Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando os múltiplos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sequencia numérica recursiva formada por múltiplos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
Objetivos específicos
- Identificar padrões e regularidades em uma sequência numérica dada, e continuar a sequência de acordo com o padrão fornecido.
- Usar os conhecimentos aprendidos sobre sequências numéricas para resolver situações- problema.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar padrões e regularidades em uma sequência numérica dada, e continuar a sequência de acordo com o padrão fornecido.
- Usar os conhecimentos aprendidos sobre sequências numéricas para resolver situações- problema.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Lembre, através da discussão oral e coletiva com a turma, que sequências podem ser formadas por diferentes elementos (figuras, letras, símbolos, formas, números, etc). Estes elementos precisam estar organizados de acordo com um critério de formação que obedece a um padrão e regularidade predefinida. Mostre o slide e os exemplos de sequências que foram apresentados e peça que os alunos descrevam oralmente qual o critério de formação em cada um dos exemplos. Depois ajude os alunos a refletirem se já viram algum tipo de sequência em alguma situação cotidiana ou em alguma brincadeira.
Propósito: Retomar a ideia de sequência, identificando padrões e regularidades em sequências pictóricas e numéricas.
Discuta com a turma:
Sobre cada uma das sequências exemplificadas:
- Esta sequência é formada por quais tipos de elementos? Desenhos, formas, letras, números?
- Qual é a regra de formação aqui? Como podemos ter certeza disso? Como você pode definir e ter certeza sobre essa regra?
- Será que o jogo da amarelinha é um tipo de sequência?
- E as cartas de um baralho?
- Será que existem sequências na natureza?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Lembre, através da discussão oral e coletiva com a turma, que sequências podem ser formadas por diferentes elementos (figuras, letras, símbolos, formas, números, etc). Estes elementos precisam estar organizados de acordo com um critério de formação que obedece a um padrão e regularidade predefinida. Mostre o slide e os exemplos de sequências que foram apresentados e peça que os alunos descrevam oralmente qual o critério de formação em cada um dos exemplos. Depois ajude os alunos a refletirem se já viram algum tipo de sequência em alguma situação cotidiana ou em alguma brincadeira.
Propósito: Retomar a ideia de sequência, identificando padrões e regularidades em sequências pictóricas e numéricas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientação: Questione os alunos sobre ECOLOCALIZAÇÃO. Se já ouviram falar e o que sabem sobre isso. Após ouvir os comentários, leia o pequeno texto para introduzir o conceito de ecolocalização. Leia o problema com os alunos. Discuta com eles o que os números podem representar. Ajude-os a perceberem, através de questionamentos e da observação do “s” inserido após cada número, que se trata da indicação do tempo que as ondas sonoras estão levando para percorrer o mar. Explique que as linhas são apenas uma representação simples da propagação das ondas sonoras. Peça que se organizem em equipes de dois ou três alunos, e proponha que respondam às questões. Deixe que os grupos leiam as questões e tentem responder. Oriente que façam registros de todas as formas que utilizarem para resolver para posterior discussão com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre sequências numéricas para identificar padrões e regularidades e resolver situações- problema.
Discuta com a turma:
- Como será que isso funciona?
- Como podemos saber o que esses números representam?
- O que poderia ser? (Podem surgir diferentes respostas: distância, velocidade etc.) Chame a atenção dos alunos para o “s” inserido após cada número e questione: O que indica esta letra? Seria uma unidade de medida? Qual unidade de medida pode ser representada pela letra “s”? Segundos podem ser representados assim? E segundos são utilizados como unidades de medidas de que? Através destes questionamentos ajude-os a concluir que se trata de uma medida de tempo.
- O que podemos observar em relação ao tempo de propagação do som?
- Podemos dizer que é uma sequência? Qual a regra para formação dela neste caso?
- Como ficaria a sequência completa de ida do som e retorno do eco?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientação: Questione os alunos sobre ECOLOCALIZAÇÃO. Se já ouviram falar e o que sabem sobre isso. Após ouvir os comentários, leia o pequeno texto para introduzir o conceito de ecolocalização. Leia o problema com os alunos. Discuta com eles o que os números podem representar. Ajude-os a perceberem, através de questionamentos e da observação do “s” inserido após cada número, que se trata da indicação do tempo que as ondas sonoras estão levando para percorrer o mar. Explique que as linhas são apenas uma representação simples da propagação das ondas sonoras. Peça que se organizem em equipes de dois ou três alunos, e proponha que respondam às questões. Deixe que os grupos leiam as questões e tentem responder. Oriente que façam registros de todas as formas que utilizarem para resolver para posterior discussão com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre sequências numéricas para identificar padrões e regularidades e resolver situações- problema.
Discuta com a turma:
- Como será que isso funciona?
- Como podemos saber o que esses números representam?
- O que poderia ser? (Podem surgir diferentes respostas: distância, velocidade etc.) Chame a atenção dos alunos para o “s” inserido após cada número e questione: O que indica esta letra? Seria uma unidade de medida? Qual unidade de medida pode ser representada pela letra “s”? Segundos podem ser representados assim? E segundos são utilizados como unidades de medidas de que? Através destes questionamentos ajude-os a concluir que se trata de uma medida de tempo.
- O que podemos observar em relação ao tempo de propagação do som?
- Podemos dizer que é uma sequência? Qual a regra para formação dela neste caso?
- Como ficaria a sequência completa de ida do som e retorno do eco?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientação: Questione os alunos sobre ECOLOCALIZAÇÃO. Se já ouviram falar e o que sabem sobre isso. Após ouvir os comentários, leia o pequeno texto para introduzir o conceito de ecolocalização. Leia o problema com os alunos. Discuta com eles o que os números podem representar. Ajude-os a perceberem, através de questionamentos e da observação do “s” inserido após cada número, que se trata da indicação do tempo que as ondas sonoras estão levando para percorrer o mar. Explique que as linhas são apenas uma representação simples da propagação das ondas sonoras. Peça que se organizem em equipes de dois ou três alunos, e proponha que respondam às questões. Deixe que os grupos leiam as questões e tentem responder. Oriente que façam registros de todas as formas que utilizarem para resolver para posterior discussão com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre sequências numéricas para identificar padrões e regularidades e resolver situações- problema.
Discuta com a turma:
- Como será que isso funciona?
- Como podemos saber o que esses números representam?
- O que poderia ser? (Podem surgir diferentes respostas: distância, velocidade etc.) Chame a atenção dos alunos para o “s” inserido após cada número e questione: O que indica esta letra? Seria uma unidade de medida? Qual unidade de medida pode ser representada pela letra “s”? Segundos podem ser representados assim? E segundos são utilizados como unidades de medidas de que? Através destes questionamentos ajude-os a concluir que se trata de uma medida de tempo.
- O que podemos observar em relação ao tempo de propagação do som?
- Podemos dizer que é uma sequência? Qual a regra para formação dela neste caso?
- Como ficaria a sequência completa de ida do som e retorno do eco?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se seria possível saber o tempo e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Ajude os alunos a perceberem a presença de uma sequência numérica na situação. Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se o tempo de ida e de volta são ou não iguais e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Depois de chegarem à conclusão que o tempo é igual, questione-os como podemos saber qual é o tempo que o eco levará para chegar até o golfinho: Fizeram cálculos? Fizeram esquemas? Anote os diferentes tipos de soluções em um outro espaço na lousa.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Dá pra saber qual é o tempo? Como vocês pensaram?
- Vamos anotar as formas como vocês pensaram?
- Aparece alguma sequência numérica em alguma destas soluções? Qual é a regra de formação dela?
- Os números obtidos nesta sequência podem ser encontrados em alguma tabuada de multiplicação?
- De quantas maneiras diferentes podemos resolver isso?
- Se usamos operações diferentes para resolver, o resultado foi o mesmo? Por que será?
- Se fizermos 2 X 30 ou 30 X 2, o resultado será diferente? Por quê?
- Podemos resolver usando a ideia de sequência numérica? Como?
- Agora temos alguma outra sequência numérica presente em alguma das soluções? Qual a regra para a formação dela?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se seria possível saber o tempo e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Ajude os alunos a perceberem a presença de uma sequência numérica na situação. Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se o tempo de ida e de volta são ou não iguais e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Depois de chegarem à conclusão que o tempo é igual, questione-os como podemos saber qual é o tempo que o eco levará para chegar até o golfinho: Fizeram cálculos? Fizeram esquemas? Anote os diferentes tipos de soluções em um outro espaço na lousa.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Dá pra saber qual é o tempo? Como vocês pensaram?
- Vamos anotar as formas como vocês pensaram?
- Aparece alguma sequência numérica em alguma destas soluções? Qual é a regra de formação dela?
- Os números obtidos nesta sequência podem ser encontrados em alguma tabuada de multiplicação?
- De quantas maneiras diferentes podemos resolver isso?
- Se usamos operações diferentes para resolver, o resultado foi o mesmo? Por que será?
- Se fizermos 2 X 30 ou 30 X 2, o resultado será diferente? Por quê?
- Podemos resolver usando a ideia de sequência numérica? Como?
- Agora temos alguma outra sequência numérica presente em alguma das soluções? Qual a regra para a formação dela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se seria possível saber o tempo e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Ajude os alunos a perceberem a presença de uma sequência numérica na situação. Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se o tempo de ida e de volta são ou não iguais e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Depois de chegarem à conclusão que o tempo é igual, questione-os como podemos saber qual é o tempo que o eco levará para chegar até o golfinho: Fizeram cálculos? Fizeram esquemas? Anote os diferentes tipos de soluções em um outro espaço na lousa.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Dá pra saber qual é o tempo? Como vocês pensaram?
- Vamos anotar as formas como vocês pensaram?
- Aparece alguma sequência numérica em alguma destas soluções? Qual é a regra de formação dela?
- Os números obtidos nesta sequência podem ser encontrados em alguma tabuada de multiplicação?
- De quantas maneiras diferentes podemos resolver isso?
- Se usamos operações diferentes para resolver, o resultado foi o mesmo? Por que será?
- Se fizermos 2 X 30 ou 30 X 2, o resultado será diferente? Por quê?
- Podemos resolver usando a ideia de sequência numérica? Como?
- Agora temos alguma outra sequência numérica presente em alguma das soluções? Qual a regra para a formação dela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se seria possível saber o tempo e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Ajude os alunos a perceberem a presença de uma sequência numérica na situação. Questione os grupos a respeito de como pensaram para definir se o tempo de ida e de volta são ou não iguais e como chegaram a esta conclusão. Deixe que comentem se acham que sim ou que não e que expliquem as razões. Anote as diferentes respostas em um espaço da lousa. Ao chegarem à resposta, pergunte se todos concordam com ela. Depois de chegarem à conclusão que o tempo é igual, questione-os como podemos saber qual é o tempo que o eco levará para chegar até o golfinho: Fizeram cálculos? Fizeram esquemas? Anote os diferentes tipos de soluções em um outro espaço na lousa.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Dá pra saber qual é o tempo? Como vocês pensaram?
- Vamos anotar as formas como vocês pensaram?
- Aparece alguma sequência numérica em alguma destas soluções? Qual é a regra de formação dela?
- Os números obtidos nesta sequência podem ser encontrados em alguma tabuada de multiplicação?
- De quantas maneiras diferentes podemos resolver isso?
- Se usamos operações diferentes para resolver, o resultado foi o mesmo? Por que será?
- Se fizermos 2 X 30 ou 30 X 2, o resultado será diferente? Por quê?
- Podemos resolver usando a ideia de sequência numérica? Como?
- Agora temos alguma outra sequência numérica presente em alguma das soluções? Qual a regra para a formação dela?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Destaque através de conversação coletiva com a turma que utilizamos o conceito de sequência para resolver a situação- problema que foi proposta nesta aula, porque as sequências estão presentes na forma de organização e estrutura de muitas coisas que utilizamos no dia a dia e na própria natureza. Os padrões e regularidades das sequências são muito utilizados em arte, e são responsáveis por proporcionar harmonia e beleza em desenhos, arranjos musicais, plantas etc.
Propósito: Refletir sobre a aplicação prática das sequências em diferentes situações.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam disso?
- Proponha que pesquisem em casa procurando em revistas, jornais, internet, outras situações em que as sequências estão presentes.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, identificando os padrões utilizados em cada sequência. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos que utilizaram para identificar os padrões. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Identificar padrões e regularidades nas sequências dadas e utilizar essa dado para completar as sequências com os elementos ausentes.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar os padrões para completar as sequências?
- Com quais tabuadas da multiplicação cada uma das sequências está relacionada?
- Toda tabuada é uma sequência numérica que segue um padrão?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_14ALG_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, Google Documentos, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Sugerimos a transposição das sequências presentes nesta etapa e as discussões promovidas pelas perguntas que estão nas Orientações ao Professor via Google Formulários. Importante que exista um campo para os alunos indicarem suas considerações sobre o uso de sequências na vida em sociedade. Proponha à turma que converse com seus familiares sobre o uso de sequências antes de responder às questões.
Atividade principal
Você pode solicitar aos alunos que pesquisem sobre Ecolocalização e organizem o que encontraram em slides via Google Apresentações, compartilhando os links com o professor, que após inserir comentários que problematizem sobre as descobertas, podem ser socializadas para toda a turma. Caso as pesquisas não sejam satisfatórias, você pode ainda disponibilizar vídeos sobre ecolocalização, como este, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=cudhu3e_z9I (ou ainda gravando um vídeo próprio para explicação).
O professor pode solicitar a resolução do problema proposto nesta etapa por escrito ou com o registro escrito utilizando o Google Documentos, possibilitando a devolutiva usando o recurso dos comentários no arquivo.
Discussão das soluções
Este momento do plano de aula pode ser garantido com a socialização das estratégias via Google Meet, em momento síncrono, ou com uma curadoria do professor e a disponibilização das diferentes estratégias de resolução organizadas em slides via Google Apresentações.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Exponha em folha impressa ou usando o Google Apresentações o funcionamento de um sonar e a relação dele com a ecolocalização utilizada por alguns animais. Pedir aos alunos que registrem o que aprenderam sobre o funcionamento de um sonar no seu caderno e como isso se relaciona com sequências.
Raio X
Peça aos alunos que preencham as sequências dispostas no slide desta etapa, seja usando o Google Formulários ou em folha impressa. Peça aos alunos que registrem também qual a regra de formação das sequências. Em ambas as possibilidades é importante que você crie um espaço para os alunos criarem uma ou duas novas sequências numéricas, registrando também as regras de formação delas.
Convite às famílias
Convide as famílias a participar da etapa de Retomada, dialogando com os alunos sobre o uso de sequências na vida em sociedade ou até mesmo na natureza.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
Objetivos específicos
- Identificar padrões e regularidades em uma sequência numérica dada, e continuar a sequência de acordo com o padrão fornecido.
- Usar os conhecimentos aprendidos sobre sequências numéricas para resolver situações- problema.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).