10832
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Jogo: Quem tem mais? (expressões com números inteiros)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Operações com números inteiros, expressão numérica com inteiros, regra de sinais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
-
Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom;
- Lápis de cor;
- Marcadores (feijão, milho, botão ou bolinha de papel);
- Tabuleiro e peças do jogo.

Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Podcast.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento.

Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Organize um encontro usando o Meet, Zoom ou grave um vídeo para a conversar com os alunos sobre a ordem de resolução de uma expressão numérica, algo já trabalhado desde o 5º ano do ensino fundamental. Relembre com os alunos cada etapa e, se necessário, dê alguns exemplos.

Use uma apresentação em Powerpoint para exemplificar uma resolução de expressão numérica. Estimule a conversa com boas perguntas como:
- Qual é a ordem de resolução numa expressão numérica?
- É importante utilizar parênteses?
 - A ordem de resolução altera o valor final?
- Qual a diferença entre resolver 2+3x5 e (2+3)x5?

Ouça com atenção as respostas e anote-as para recuperá-las durante a discussão da atividade principal.

Atividade principal
A atividade principal consiste em um jogo. Proponha aos alunos o jogo "Quem tem Mais?". Nesta atividade, os alunos resolverão operações envolvendo números inteiros. Combine previamente o jogo com a turma e, usando um Podcast ou o recurso de áudio do Whatsapp, explique as regras do jogo e oriente os alunos a reproduzirem no caderno a tabela para o jogo.

No dia marcado, usando o recurso do aplicativo Zoom, divida os alunos em Breakout Rooms (salas para grupos menores dentro da chamada de vídeo) para que possam jogar em duplas.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. Retorne para a sala principal do Zoom e converse com os alunos sobre o jogo. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos que sugira aos alunos que, em um momento de descontração, joguem novamente o jogo da atividade principal com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_04NUM10

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas