estimando a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objetivos específicos

Estimar a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão

Conceito-chave

Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes no início da aula oseu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre a ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome a leitura dos slides 3 e 4 junto com eles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:

Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.

Unidades = 1

Dezenas = 2

Centenas = 3

Milhares = 4

Dezenas de milhar = 5

Centenas de milhar = 6

Milhões = 7

Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.

É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.

Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.

Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.

Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:

Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.

Unidades = 1

Dezenas = 2

Centenas = 3

Milhares = 4

Dezenas de milhar = 5

Centenas de milhar = 6

Milhões = 7

Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.

É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.

Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.

Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.

Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.

Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.

Discuta com a turma:

  • Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
  • Qual estratégia você mais utilizou?
  • Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.

Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.

Discuta com a turma:

  • Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
  • Qual estratégia você mais utilizou?
  • Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula, retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão informado no slide.

Propósito: Retomar com os alunos as principais aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Encerre a aula propondo aos alunos que respondam a atividade individualmente. Você pode projetá-la ou entregar impressa aos alunos. Enquanto respondem, circule pela sala de aula observando as estratégias utilizadas pelos estudantes e se apresentam alguma dúvida ou dificuldade na resolução que possa ser esclarecida neste momento.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo estudado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes no início da aula oseu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objetivos específicos

Estimar a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão

Conceito-chave

Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre a ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome a leitura dos slides 3 e 4 junto com eles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.

Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:

Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.

Unidades = 1

Dezenas = 2

Centenas = 3

Milhares = 4

Dezenas de milhar = 5

Centenas de milhar = 6

Milhões = 7

Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.

É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.

Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.

Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.

Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:

Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.

Unidades = 1

Dezenas = 2

Centenas = 3

Milhares = 4

Dezenas de milhar = 5

Centenas de milhar = 6

Milhões = 7

Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.

É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.

Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.

Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.

Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.

Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.

Discuta com a turma:

  • Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
  • Qual estratégia você mais utilizou?
  • Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.

Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.

Discuta com a turma:

  • Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
  • Qual estratégia você mais utilizou?
  • Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula, retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão informado no slide.

Propósito: Retomar com os alunos as principais aprendizagens da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Encerre a aula propondo aos alunos que respondam a atividade individualmente. Você pode projetá-la ou entregar impressa aos alunos. Enquanto respondem, circule pela sala de aula observando as estratégias utilizadas pelos estudantes e se apresentam alguma dúvida ou dificuldade na resolução que possa ser esclarecida neste momento.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo estudado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano