10835
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinando os elementos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre combinando os elementos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Introduzir o raciocínio combinatório e as diferentes formas de representar a resolução de problemas.

Conceito-chave

Representação de resolução de problemas utilizando o raciocínio combinatório através árvore de possibilidades, tabela e diagrama.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de resoluções, resolvendo coletivamente e registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando as soluções.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que será apresentado na escola?
  • Quem irá participar da dança?
  • Você pode me dizer o que significa “pares”?
  • Quem vai formar os “pares”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação:

Divida a turma em duplas. Projete o slide, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Discuta com eles com base nas questões abaixo e peça que solucionem discutindo com sua dupla e registrando como pensaram. Considere todas as resoluções e estratégias diversas utilizadas pelo aluno, fazendo as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar e compreender as diversas formas de fazer combinações e suas diferenças. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • Quem vai receber os presentes?
  • Que tipo de presente Maria e Maittê vão receber?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Sistematização do conceito (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam na aula de hoje?
  • Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
  • Tem alguma solução mais prática?
  • Explique o porquê.

Sistematização do conceito (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam na aula de hoje?
  • Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
  • Tem alguma solução mais prática?
  • Explique o porquê.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que tipo de prato é servido neste restaurante?
  • Como posso me servir neste restaurante?
  • Você pode me explicar como os pratos são servidos?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Introduzir o raciocínio combinatório e as diferentes formas de representar a resolução de problemas.

Conceito-chave

Representação de resolução de problemas utilizando o raciocínio combinatório através árvore de possibilidades, tabela e diagrama.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de resoluções, resolvendo coletivamente e registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando as soluções.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que será apresentado na escola?
  • Quem irá participar da dança?
  • Você pode me dizer o que significa “pares”?
  • Quem vai formar os “pares”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação:

Divida a turma em duplas. Projete o slide, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Discuta com eles com base nas questões abaixo e peça que solucionem discutindo com sua dupla e registrando como pensaram. Considere todas as resoluções e estratégias diversas utilizadas pelo aluno, fazendo as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar e compreender as diversas formas de fazer combinações e suas diferenças. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • Quem vai receber os presentes?
  • Que tipo de presente Maria e Maittê vão receber?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam na aula de hoje?
  • Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
  • Tem alguma solução mais prática?
  • Explique o porquê.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam na aula de hoje?
  • Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
  • Tem alguma solução mais prática?
  • Explique o porquê.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que tipo de prato é servido neste restaurante?
  • Como posso me servir neste restaurante?
  • Você pode me explicar como os pratos são servidos?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano