10831
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - A lógica espacial no mundo geométrico

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre pensamento matemático espacial.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Desenvolver aptidão para criar representações mentais a partir da figura ou da planificação de um sólido geométrico;

  • Ampliar a capacidade de visualizar e raciocinar considerando imagens em três dimensões.

  • Aprimorar o raciocínio espacial e reconhecer sua presença em ações cotidianas.




Conceito-chave

pensamento matemático espacial

Recursos necessários

  • Lápis.
  • papel.
  • Cola.
  • Tesoura
  • Borracha.
  • Materiais impressos.
  • Material para confecção dos sólidos geométricos.

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

raciocínio espacial, pensamento matemático espacial.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com a turma do objetivo.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Discuta com seus alunos sobre as características de um dado. Busque com essa informação verificar quais conhecimentos sobre o mesmo os alunos possuem sobre figuras não planas (esse diálogo permitirá revisar algumas habilidades já estudadas em séries anteriores, como a EF03MA17 e EF04MA16 que tratam do reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações: esfera, cilindro, cubo, pirâmides, prisma de base triangular, faces, arestas, vértices e planificação). Uma das ideias dessa discussão é levar o aluno a perceber a presença desses sólidos geométricos, representado em objetos, mas mostrar ao alunos que sua concepção está além do que pode ser observado superficialmente, por mera manipulação.

Propósito: Discutir sobre figuras não planas e suas características, levando o aluno a desenvolver seu raciocínio espacial.

Discuta com a turma: Além das perguntas propostas no slide, abaixo segue algumas perguntas que ajudarão na condução deste momento.

  • Como são enumeradas as faces de um cubo? E dos outros sólidos geométricos?
  • Qual a característica das faces de um poliedro?
  • O que são faces opostas? E quanto a faces não opostas, o que elas possuem em comum?

Planificação do Cubo

Planificação do Prisma

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula AQUECIMENTO

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Discuta com seus alunos sobre as características de um dado. Busque com essa informação verificar quais conhecimentos sobre o mesmo os alunos possuem sobre figuras não planas (esse diálogo permitirá revisar algumas habilidades já estudadas em séries anteriores, como a EF03MA14, EF03MA15 e EF04MA17 que tratam do reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações: esfera, cilindro, cubo, pirâmides, prisma de base triangular, faces, arestas, vértices e planificação). Uma das ideias dessa discussão é levar o aluno a perceber a presença desses sólidos geométricos, representado em objetos, mas mostrar ao alunos que sua concepção está além do que pode ser observado superficialmente, por mera manipulação.

Para obter a planificação do cubo, clique aqui e do prisma, clique aqui.

Propósito: Discutir sobre figuras não planas e suas características, levando o aluno a desenvolver seu raciocínio espacial.

Discuta com a turma: Além das perguntas propostas no slide, abaixo segue algumas perguntas que ajudarão na condução deste momento.

  • Como são enumeradas as faces de um cubo? E dos outros sólidos geométricos?
  • Qual a característica das faces de um poliedro?
  • O que são faces opostas? E quanto a faces não opostas, o que elas possuem em comum?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, esta atividade poderá ser apresentada, projetada ou impressa (para ter acesso a versão impressa, clique aqui). Leia a atividade com os alunos e discuta com eles sobre o que está sendo solicitado no problema. A primeira solução terá uma resposta igual para todos, pois já apresentou a disposição dos dados (para ter acesso a resolução deste problema , clique aqui ). A segunda apresentará diferentes resoluções, uma vez que caberá ao aluno determinar a tarefa a ser realizada com esses dados e como essas faces estarão numeradas. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou trios, para que juntos elaborem suas estratégias de resolução e comparem suas resoluções. Para possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos ao longo da atividade, consulte o Guia de Intervenção, clicando aqui.

Segue uma lista de atividades complementares (clique aqui) para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente. (clique aqui) para acessar a resolução destas atividades.

Propósito: Identificar a soma de valor máximo que os dados podem apresentar, desconsiderando as faces que não estarão visíveis.

Discuta com a turma:

  • O que caracteriza faces opostas e faces não opostas?
  • Se o problema não especificasse soma máxima, que outra forma poderia solicitar essa questão?
  • Houve alguma dificuldade na resolução desta atividade? Qual? Por quê?
  • O que esse tipo de atividade requer para ser resolvida?
  • Como foi pensar a atividade da gincana? O que foi mais trabalhoso?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (Slides 5 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos o conceito de Raciocínio Espacial. Mostre aos alunos que diariamente em situações distintas nos deparamos com situações como essas, em que necessitamos fazer o uso dessa capacidade de pensar mentalmente, sobre questões que envolvem o espaço, situações essas de estacionar um carro, andar em ruas e avenidas, o uso de objetos que lembram os sólidos geométricos em nossas casas, entre outras.

Propósito: Apresentar para a turma o conceito trabalhado na aula.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresentar uma síntese da aula, destacando os pontos principais.

Propósito: Retomar os conceitos abordados durante a aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Esta atividade pode ser apresentada na lousa, projetada ou impressa (para obter a versão impressa, clique aqui, e para ter acesso as resoluções propostas, clique aqui.) O ideal é que a atividade de raio x seja resolvida individualmente, pois espera-se verificar as suas aptidões dos alunos para criar e manipular representações mentais e visuais ao se trabalhar com figuras tridimensionais.

Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos em problemas sobre raciocínio espacial.

Discuta com a turma:

  • Após todas as discussões realizadas na aula de hoje, quais foram as ideias matemáticas que você aprendeu na aula de hoje?
  • Qual a diferença entre figuras bidimensionais e tridimensionais? Quais são essas dimensões?
  • Alguma informação que discutimos hoje você já tinha conhecimento? Acrescentou algo de diferente nos seus conhecimentos?
  • É mais fácil trabalhar com figuras bidimensionais ou tridimensionais? Por quê?

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com a turma do objetivo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Desenvolver aptidão para criar representações mentais a partir da figura ou da planificação de um sólido geométrico;

  • Ampliar a capacidade de visualizar e raciocinar considerando imagens em três dimensões.

  • Aprimorar o raciocínio espacial e reconhecer sua presença em ações cotidianas.




Conceito-chave

pensamento matemático espacial

Recursos necessários

  • Lápis.
  • papel.
  • Cola.
  • Tesoura
  • Borracha.
  • Materiais impressos.
  • Material para confecção dos sólidos geométricos.

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

raciocínio espacial, pensamento matemático espacial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Discuta com seus alunos sobre as características de um dado. Busque com essa informação verificar quais conhecimentos sobre o mesmo os alunos possuem sobre figuras não planas (esse diálogo permitirá revisar algumas habilidades já estudadas em séries anteriores, como a EF03MA17 e EF04MA16 que tratam do reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações: esfera, cilindro, cubo, pirâmides, prisma de base triangular, faces, arestas, vértices e planificação). Uma das ideias dessa discussão é levar o aluno a perceber a presença desses sólidos geométricos, representado em objetos, mas mostrar ao alunos que sua concepção está além do que pode ser observado superficialmente, por mera manipulação.

Propósito: Discutir sobre figuras não planas e suas características, levando o aluno a desenvolver seu raciocínio espacial.

Discuta com a turma: Além das perguntas propostas no slide, abaixo segue algumas perguntas que ajudarão na condução deste momento.

  • Como são enumeradas as faces de um cubo? E dos outros sólidos geométricos?
  • Qual a característica das faces de um poliedro?
  • O que são faces opostas? E quanto a faces não opostas, o que elas possuem em comum?

Planificação do Cubo

Planificação do Prisma

Slide Plano Aula
AQUECIMENTO

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Discuta com seus alunos sobre as características de um dado. Busque com essa informação verificar quais conhecimentos sobre o mesmo os alunos possuem sobre figuras não planas (esse diálogo permitirá revisar algumas habilidades já estudadas em séries anteriores, como a EF03MA14, EF03MA15 e EF04MA17 que tratam do reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações: esfera, cilindro, cubo, pirâmides, prisma de base triangular, faces, arestas, vértices e planificação). Uma das ideias dessa discussão é levar o aluno a perceber a presença desses sólidos geométricos, representado em objetos, mas mostrar ao alunos que sua concepção está além do que pode ser observado superficialmente, por mera manipulação.

Para obter a planificação do cubo, clique aqui e do prisma, clique aqui.

Propósito: Discutir sobre figuras não planas e suas características, levando o aluno a desenvolver seu raciocínio espacial.

Discuta com a turma: Além das perguntas propostas no slide, abaixo segue algumas perguntas que ajudarão na condução deste momento.

  • Como são enumeradas as faces de um cubo? E dos outros sólidos geométricos?
  • Qual a característica das faces de um poliedro?
  • O que são faces opostas? E quanto a faces não opostas, o que elas possuem em comum?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, esta atividade poderá ser apresentada, projetada ou impressa (para ter acesso a versão impressa, clique aqui). Leia a atividade com os alunos e discuta com eles sobre o que está sendo solicitado no problema. A primeira solução terá uma resposta igual para todos, pois já apresentou a disposição dos dados (para ter acesso a resolução deste problema , clique aqui ). A segunda apresentará diferentes resoluções, uma vez que caberá ao aluno determinar a tarefa a ser realizada com esses dados e como essas faces estarão numeradas. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou trios, para que juntos elaborem suas estratégias de resolução e comparem suas resoluções. Para possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos ao longo da atividade, consulte o Guia de Intervenção, clicando aqui.

Segue uma lista de atividades complementares (clique aqui) para que possa ser utilizada durante a aula, ou atividades para casa ou em um outro momento que julgar conveniente. (clique aqui) para acessar a resolução destas atividades.

Propósito: Identificar a soma de valor máximo que os dados podem apresentar, desconsiderando as faces que não estarão visíveis.

Discuta com a turma:

  • O que caracteriza faces opostas e faces não opostas?
  • Se o problema não especificasse soma máxima, que outra forma poderia solicitar essa questão?
  • Houve alguma dificuldade na resolução desta atividade? Qual? Por quê?
  • O que esse tipo de atividade requer para ser resolvida?
  • Como foi pensar a atividade da gincana? O que foi mais trabalhoso?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Explore as resoluções apresentadas pelos alunos. Caso alguma resolução se aproxime da solução exposta nos slides, não há necessidade de apresentação dos mesmos. Permita que alguns grupos exponham a maneira que resolveram a primeira pergunta, de onde partiram para iniciar a resolução, como montaram suas estratégias. Mostre que esta pergunta terá uma resposta única para todos, pois os dados já foram colocados na mesa e o cálculo solicitado. Na apresentação da segunda atividade haverá possibilidade de maiores discussões, uma vez que os alunos irão dispor os dados sobre a mesa da maneira que desejarem, apresentando assim, diferentes respostas para esta pergunta.

Propósito: Discutir as resoluções apresentadas pelos alunos e realizar diálogos sobre as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada por vocês para iniciar a resolução?
  • Conhecer o que são faces, vértices e arestas foi útil na resolução do problema?
  • Que outras propostas de atividades poderiam ser feitas, utilizando esses quatro dados sobre uma mesa?
  • Qual foi a parte que houve maior dificuldade?
  • O que você considera de diferente entre as letras a e b deste problema?
  • A pergunta b apresenta apenas uma maneira de resolução? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos o conceito de Raciocínio Espacial. Mostre aos alunos que diariamente em situações distintas nos deparamos com situações como essas, em que necessitamos fazer o uso dessa capacidade de pensar mentalmente, sobre questões que envolvem o espaço, situações essas de estacionar um carro, andar em ruas e avenidas, o uso de objetos que lembram os sólidos geométricos em nossas casas, entre outras.

Propósito: Apresentar para a turma o conceito trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresentar uma síntese da aula, destacando os pontos principais.

Propósito: Retomar os conceitos abordados durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Esta atividade pode ser apresentada na lousa, projetada ou impressa (para obter a versão impressa, clique aqui, e para ter acesso as resoluções propostas, clique aqui.) O ideal é que a atividade de raio x seja resolvida individualmente, pois espera-se verificar as suas aptidões dos alunos para criar e manipular representações mentais e visuais ao se trabalhar com figuras tridimensionais.

Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos em problemas sobre raciocínio espacial.

Discuta com a turma:

  • Após todas as discussões realizadas na aula de hoje, quais foram as ideias matemáticas que você aprendeu na aula de hoje?
  • Qual a diferença entre figuras bidimensionais e tridimensionais? Quais são essas dimensões?
  • Alguma informação que discutimos hoje você já tinha conhecimento? Acrescentou algo de diferente nos seus conhecimentos?
  • É mais fácil trabalhar com figuras bidimensionais ou tridimensionais? Por quê?

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano