Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom;
- Lápis de cor;
- Marcadores (feijão, milho, botão ou bolinha de papel);
- Tabuleiro e peças do jogo.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Podcast.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Organize um encontro usando o Meet, Zoom ou grave um vídeo para a conversar com os alunos sobre a ordem de resolução de uma expressão numérica, algo já trabalhado desde o 5º ano do ensino fundamental. Relembre com os alunos cada etapa e, se necessário, dê alguns exemplos.
Use uma apresentação em Powerpoint para exemplificar uma resolução de expressão numérica. Estimule a conversa com boas perguntas como:
- Qual é a ordem de resolução numa expressão numérica?
- É importante utilizar parênteses?
- A ordem de resolução altera o valor final?
- Qual a diferença entre resolver 2+3x5 e (2+3)x5?
Ouça com atenção as respostas e anote-as para recuperá-las durante a discussão da atividade principal.
Atividade principal
A atividade principal consiste em um jogo. Proponha aos alunos o jogo "Quem tem Mais?". Nesta atividade, os alunos resolverão operações envolvendo números inteiros. Combine previamente o jogo com a turma e, usando um Podcast ou o recurso de áudio do Whatsapp, explique as regras do jogo e oriente os alunos a reproduzirem no caderno a tabela para o jogo.
No dia marcado, usando o recurso do aplicativo Zoom, divida os alunos em Breakout Rooms (salas para grupos menores dentro da chamada de vídeo) para que possam jogar em duplas.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. Retorne para a sala principal do Zoom e converse com os alunos sobre o jogo. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos que sugira aos alunos que, em um momento de descontração, joguem novamente o jogo da atividade principal com as famílias.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_04NUM10
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 07
AULA 09
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes