Plano de Aula

Plano de aula: Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos específicos

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)

Conceito-chave

Construção de gráficos com tecnologia.

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA