Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é representar o resultado do jogo em uma expressão numérica e depois resolvê-la de maneira adequada.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Materiais complementares:
Operações com números inteiros (página 1)
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: A proposta é relembrar qual é a ordem de resolução de uma expressão numérica, algo já trabalhado desde o 5º ano do ensino fundamental. Relembre com os alunos cada etapa e, se necessário, dê alguns exemplos.
Propósito: Relembrar a ordem de resolução de uma expressão numérica.
Discuta com a turma:
- Qual é a ordem de resolução numa expressão numérica?
- É importante utilizar parênteses?
- A ordem de resolução altera o valor final?
- Qual a diferença entre resolver 2+3x5 e (2+3)x5?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Explique como o jogo funciona. O tabuleiro encontra-se nos materiais complementares (abaixo), mas também pode ser construído facilmente em um papel de tamanho A4 com o auxílio de régua e lápis colorido. Explique qual é a função de cada material. Você pode adaptar a quantidade de feijões para deixar o jogo mais fácil ou mais difícil.
Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Explicar como é o tabuleiro é de fundamental importância.
Azul = positivo
Vermelho = negativo
A expressão numérica deve ser organizada de “fora para dentro” seguindo a ordem 1ª, 2ª, 3ª e 4ª. Caso os alunos organizem de forma diferente, o jogo poderá ter resultados diferentes. Se preferir, poderá colar o tabuleiro em uma tampa de caixa de sapato para não perder os marcadores.
Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Pergunte se compreenderam cada uma antes de ir para a próxima. Realize uma ou duas jogadas. Mostre como a contagem é feita, registre a expressão numérica e calcule o resultado. Ao separar os alunos em duplas, trios ou quartetos, certifique-se que estão jogando de acordo com a proposta.
Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Explique como as anotações devem ser realizadas na ficha. Aproveite o exemplo do jogo e já realize as anotações e o cálculo dos resultados de uma ou duas jogadas no quadro. As fichas de anotação para impressão encontram-se nos materiais complementares abaixo.
Propósito: Realizar operações envolvendo números inteiros.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo. Pergunte quais foram as facilidades e dificuldades. Peça para que algumas duplas apresentem o registro de suas pontuações e o cálculo final para determinar o vencedor.
Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.
Discuta com a turma:
- Organizar as expressões numéricas foi muito difícil?
- E calcular o total de cada rodada?
- Como você fez para determinar o total de pontos ao final do jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Veja se os grupos realizaram as expressões numéricas de forma adequada. Veja se resolveram adequadamente cada expressão e se seguiram a ordem de resolução.
Propósito: Observar se os alunos compreenderam como organizar e resolver uma expressão numérica envolvendo números inteiros.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as estratégias de resolução de cada dupla ou trio e ouça os alunos sobre as suas impressões em relação ao jogo.
Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da atividade.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Essa atividade deve ser realizada individualmente. Os alunos necessitam lembrar as regras do jogo e analisar uma situação-problema envolvendo a rodada de Felipe e Maria.
Propósito: Resolver situações problema organizando uma expressão numérica.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar