Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Objetivos específicos
Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
Conceito-chave
Construção de gráficos com tecnologia.
Recursos necessários
- Atividades principal e de Raio X impressas
- Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Retome o conceito de gráficos e a sua importância com os alunos. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.
Propósito: Retomar conceito de gráficos e sua importância.
Discuta com a turma:
- Como ela deve construir esse gráfico?
- Há outras maneiras dela construir? Quais?
- Você conhece alguma maneira tecnológica de construir gráficos? Qual? E você sabe usar?
- Qual é a importância de se usar tecnologia para essas construções?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min.
Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.
Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
- Por que você escolheu esse gráfico?
- O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min.
Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.
Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
- Por que você escolheu esse gráfico?
- O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 min.
Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.
Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
- Por que você escolheu esse gráfico?
- O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Painel de Solução
Tempo sugerido: 25 min
Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
- Há outra forma de construir?
- O que você observa neste gráfico está completo?
- Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo
Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que entenderam da aula de hoje?
- Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Imprimir para seus alunos aqui e acesse a resolução da atividade aqui.
Aqui você pode acessar atividades complementares que você pode utilizar com tarefa ou como atividade em classe. E aqui você pode acessar a resolução das mesmas.
Discuta com a turma:
- Qual foi o motivo da escolha desse gráfico?
- Qual a vantagem da construção em planilhas em relação a construção manual?
- Você conseguiria fazer um gráfico a mão com essas porcentagens? Por quê?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_24PES02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Meet, Google Sala de aula
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Organize um fórum: verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Para dar continuidade à discussão do momento anterior, compartilhe com os alunos o slide do Raio X e o gráfico que está no material do Raio X, e peça que eles resolvam a atividade proposta. Caso sua aula seja síncrona e os alunos disponham de WhatsApp, organize os alunos em quartetos e peça que façam uma videochamada de grupo para resolverem juntos a atividade. Oriente-os que após 10 minutos eles voltarão para o grande grupo onde vocês farão a discussão das soluções da atividade, que é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guia-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Objetivos específicos
Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
Conceito-chave
Construção de gráficos com tecnologia.
Recursos necessários
- Atividades principal e de Raio X impressas
- Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).