Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Mãos à obra: construindo gráficos de setores.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprendendo com gráficos de setores
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA07 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Objetivos específicos
Construir gráfico de setores manualmente.
Conceito-chave
Construção de gráficos de setores, ângulos e proporcionalidade.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa, papel, lápis, borracha, transferidor e compasso.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir gráfico de setores manualmente.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que, independente do tamanho do objeto, a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.
Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
- O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
- Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.
Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
- O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
- Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.
Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
- O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
- Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.
Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
- O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
- Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.
Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.
Discuta com a turma:
- Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
- O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
- Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.
Discuta com a turma:
- Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
- Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
- Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.
Discuta com a turma:
- Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
- Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
- Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.
Discuta com a turma:
- Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
- Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
- Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.
Discuta com a turma:
- Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
- Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
- Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
- A medida do raio interfere na medida dos setores?
- Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
- A medida do raio interfere na medida dos setores?
- Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades.
Propósito: Revisar os conhecimentos para desenhar gráficos de setores.
Discuta com a turma:
- Quais as vantagens de um gráfico de setores?
- Como determinar a medida de um setor a partir de um valor percentual?
- Quais perguntas poderiam ser feitas em sala, de modo a representarmos os dados obtidos em um gráfico de setores?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Destaque o uso de gráficos pela mídia e a facilidade em comparar valores em gráficos de setores.
Atividade raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos em setores.
Discuta com a turma:
- O número absoluto de pessoas com deficiência no Brasil influencia na construção do gráfico?
- No gráfico qual a representação do percentual de 23,92%?
- Seria possível utilizar o gráfico de setores se trocasse as regiões pelos estados do Brasil?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_27PES02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- Compasso
- Transferidor
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Vídeo: “Construindo gráfico de setor e analisando dados” - Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/EC6td8l4yU4 acesso em: 05 de jul de 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do whatsapp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. A atividade pede aos alunos que usem compasso e transferidor para a construção do gráfico de setores. Caso o aluno não tenha esses materiais disponíveis, oriente-os a usar o Excel para a construção do gráfico. Grave um pequeno tutorial orientando os alunos a usarem essa ferramenta. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Sistematização
Sugira a visualização do vídeo “Construindo gráfico de setor e analisando dados” - Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/EC6td8l4yU4 acesso em: 05 de jul de 2020.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA07 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Objetivos específicos
Construir gráfico de setores manualmente.
Conceito-chave
Construção de gráficos de setores, ângulos e proporcionalidade.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa, papel, lápis, borracha, transferidor e compasso.