10834
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Stop de juros compostos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Juros compostos, capital inicial, taxa de juros e montante

Plano 10 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF09MA05)  Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.



Conceito-chave

Juros compostos, capital inicial, taxa de juros e montante.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Calculadora.

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • O que precisa aparecer num enunciado de uma situação problema envolvendo juros composto?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1% e permita o uso da calculadora. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como resolver uma situação problema envolvendo o cálculo de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros compostos?
  • É possível obter vantagem pagando juro composto?
  • Algum aluno(a) poderia formular uma situação problema envolvendo juro composto e resolver para toda a turma?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para apresentar o resultado na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que realizaram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 5% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%? E 5%? E 4%?
  • De quantas maneiras diferentes podemos achar a taxa de juros simples? E a taxa de juro composto?
  • Qual o modo mais rápido de achar a taxa de juros composto?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente? E 15%? E 20%?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 4%?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de criar um enunciado em grupo?
  • Como foi a experiência de resolver um enunciado criado pelo outro grupo?
  • Vocês teriam alguma sugestão para o enunciado criado pelo outro grupo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros compostos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da resolução de uma situação problema envolvendo o cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Como você ou seu grupo abordou o conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Resolver situações problemas do dia a dia envolvendo o cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • O que precisa aparecer num enunciado de uma situação problema envolvendo juros composto?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Juliana Malta de Sousa

    Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



    Habilidade da BNCC

    (EF09MA05)  Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




    Objetivos específicos

    Elaborar e resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.



    Conceito-chave

    Juros compostos, capital inicial, taxa de juros e montante.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas;
    • Calculadora.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1% e permita o uso da calculadora. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala agrupe os alunos em grupos de quatro alunos. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como resolver uma situação problema envolvendo o cálculo de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações do dia a dia podemos pagar juros compostos?
  • É possível obter vantagem pagando juro composto?
  • Algum aluno(a) poderia formular uma situação problema envolvendo juro composto e resolver para toda a turma?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para apresentar o resultado na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que realizaram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 5% de um número diretamente sem fazer por partes?
  • Como podemos encontrar 10% de 800 mentalmente? E 1%? E 5%? E 4%?
  • De quantas maneiras diferentes podemos achar a taxa de juros simples? E a taxa de juro composto?
  • Qual o modo mais rápido de achar a taxa de juros composto?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, neste caso o cálculo de juros composto. Separe a sala em grupos de 3 ou 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Para cada grupo entregue uma calculadora, a carta sorteada e uma folha de registro. Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. A calculadora poderá ser utilizada para facilitar e agilizar as contas para que os alunos não se sintam desestimulados frente aos cálculos. É interessante jogar algumas vezes com a calculadora e outras sem porque em cada uma delas há aprendizagens de natureza diferente. O preenchimento da folha de registro é importante, pois é um recurso para você verificar se os alunos estão calculando corretamente o juros composto, também permite avaliar avanços e dificuldades mostrando a necessidade de alguma retomada. Quando acabar o jogo recolha as folhas de registro para analisar.

Você pode apresentar o jogo mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Explique aos grupos que eles podem se organizar dividindo partes do problema para cada um resolver, o grupo pode também eleger um líder que repassa tudo para folha de registro e cada um deve fazer uma parte na folha de caderno. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento sobre juros composto. Explique aos alunos que a pressa pode gerar erro, pelo menos dois alunos do grupo devem fazer o mesmo cálculo para ter certeza e passar para folha de registro somente partes que todos aprovaram, só pode gritar STOP quando terminar na folha de registro, a letra precisa estar legível para entender os números, perde ponto se não der para entender alguma passagem da resolução, tudo deve ser bem explicado. A quantidade de rodadas vai depender de cada classe e cada correção, mas é importante que o professor faça no mínimo duas rodadas com problemas já estruturados além dos alunos terem a chance de criar um enunciado próprio. Professor você pode escolher o problema que quiser projetar.

Após jogar, peça aos alunos para escrevam sobre o jogo, manifestando suas aprendizagens, suas dúvidas, suas dificuldades e facilidades, ou seja, suas opiniões sobre a ação vivenciada.

Estas são as cartas para reprodução, você pode imprimir uma para cada grupo ou também pode anotar num cartaz ou projetar porque todos os alunos vão fazer ao mesmo tempo o mesmo problema.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar cálculos de juros composto.

Discuta com a turma:

  • Como achar a taxa de juros?
  • Podemos achar o valor dos juros mentalmente? Como?
  • Qual porcentagem é fácil de achar mentalmente?
  • Como encontramos o montante?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente? E 15%? E 20%?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente? E 4%?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos.

Orientações: Durante a correção com toda a sala verifique se algum aluno fez mentalmente e chame esse aluno para fazer o registro na lousa, não valide nada ainda, chame outros alunos para fazer de outras maneiras para que vocês possam confrontar pontos de vistas diferentes, chame também alunos que resolveram errado ou que resolveram somente uma parte, se ninguém conseguir resolver deste modo mostre o slide ou faça essa resolução na lousa. Quando os grupos estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão achando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problema de diversas maneiras principalmente a mental para estimular o cálculo rápido.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de criar um enunciado em grupo?
  • Como foi a experiência de resolver um enunciado criado pelo outro grupo?
  • Vocês teriam alguma sugestão para o enunciado criado pelo outro grupo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula sobre juros compostos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da resolução de uma situação problema envolvendo o cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Como você ou seu grupo abordou o conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano