Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adalberto Batista Leite Júnior
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Objetivos específicos
Resolver e elaborar problemas que envolvam potências com expoente fracionário e radiciação.
Conceito-chave
Radiciação, potenciação, expoente fracionário, problemas.
Recursos necessários
- Caneta, lápis, borracha;
- Folhas A4 para que os alunos possam usar como rascunho;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Inicie a aula conversando com os alunos sobre a relação entre potenciação e radiciação, mostrando na prática como ela funciona.
Propósito: Relembrar da relação entre potenciação com expoente fracionário e radiciação.
Discuta com a turma:
- Quando digo que uma potência é igual a uma raiz, se eu conheço o valor da raiz posso afirmar que conheço o valor da potência?
- Toda potência de expoente fracionário pode ser representada na forma de radiciação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.
Discuta com a turma:
- Como resolver uma potência com expoente fracionário?
- Como resolver radiciações?
- Como elaborar uma boa pergunta?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.
Discuta com a turma:
- Como resolver uma potência com expoente fracionário?
- Como resolver radiciações?
- Como elaborar uma boa pergunta?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.
Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando a relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
- O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam na aula que pode ajudá-los na resolução do problema.
Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.
Discuta com a turma:
- Que estratégia pode ser usada para resolver esta situação?
- Em algum momento é necessária a transformação entre potenciações e radiciações?
- Esta situação tem apenas uma solução ou tem mais de uma solução?
Materiais complementares para impressão: