Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolver problemas com unidades de medidas volumétricas não usuais
Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Utilizar unidades de medida não usuais na resolução de problemas
Conceito-chave
Resolver problemas com unidades de medidas volumétricas não usuais
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Utilizar unidades de medida não usuais na resolução de problemas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é unidade de medidas volumétricas?
- Quais são as usuais?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções. Leve trena e reguas o suficiente para a turma.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo undades de medidas volumétricas não usuais. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções. Leve trena e reguas o suficiente para a turma.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo undades de medidas volumétricas não usuais. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo de volume de tintas
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas com unidades de medidas volumétricas não usuais
Materiais complementares para impressão:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_20GRM10)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, peça que pesquise sobre uma medida de capacidade que ouvimos e, às vezes, não nos damos conta de que é uma unidade de medida do nosso cotidiano: o galão.
No retorno das respostas você deverá perceber diversas relações diferentes entre galão e o litro.
Oriente um a um, a outra pesquisa: “Quanto tem um galão de tinta no Brasil?”
Essa última informação deve ser padronizada em torno de: 1 galão = 3,6L.
Agora, podes oferecer a atividade principal.
Atividade principal
Essa atividade deve ser adaptada orientado a fazer uma pesquisa sobre um galão de tinta qualquer da marca que achar melhor e anotarem as especificações sobre:
- “qual é a área que cada galão pesquisado cobre em cada demão de tinta?”
A partir daí, solicite que façam as contas com suas próprias residências, perguntando se um galão seria suficiente para pintar as paredes de um cômodo e/ou quantas seriam necessárias.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
Só então abra uma sala de reunião online criando um link pelo:
https://meet.google.com/
para a discussão das soluções, pois o entendimento sobre o uso da razão e proporção é o importante aqui.
- Mas, não perca a oportunidade de fixar a relação entre galão e litro e incentivar a busca por outras unidades pelo mundo.
Raio X
Ofereça o Raio X adaptado, se referindo a todos os cômodos das próprias casas como sendo do mesmo tamanho e assim mudando o questionamento feito no plano original em relação à casa e não à escola.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e experiências.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Utilizar unidades de medida não usuais na resolução de problemas
Conceito-chave
Resolver problemas com unidades de medidas volumétricas não usuais
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).