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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Mãos à obra: construindo gráficos de setores.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Construir gráfico de setores manualmente.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA07 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Construir gráfico  de setores manualmente.

Conceito-chave

Construção de gráficos de setores, ângulos e proporcionalidade.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa, papel, lápis, borracha, transferidor e compasso.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que, independente do tamanho do objeto, a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
  • A medida do raio interfere na medida dos setores?
  • Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
  • A medida do raio interfere na medida dos setores?
  • Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades.

Propósito: Revisar os conhecimentos para desenhar gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • Quais as vantagens de um gráfico de setores?
  • Como determinar a medida de um setor a partir de um valor percentual?
  • Quais perguntas poderiam ser feitas em sala, de modo a representarmos os dados obtidos em um gráfico de setores?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque o uso de gráficos pela mídia e a facilidade em comparar valores em gráficos de setores.

Atividade raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • O número absoluto de pessoas com deficiência no Brasil influencia na construção do gráfico?
  • No gráfico qual a representação do percentual de 23,92%?
  • Seria possível utilizar o gráfico de setores se trocasse as regiões pelos estados do Brasil?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA07 Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Construir gráfico  de setores manualmente.

Conceito-chave

Construção de gráficos de setores, ângulos e proporcionalidade.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa, papel, lápis, borracha, transferidor e compasso.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que, independente do tamanho do objeto, a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos objetos circulares para mostrar que independente do tamanho do objeto a medida da circunferência sempre será 360°. Pergunte se algum aluno tem um relógio analógico, ou utilize um relógio de parede para ilustrar diferentes ângulos formados pelo movimento dos ponteiros. Relacione os ângulos formados pelos ponteiros com a medida dos setores em um gráfico circular.

Propósito: Relacionar ângulos formados pelos ponteiros do relógio com setores de um gráfico circular.

Discuta com a turma:

  • Qual o movimento realizado pelos ponteiros de um relógio?
  • O ângulo formado pelos ponteiros do relógio, no momento da aula, é maior ou menor que 90°?
  • Dois relógios, um com os ponteiros girando no sentido horário e outro no sentido anti-horário formam ângulos iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Construir gráfico de setores manualmente.

Discuta com a turma:

  • Os valores absolutos na tabela são suficientes para construir o gráfico de setores?
  • Quais estratégias podem ser usadas para encontrar os percentuais de cada categoria?
  • Qual relação entre os valores percentuais e os setores do gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
  • A medida do raio interfere na medida dos setores?
  • Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Oriente os alunos em relação ao uso do compasso e transferidor. Peça que se organizem em duplas para que leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Apresentar a solução da questão e comparar formas de construção de gráfico de setores utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais os comprimentos do raio determinado pelos dois braços do compasso?
  • A medida do raio interfere na medida dos setores?
  • Quais estratégias foram utilizadas para marcar os ângulos de cada setor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, destaque que os gráficos de setores, circulares ou de pizza, são representados por um círculo cuja área é dividida em regiões proporcionais a determinadas quantidades.

Propósito: Revisar os conhecimentos para desenhar gráficos de setores.

Discuta com a turma:

  • Quais as vantagens de um gráfico de setores?
  • Como determinar a medida de um setor a partir de um valor percentual?
  • Quais perguntas poderiam ser feitas em sala, de modo a representarmos os dados obtidos em um gráfico de setores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque o uso de gráficos pela mídia e a facilidade em comparar valores em gráficos de setores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos em setores.

Discuta com a turma:

  • O número absoluto de pessoas com deficiência no Brasil influencia na construção do gráfico?
  • No gráfico qual a representação do percentual de 23,92%?
  • Seria possível utilizar o gráfico de setores se trocasse as regiões pelos estados do Brasil?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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