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Plano de aula - Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Construção de gráficos com tecnologia.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos específicos

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)

Conceito-chave

Construção de gráficos com tecnologia.

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Retome o conceito de gráficos e a sua importância com os alunos. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.

Propósito: Retomar conceito de gráficos e sua importância.

Discuta com a turma:

  • Como ela deve construir esse gráfico?
  • Há outras maneiras dela construir? Quais?
  • Você conhece alguma maneira tecnológica de construir gráficos? Qual? E você sabe usar?
  • Qual é a importância de se usar tecnologia para essas construções?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Painel de Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Encerramento select-down

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?

Raio X select-down

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Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Imprimir para seus alunos aqui e acesse a resolução da atividade aqui.

Aqui você pode acessar atividades complementares que você pode utilizar com tarefa ou como atividade em classe. E aqui você pode acessar a resolução das mesmas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o motivo da escolha desse gráfico?
  • Qual a vantagem da construção em planilhas em relação a construção manual?
  • Você conseguiria fazer um gráfico a mão com essas porcentagens? Por quê?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos específicos

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)

Conceito-chave

Construção de gráficos com tecnologia.

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Retome o conceito de gráficos e a sua importância com os alunos. Faça uma discussão coletiva e anote as observações da turma no quadro para melhor visualização.

Propósito: Retomar conceito de gráficos e sua importância.

Discuta com a turma:

  • Como ela deve construir esse gráfico?
  • Há outras maneiras dela construir? Quais?
  • Você conhece alguma maneira tecnológica de construir gráficos? Qual? E você sabe usar?
  • Qual é a importância de se usar tecnologia para essas construções?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min.

Orientação: Para essa atividade você deverá reservar a sala de informática previamente com a direção da escola e verificar se nos computadores têm alguma ferramenta de construção de planilhas e gráficos como Excel (Office), Calc (Br Office) ou planilhas do Google Drive (caso tenha dificuldades com essas ferramentas no guia de intervenções possui sugestões de materiais para ajudá-lo). Organize a turma em equipes de 2 a 4 pessoas por máquina a menor quantidade possível de acordo a quantidade de máquinas disponível na escola. Distribua cópias da atividade disponível aqui para as equipes e oriente que leiam com atenção e tomem nota de suas observações sobre a atividade. Circule pela sala enquanto resolvem e ajude-os com as ferramentas do software, e caso tenha alguma dificuldade consulte o guia de intervenções disponível aqui e a resolução da atividade disponível aqui.

Propósito: Construir e interpretar gráficos com o uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que é para fazer na questão? Me explique com suas palavras.
  • Por que você escolheu esse gráfico?
  • O que temos que colocar para que o gráfico fique completo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os. Obs.: Na notícia fala entre 80% e 90%, logo qualquer valor que esteja neste intervalo deverá ser validado.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 25 min

Orientação: Esse momento é para que os alunos apresentem suas observações sobre a resolução da atividade proposta. Peça para que alguns dos grupos que você observou apresente para turma as estratégias utilizadas por eles para a resolução do problema. Para melhor visualização da turma ensine os alunos a salvar os arquivos e projete-os. Peça para que eles anotem no quadro as observações principais para discussão coletiva. Priorize as estratégias utilizadas pela turma, caso ela tenha alguma estratégia semelhante aos slides não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Como você construiu seu gráfico? Por que você fez assim?
  • Há outra forma de construir?
  • O que você observa neste gráfico está completo?
  • Qual é a vantagem de se usar planilha para construir os gráficos?

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?
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Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Imprimir para seus alunos aqui e acesse a resolução da atividade aqui.

Aqui você pode acessar atividades complementares que você pode utilizar com tarefa ou como atividade em classe. E aqui você pode acessar a resolução das mesmas.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o motivo da escolha desse gráfico?
  • Qual a vantagem da construção em planilhas em relação a construção manual?
  • Você conseguiria fazer um gráfico a mão com essas porcentagens? Por quê?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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