10837
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Problemas com potências de expoente fracionário e radiciação

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Radiciação, potenciação, expoente fracionário, problemas

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam potências com expoente fracionário e radiciação.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, expoente fracionário, problemas.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis, borracha;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula conversando com os alunos sobre a relação entre potenciação e radiciação, mostrando na prática como ela funciona.

Propósito: Relembrar da relação entre potenciação com expoente fracionário e radiciação.

Discuta com a turma:

  • Quando digo que uma potência é igual a uma raiz, se eu conheço o valor da raiz posso afirmar que conheço o valor da potência?
  • Toda potência de expoente fracionário pode ser representada na forma de radiciação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.

Discuta com a turma:

  • Como resolver uma potência com expoente fracionário?
  • Como resolver radiciações?
  • Como elaborar uma boa pergunta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.

Discuta com a turma:

  • Como resolver uma potência com expoente fracionário?
  • Como resolver radiciações?
  • Como elaborar uma boa pergunta?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando a relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam na aula que pode ajudá-los na resolução do problema.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia pode ser usada para resolver esta situação?
  • Em algum momento é necessária a transformação entre potenciações e radiciações?
  • Esta situação tem apenas uma solução ou tem mais de uma solução?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam potências com expoente fracionário e radiciação.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, expoente fracionário, problemas.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis, borracha;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula conversando com os alunos sobre a relação entre potenciação e radiciação, mostrando na prática como ela funciona.

Propósito: Relembrar da relação entre potenciação com expoente fracionário e radiciação.

Discuta com a turma:

  • Quando digo que uma potência é igual a uma raiz, se eu conheço o valor da raiz posso afirmar que conheço o valor da potência?
  • Toda potência de expoente fracionário pode ser representada na forma de radiciação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.

Discuta com a turma:

  • Como resolver uma potência com expoente fracionário?
  • Como resolver radiciações?
  • Como elaborar uma boa pergunta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há potências com expoente fracionário e radiciações.

Discuta com a turma:

  • Como resolver uma potência com expoente fracionário?
  • Como resolver radiciações?
  • Como elaborar uma boa pergunta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas e vá anotando as respostas no quadro. Algumas respostas podem ser repetições, pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente?

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para resolver uma potência de expoente fracionário?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando a relação entre potências com expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam na aula que pode ajudá-los na resolução do problema.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia pode ser usada para resolver esta situação?
  • Em algum momento é necessária a transformação entre potenciações e radiciações?
  • Esta situação tem apenas uma solução ou tem mais de uma solução?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano