10828
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Média e amplitude: medidas que se complementam

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Média aritmética e amplitude

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Amélia Escaleira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre a média e a amplitude em situações problema.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1º grau.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discutir a relação entre a média aritmética e a amplitude dos dados em questão.

Orientações: Inicie a aula pedindo para que dois alunos leiam o diálogo inicial do slide. Avalie junto a eles os dados apresentados na tabela. Faça os seguintes questionamentos: “Quantas notas superiores a 5 você encontra na tabela?”,”Elas são a maioria?”, “Será que o cálculo feito pelo aluno fez está errado?”. Peça que eles justifiquem a surpresa da professora. Discuta com eles o conceito de média, como é realizado seu cálculo e refaça junto com a turma o cálculo da média das notas dessa turma. Ressalte que nem sempre a média é uma boa representação dos dados.

Discuta com a turma:

  • Qual a seu entendimento quando a mãe do aluno diz que a média da turma foi 5,0?
  • O que você observou nessas notas? O que fez com que a média apresentasse um bom resultado?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existência entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?

Discussão das Soluções (slide 7 ao 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Destacar a importância da amplitude dos dados em uma análise estatística usando a média aritmética como medida de tendência central.

Orientações: Encerre a atividade pedindo para um aluno fazer a leitura do texto. Ressalte novamente a importância da amplitude na avaliação da média e proponha aos alunos que eles citem diferentes exemplos onde a média não é representativa de um conjunto de dados. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam sobre estabelecer relações entre a média e a amplitude de dados e com isso tomar decisões.

Orientações: Peça que um aluno leia o problema e pergunte a eles o que compreenderam do questionamento feito. Ressalte que os cálculos matemáticas podem ser úteis na resolução de algumas situações do dia a dia. Peça que eles resolvam individualmente a atividade e justifiquem sua resposta. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos (download desta atividade para imprimir aqui e sua resolução acesse aqui).

Discuta com a turma:

  • A média precisa sempre coincidir com uma dos valores dos dados apresentados?
  • Como foi seu raciocínio para decidir qual o jogador que irá patrocinar?
  • Você acha que algum outro parâmetro, além dos pontos obtidos nos últimos jogos, possa influenciar na sua decisão?
  • O que você acha que pode alterar o desempenho de um jogador?

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Aqui você encontra algumas possíveis soluções para a Atividade Complementar.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre a média e a amplitude em situações problema.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1º grau.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discutir a relação entre a média aritmética e a amplitude dos dados em questão.

Orientações: Inicie a aula pedindo para que dois alunos leiam o diálogo inicial do slide. Avalie junto a eles os dados apresentados na tabela. Faça os seguintes questionamentos: “Quantas notas superiores a 5 você encontra na tabela?”,”Elas são a maioria?”, “Será que o cálculo feito pelo aluno fez está errado?”. Peça que eles justifiquem a surpresa da professora. Discuta com eles o conceito de média, como é realizado seu cálculo e refaça junto com a turma o cálculo da média das notas dessa turma. Ressalte que nem sempre a média é uma boa representação dos dados.

Discuta com a turma:

  • Qual a seu entendimento quando a mãe do aluno diz que a média da turma foi 5,0?
  • O que você observou nessas notas? O que fez com que a média apresentasse um bom resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.

Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Discuta com a turma:

  • Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
  • Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existência entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.

Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
  • Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
  • Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Destacar a importância da amplitude dos dados em uma análise estatística usando a média aritmética como medida de tendência central.

Orientações: Encerre a atividade pedindo para um aluno fazer a leitura do texto. Ressalte novamente a importância da amplitude na avaliação da média e proponha aos alunos que eles citem diferentes exemplos onde a média não é representativa de um conjunto de dados. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam sobre estabelecer relações entre a média e a amplitude de dados e com isso tomar decisões.

Orientações: Peça que um aluno leia o problema e pergunte a eles o que compreenderam do questionamento feito. Ressalte que os cálculos matemáticas podem ser úteis na resolução de algumas situações do dia a dia. Peça que eles resolvam individualmente a atividade e justifiquem sua resposta. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos (download desta atividade para imprimir aqui e sua resolução acesse aqui).

Discuta com a turma:

  • A média precisa sempre coincidir com uma dos valores dos dados apresentados?
  • Como foi seu raciocínio para decidir qual o jogador que irá patrocinar?
  • Você acha que algum outro parâmetro, além dos pontos obtidos nos últimos jogos, possa influenciar na sua decisão?
  • O que você acha que pode alterar o desempenho de um jogador?

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Aqui você encontra algumas possíveis soluções para a Atividade Complementar.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano