Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: PoligoMarcas
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
- Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
- Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
- Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
- Pontuar características do círculo e da circunferência, e da inscrição e circunscrição de polígonos.
Conceito-chave
Círculo, circunferência e polígonos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador e impressora;
- Internet;
- Material de desenho para quadro (compasso, esquadro, transferidor, régua);
- Atividades impressas (principal, como uma cópia por grupo, e raio x, com uma cópia por estudante);
- Datashow (opcional).
.
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Papel;
- Canetas esferográficas ou hidrográficas coloridas;
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Transferidor;
- Régua;
- Esquadro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
- Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
- Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
- Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
- Pontuar características do círculo e da circunferência, e da inscrição e circunscrição de polígonos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 3, 4 e 5)
Orientação:
Utilize os slides 3, 4 e 5 como recurso motivador às reflexões acerca das características básicas de um círculo e de uma circunferência, sua distinção, seus elementos (raio, diâmetro e centro) e das propriedades de inscrição e circunscrição com polígonos. Se necessário, complemente com desenho no quadro. Busque garantir que todos saibam (relembrem) o que são círculo e circunferência, sua distinção e os elementos comuns, raio, diâmetro e centro, e o que são inscrição e circunscrição. Abaixo, veja sugestões de intervenções em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Busque dividir o tempo da retomada em aproximadamente 4 minutos para a mediação de cada slide.
Mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.
Propósito: Retomar o conhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-, relacionando-o com os polígonos, pela inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma (Respostas entre parênteses):
Slide 3 - Foco na distinção entre círculo e circunferência: Utilize o slide 3 como recurso motivador; peça para os estudantes analisarem, silenciosamente, o slide; depois, utilize as “falas” para puxar a discussão, ponderando as mais relevantes ao contexto:
- Que diferenças você percebe entre imagens do círculo e da circunferência? (A circunferência não é preenchida por pontos ou cheia e o círculo é).
- Sobre a circunferência, o que você entende por “todos os pontos ficam a uma mesma distância do centro?” (Só há pontos na linha que fecha a figura).
- Você pode me dizer o nome do ponto que representa o centro da figura maior? (Centro)
- A figura maior possui diversos pontos, no seu contorno, como os pontos B, C e D destacados. Para a garota de rosa, esses “pontos ficam a uma mesma distância do centro A”. Se eu marcar mais pontos no contorno desta figura, qual você acha que deve ser a distância desses pontos até o centro A? (A mesma distância que todos os pontos marcados, não varia).
- Como se chama o conjunto de todos os pontos do contorno, dessas figuras? (Circunferência).
- E se a parte limitada pelo contorno - ou pela circunferência - for toda preenchida com muitos pontos, como os pontos M, N e O, destacados, como se chamaria a nova figura geométrica? (Círculo).
- O que você entende desta fala da garota de calça: “O círculo reúne a circunferência e todos os pontos dentro dela”? (Que o círculo tem os pontos da linha que o cerca, que é a circunferência, e do plano fechado pela linha).
- Imagine 2 coisas que apresentem a imagem de uma circunferência e de um círculo. (Circunferência: roda, brinco de aro, anel, etc. Círculo: biscoito, moeda, tampa plana, etc.) Por quê? Porque a roda, o aro, o anel não são preenchidos e os demais são).
- Vamos viajar um pouquinho? Imagine uma lente de vidro totalmente transparente, contornada por um aro de metal dourado. A lente lhe remete à ideia de círculo ou de circunferência? (Círculo). Por quê? (Porque, embora transparente, seus pontos do plano estão no vidro da lente).
- Por que as figuras estão à frente das mãos das duas garota, mas conseguimos ver a mão da garota de vestido e não conseguimos ver a da de calça? (Porque a garota de vestido mostra uma circunferência e a de calça, um círculo).
Retomada
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 3.4 e 5)
Orientação:
Utilize os slides 3, 4 e 5 como recurso motivador às reflexões acerca das características básicas de um círculo e de uma circunferência, sua distinção, seus elementos (raio, diâmetro e centro) e das propriedades de inscrição e circunscrição com polígonos. Se necessário, complemente com desenho no quadro. Busque garantir que todos saibam (relembrem) o que são círculo e circunferência, sua distinção e os elementos comuns, raio, diâmetro e centro, e o que são inscrição e circunscrição. Abaixo, veja sugestões de intervenções em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Busque dividir o tempo da retomada em aproximadamente 4 minutos para a mediação de cada slide.
Mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.
Propósito: Retomar o conhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-, relacionando-o com os polígonos, pela inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma (Respostas entre parênteses):
Slide 4 - Foco nos elementos do círculo e circunferência, centro, raio e diâmetro: utilize o slide 4 como recurso motivador. Peça para os estudantes analisarem-no silenciosamente depois, utilize as “falas” para a discussão, ponderando as mais relevantes:
- Na figura geométrica, você pode mostrar o centro? (Exatamente no meio, o ponto A).
- Ainda nesta figura, você pode desenhar um segmento de reta que vá do centro à circunferência? (Os raios, ou os segmentos AC, AB e AD). Pode desenhar outro? (Deve ser desenhado qualquer outro raio).
- Como se chamam estes segmentos? (Raios)
- Se você desenhar 2 raios, cada um indo a um ponto oposto da circunferência, o que você traçou? (um diâmetro).
- Como você definiria um diâmetro? (Maior segmento de reta que corta a circunferência ou segmento de reta que corta a circunferência passando pelo seu centro). E um raio? (Segmento de reta que vai do centro a qualquer ponto da circunferência ou metade de um diâmetro).
- Há alguma relação entre diâmetro e raio? (Sim) Qual? (O diâmetro mede o dobro do raio).
- Por que o diâmetro é o maior segmento a cortar um círculo ou uma circunferência? (Porque ele passa pelo centro da circunferência ou círculo).
- Se você fizer um segmento de um lado a outro da circunferência, mas que não passe pelo centro, esse segmento pode ser chamado de diâmetro? (Não). Por quê? (Porque ele não é o maior segmento a cortar a figura, o diâmetro passa pelo centro).
- Imagine um círculo com 10 cm de diâmetro, qual seria o valor da medida do seu raio? (5 cm).
- Imagine uma circunferência com 8 m de raio, qual seria o valor do seu diâmetro? (16 cm).
- Se o raio de uma bicicleta mede 25 cm, qual o diâmetro da circunferência que representa a sua roda? (50 cm).
- Se um espelho redondo tem 70 cm de raio, qual o diâmetro da moldura que devo comprar? (140 cm ou 1,4 m).
Retomada
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 3, 4 e 5)
Orientação:
Utilize os slides 3, 4 e 5 como recurso motivador às reflexões acerca das características básicas de um círculo e de uma circunferência, sua distinção, seus elementos (raio, diâmetro e centro) e das propriedades de inscrição e circunscrição com polígonos. Se necessário, complemente com desenho na lousa. Busque garantir que todos saibam (relembrem) o que são círculo e circunferência, sua distinção e os elementos comuns, raio, diâmetro e centro, e o que são inscrição e circunscrição. Abaixo, veja sugestões de intervenções em Discuta com a turma, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Busque dividir o tempo da retomada em aproximadamente 4 minutos para a mediação de cada slide.
Mais questões provocadoras, acesse o Guia de Intervenções.
Propósito: Retomar o conhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-, relacionando-o com os polígonos, pela inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma (respostas entre parênteses):
Slide 5 - Foco na relação de circunscrição e inscrição entre polígonos e circunferência. Uma sugestão de mediação, tendo o slide 5 como recurso motivador, é pedir para que os estudantes analisem o slide para puxar a discussão, a exemplo de:
- Por que a garota de vestido afirma que os dois colegas estão certos quanto à composição amarela do hexágono e circunferência? (Porque depende do ponto de vista de quem está analisando: o hexágono está circunscrito e a circunferência, inscrita).
- Qual das figuras está inscrita na outra? (Circunferência) Por quê? (Porque está dentro a circunferência, os lados do hexágono tangenciam a circunferência).
- Qual das figuras está circunscrita à outra, isto é, circunscreve a outra? (O hexágono). Por quê? (Porque o hexágono está por fora da circunferência ou porque seus lados tangenciam a circunferência).
- E a composição azul? Qual a figura inscrita e qual a circunscrita? (O círculo está circunscrito e o hexágono, inscrito).
- Por que todos os lados de um polígono circunscrito a uma circunferência são tangentes a ela? (Porque tocam a circunferência em apenas um ponto).
- Por que os vértices de um polígono inscrito em uma circunferência são pontos dela? (Porque seus vértices entram a circunferência, fazendo parte dela também).
- Como você definiria, com suas palavras, a inscrição de um polígono em uma circunferência? (Um polígono está inscrito quando está dentro da circunferência e seus vértices são pontos da circunferência).
- Como você definiria, com suas palavras, a inscrição de uma circunferência em um polígono? (Uma circunferência está inscrita, quando está dentro de um polígono, cujos lados a tangenciam).
- Como você definiria, com suas palavras, a circunscrição de um polígono a uma circunferência? (Um polígono está circunscrito, quando está por fora da circunferência e seus lados a tangenciam).
- Como você definiria, com suas palavras, a circunscrição de uma circunferência a um polígono? (Uma circunferência está circunscrita, quando está por fora do polígono, cujos vértices, também, são pontos da circunferência).
- O que significa dizer que uma circunferência circunscreve um pentágono? (Que todos os vértices do pentágono são, também, pontos da circunferência). Pode desenhar?
- O que significa dizer que uma circunferência está inscrita em um triângulo? (Que todos os lados do triângulo tangenciam a circunferência dentro dele). Pode desenhar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 44 minutos.(slides 6, 7 e 8)
Orientações:
- Informe que a atividade de grupo será de criação de uma marca para uma empresa fictícia, pedindo para os estudantes lerem o slide 6; em seguida, faça mediações sobre o diálogo do slide de modo que todos entendam que desenvolverão uma atividade coletiva e colaborativa, envolvendo a criação de uma marca com geometria, para uma empresa fictícia escolhida por eles.
- Não exceda 2 minutos nessa provocação para a Atividade Principal, contemplada no slide 6.
- Em seguida, fazendo referências ao slide anterior, vá para o slide 7 e apresente as dicas que podem contribuir para que a equipe da empresa de robôs (slide 6) construa a marca da empresa, associando-as à imagem do slide e ao conteúdo da Retomada; se necessário, complemente com o quadro.
- Não estenda mais de 4 minutos para apresentar e discutir este slide.
- Vá para o slide 8 e peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o conteúdo do slide.
- Tomando como base a atividade principal na íntegra, pontue as duas etapas previstas, explicando que: eles devem escolher um tipo de empresa e o seu nome, inicialmente, e que na atividade impressa que cada grupo recebeu, eles encontrarão exemplos; e, posteriormente, devem produzir uma marca para essa empresa entrar em uma concorrência de marcas, que serão veiculadas em um horário nobre de TV, e que a marca deve ter, obrigatoriamente, uma composição de inscrição e/ou circunscrição com polígonos regulares e circunferências.
- Explique que na marca deve ter pelo menos um polígono e pelo menos uma circunferência e que todas as informações sobre a geometria nela envolvida devem ser descritas por eles, informando que a tabela apresentada no slide é pertinente à atividade e deve ser preenchida.
- Informe sobre a importância de detalhar bem a descrição pois, a marca que concorrerá com outras grandes marcas, para ser veiculada na TV, será apresentada no momento posterior, em Discussão das soluções.
- Na aula anterior a este plano, solicite que todos tragam os materiais listados na atividade, especialmente o material de desenho.
- Imprima, previamente, a Atividade Principal, em um número mínimo de 1 cópia para cada grupo.
- Considere as Atividades Complementares para você ver mais sobre desenho de polígonos e inscrição e circunscrição:
- Veja em Discuta com a turma, abaixo, questões interventivas para o slide 6, 7 e 8, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Propósito: Criar marcas para empresa fictícias, inscrever e circunscrever polígonos regulares, identificando seus elementos.
Discuta com a turma (respostas entre parênteses):
Slide 6
- Você sabe o que é uma marca? Já percebeu que muitas marcas usam a geometria? Pode mencionar alguma?
- No slide, o garoto fala que vai “esboçar um triângulo e um pentágono inscritos em uma circunferência”. De que modo ele poderá fazer a inscrição dos 2 polígonos ao mesmo tempo? (Ele teria que compor ambos os polígonos dentro da circunferência, de modo que os vértices do triângulo e do pentágono fossem, também, pontos da circunferência). Pode fazer um esboço?
- O que significa dizer que um polígono está inscrito? (Que os seus vértices são pontos da circunferência).
- Quando um polígono está inscrito em uma circunferência, como está a circunferência em relação ao polígono? (A circunferência está circunscrita ao polígono).
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 44 minutos.(slides 6, 7 e 8)
Orientações:
- Informe que a atividade de grupo será de criação de uma marca para uma empresa fictícia, pedindo para os estudantes lerem o slide 6; em seguida, faça mediações sobre o diálogo do slide de modo que todos entendam que desenvolverão uma atividade coletiva e colaborativa, envolvendo a criação de uma marca com geometria, para uma empresa fictícia escolhida por eles.
- Não exceda 2 minutos nessa provocação para a Atividade Principal, contemplada no slide 6.
- Em seguida, fazendo referências ao slide anterior, vá para o slide 7 e apresente as dicas que podem contribuir para que a equipe da empresa de robôs (slide 6) construa a marca da empresa, associando-as à imagem do slide e ao conteúdo da Retomada; se necessário, complemente com o quadro.
- Não estenda mais de 4 minutos para apresentar e discutir este slide.
- Vá para o slide 8 e peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o conteúdo do slide.
- Tomando como base a atividade principal na íntegra, pontue as duas etapas previstas, explicando que: eles devem escolher um tipo de empresa e o seu nome, inicialmente, e que na atividade impressa que cada grupo recebeu, eles encontrarão exemplos; e, posteriormente, devem produzir uma marca para essa empresa entrar em uma concorrência de marcas, que serão veiculadas em um horário nobre de TV, e que a marca deve ter, obrigatoriamente, uma composição de inscrição e/ou circunscrição com polígonos regulares e circunferências.
- Explique que na marca deve ter pelo menos um polígono e pelo menos uma circunferência e que todas as informações sobre a geometria nela envolvida devem ser descritas por eles, informando que a tabela apresentada no slide é pertinente à atividade e deve ser preenchida.
- Informe sobre a importância de detalhar bem a descrição pois, a marca que concorrerá com outras grandes marcas, para ser veiculada na TV, será apresentada no momento posterior, em Discussão das soluções.
- Na aula anterior a este plano, solicite que todos tragam os materiais listados na atividade, especialmente o material de desenho.
- Imprima, previamente, a Atividade Principal, em um número mínimo de 1 cópia para cada grupo.
- Considere as Atividades Complementares para você ver mais sobre desenho de polígonos e inscrição e circunscrição:
- Veja em Discuta com a turma, abaixo, questões interventivas para o slide 6, 7 e 8, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Propósito:Criar marcas para empresa fictícias, inscrever e circunscrever polígonos regulares, identificando seus elementos.
Discuta com a turma (respostas entre parênteses):
Slide 7
- Você pode me mostrar o raio da circunferência?
- O que é um raio de circunferência, com suas palavras? (Segmento de reta que liga o centro a qualquer ponto da circunferência).
- Que polígono está inscrito na composição amarela? (Hexágono). Quantos vértices ele tem? (6).
- Pode me mostrar os segmentos de retas que ligam o centro deste polígono até seus vértices?
- Neste caso, quantos segmentos de reta como este tem o polígono da composição amarela? (6, pois tem 6 vértices).
- Como está o polígono, na composição vermelha? (Circunscrito). Por quê? (Porque seus lados tangenciam a circunferência).
- Quantos lados tem esse polígono? (6).
- O que você entende por ponto médio de um segmento de reta? (É o ponto que fica exatamente no meio do segmento). Pode desenhar ou me mostrar, em uma dessas composições?
- Se o polígono circunscrito tiver 5 lados, quantos pontos médios há em cada lado? (5). E se tivesse 7 lados? (7). E 10, 8? (8, 10).
- Se o polígono circunscrito tem 5 lados, quantos raios da circunferência têm o mesmo tamanho do segmento que liga o centro do polígono aos pontos médios dos seus lados? (5). E se tivesse 6 lados? (6). E 12? (12).
- Na composição vermelha, a medida do raio da circunferência também é a mesma do segmento de reta que liga o centro do polígono a cada um dos seus vértices? (Não) Qual a diferença? (Como a circunferência está inscrita, a medida dos seus raios é a mesma do segmento de reta que liga o centro ao ponto médio de cada lado do polígono).
- Com o transferidor, você pode me mostrar que a circunferência tem mesmo 360º? Poderia haver um círculo com ângulo maior ou menor que 360º? (Não, sempre será 360º).
- Se eu quero inscrever ou circunscrever um polígono regular em uma circunferência, e esse polígono tem 6 lados, quantos vértices e quantos ângulos ele tem? (6). E se ele tivesse 8 lados? (8). E 10? (10).
- Se eu quero inscrever ou circunscrever um polígono regular em uma circunferência, e esse polígono tem 6 ângulos, em quantos ângulos a circunferência teria que ser dividida? (6).
- Você pode me explicar a divisão sugerida de 360 por 6, com base neste slide? (Tratando-se de um hexágono, a divisão deve ser por 6).
- E se não fosse um hexágono, o que mudaria nessa divisão? (A base seria outra, considerando o número de ângulos do polígono). Se fosse um octógono? (8) E um pentágono? (5).
Slide 8
- Pode me dar um exemplo de um tipo de empresa que você conhece? Pode me dar outros?
- Você pode me mostrar algum produto e sua marca? Há outros aqui na sala? (Qualquer produto e sua marca, como uma caneta, lápis, armário, caderno, roupa, etc.)
- Você poderia me explicar quando um polígono se diz inscrito em uma circunferência? (Ele está dentro e seus vértices são pontos da circunferência). E circunscrito? (Ele fica fora e seus lados tangenciam a circunferência).
- Você poderia me explicar quando uma circunferência se diz inscrita em um polígono? (Ela está dentro e os lados do polígono a tangenciam). E circunscrita? (Ela está por fora e os vértices do polígono são pontos desta circunferência).
- Em uma composição de um polígono inscrito ou circunscrito, é possível identificar que elementos do polígono e da circunferência? (lados, ângulos, raio, diâmetro, etc.). Pode me mostrar os lados do polígono? E seus vértices? E o raio da circunferência? E seu diâmetro?
- Você sabe medir ângulos com o transferidor? Onde devo posicionar o zero do instrumento? (No vértice, com a parte da medida voltada para o ângulo que se quer medir).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 44 minutos.(slides 6, 7 e 8)
Orientações:
- Informe que a atividade de grupo será de criação de uma marca para uma empresa fictícia, pedindo para os estudantes lerem o slide 6; em seguida, faça mediações sobre o diálogo do slide de modo que todos entendam que desenvolverão uma atividade coletiva e colaborativa, envolvendo a criação de uma marca com geometria, para uma empresa fictícia escolhida por eles.
- Não exceda 2 minutos nessa provocação para a Atividade Principal, contemplada no slide 6.
- Em seguida, fazendo referências ao slide anterior, vá para o slide 7 e apresente as dicas que podem contribuir para que a equipe da empresa de robôs (slide 6) construa a marca da empresa, associando-as à imagem do slide e ao conteúdo da Retomada; se necessário, complemente com o quadro.
- Não estenda mais de 4 minutos para apresentar e discutir este slide.
- Vá para o slide 8 e peça para os estudantes lerem, silenciosamente, o conteúdo do slide.
- Tomando como base a atividade principal na íntegra, pontue as duas etapas previstas, explicando que: eles devem escolher um tipo de empresa e o seu nome, inicialmente, e que na atividade impressa que cada grupo recebeu, eles encontrarão exemplos; e, posteriormente, devem produzir uma marca para essa empresa entrar em uma concorrência de marcas, que serão veiculadas em um horário nobre de TV, e que a marca deve ter, obrigatoriamente, uma composição de inscrição e/ou circunscrição com polígonos regulares e circunferências.
- Explique que na marca deve ter pelo menos um polígono e pelo menos uma circunferência e que todas as informações sobre a geometria nela envolvida devem ser descritas por eles, informando que a tabela apresentada no slide é pertinente à atividade e deve ser preenchida.
- Informe sobre a importância de detalhar bem a descrição pois, a marca que concorrerá com outras grandes marcas, para ser veiculada na TV, será apresentada no momento posterior, em Discussão das soluções.
- Na aula anterior a este plano, solicite que todos tragam os materiais listados na atividade, especialmente o material de desenho.
- Imprima, previamente, a Atividade Principal, em um número mínimo de 1 cópia para cada grupo.
- Considere Atividades Complementares para você ver mais sobre desenho de polígonos e inscrição e circunscrição:
- Veja em Discuta com a turma, abaixo, questões interventivas para o slide 6, 7 e 8, ponderando as mais relevantes ao seu contexto, no momento.
Propósito:Criar marcas para empresa fictícias, inscrever e circunscrever polígonos regulares, identificando seus elementos.
Discuta com a turma (respostas entre parênteses):
Slide 8
- Pode me dar um exemplo de um tipo de empresa que você conhece? Pode me dar outros?
- Você pode me mostrar algum produto e sua marca? Há outros aqui na sala? (Qualquer produto e sua marca, como uma caneta, lápis, armário, caderno, roupa, etc.)
- Você poderia me explicar quando um polígono se diz inscrito em uma circunferência? (Ele está dentro e seus vértices são pontos da circunferência). E circunscrito? (Ele fica fora e seus lados tangenciam a circunferência).
- Você poderia me explicar quando uma circunferência se diz inscrita em um polígono? (Ela está dentro e os lados do polígono a tangenciam). E circunscrita? (Ela está por fora e os vértices do polígono são pontos desta circunferência).
- Em uma composição de um polígono inscrito ou circunscrito, é possível identificar que elementos do polígono e da circunferência? (lados, ângulos, raio, diâmetro, etc.). Pode me mostrar os lados do polígono? E seus vértices? E o raio da circunferência? E seu diâmetro?
- Você sabe medir ângulos com o transferidor? Onde devo posicionar o zero do instrumento? (No vértice, com a parte da medida voltada para o ângulo que se quer medir).
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- A Discussão das soluções não só dá continuidade à atividade principal, mas insere-se na proposta da PoligoMarcas. Promova a apresentação e discussão da geometria utilizada nas marcas criadas para as empresas fictícias escolhidas pelos estudantes.
- Peça para cada grupo apresentar a sua marca, dando ênfase à escolha da composição e sua relação com o tipo de empresa e, principalmente, a inscrição e circunscrição que devem ser pertinentes à marca apresentada.
- Faça mediações provocativas de modo que, espontaneamente, os estudantes do grupo de apresentação e dos demais grupos possam considerar os diversos aspectos matemáticos contemplados na marca.
- Você pode usar mesmas provocações (e similares) apresentadas nas informações ao professor dos 3 slides referentes à Atividade Principal, mas veja, abaixo, em Discuta com a turma, outras provocações pertinentes.
- Outras provocações, confira o Guia de Intervenções.
Propósito: Reconhecer e discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos.
Discuta com a turma (respostas entre parênteses):
- Quais as características principais de sua marca? (O estudante deve enfatizar a geometria, mas não subestimar a importância da empresa e seus produtos).
- Que critérios foram utilizados para a escolha desta composição para a marca?
- Por que esse nome foi escolhido para a empresa?
- Sua marca ilustra o produto de sua empresa? (É esperado que o estudante associe a circunscrição ou inscrição ao produto).
- Quais os detalhes da geometria inserida em sua marca? (Dar ênfase à circunscrição ou inscrição).
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Este silde pontua o conteúdo trabalhado e sua apresentação deve ser muito breve. A partir de descrições curtas e objetivas, pontuar alguns aspectos que caracterizam o círculo e a circunferência e os distinguem, os elementos raio e diâmetro, e a relação de inscrição e circunscrição de polígonos.
Propósito: Sintetizar, de modo ilustrativo, o conteúdo trabalhado.
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 11, 12 e 13)
Orientações:
- O slide 11 visa à sensibilização para a avaliação, uma exposição de algumas dicas (características) sobre polígono, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição, para que o estudante descubra a geometria referente às dicas apresentadas.
- Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, os diálogos pertinentes ao slide 11; utilize-o para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer uma breve mediação da “descoberta” que está em jogo, mas não estenda mais de 2 min neste slide.
- Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque vão fazer uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características principais de polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição..
- Imprima previamente a atividade (slide 12) para que seja realizada individualmente.
Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma:
- Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre o porquê da descoberta e que esta tem relação com as características (dicas) apresentadas.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 11, 12 e 13)
Orientações:
- O slide 11 visa à sensibilização para a avaliação, uma exposição de algumas dicas (características) sobre polígono, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição, para que o estudante descubra a geometria referente às dicas apresentadas.
- Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, os diálogos pertinentes ao slide 11; utilize-o para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer uma breve mediação da “descoberta” que está em jogo, mas não estenda mais de 2 min neste slide.
- Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque vão fazer uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características principais de polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição..
- Imprima previamente a atividade (slide 12) para que seja realizada individualmente.
Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma:
- Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre o porquê da descoberta e que esta tem relação com as características (dicas) apresentadas.
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 11, 12 e 13)
Orientações:
- O slide 11 visa à sensibilização para a avaliação, uma exposição de algumas dicas (características) sobre polígono, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição, para que o estudante descubra a geometria referente às dicas apresentadas.
- Peça para os estudantes lerem, silenciosamente, os diálogos pertinentes ao slide 11; utilize-o para explicar a atividade, aproveitando o momento para fazer uma breve mediação da “descoberta” que está em jogo, mas não estenda mais de 2 min neste slide.
- Sem muito rigor na organização da sala, peça aos estudantes para se afastarem ou se arrumarem separadamente, porque vão fazer uma atividade que exigirá deles reflexão, atenção e conhecimento sobre as características principais de polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição..
- Imprima previamente a atividade (slide 12) para que seja realizada individualmente.
Propósito: Demonstrar conhecimentos sobre polígonos, círculo, circunferência, inscrição e circunscrição.
Discuta com a turma:
- Faça provocações de modo que o estudante seja levado a refletir sobre o porquê da descoberta e que esta tem relação com as características (dicas) apresentadas.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_17GEO07
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), mesmo que a atividade proponha que sejam formados grupos, isso não é necessário, todos os alunos podem trabalhar criar suas próprias logomarcas. Compartilhe com a turma as instruções para a criação da logomarca: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMS34cABZrhJEaq3RJah6hR4p2D4CVRybSZbuUqXB8V3WzA3c4ckCBbBjAW7/ativaula-mat5-17geo07.pdf
Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas construções e ideias. Caso a aulas esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas soluções em formato de imagens ou vídeos.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos e o complete. Os estudantes podem fotografar suas resoluções e as compartilhar no ambiente que estejam utilizando para interação com a turma.
Obs.: Você pode realizar uma troca caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona. Realize a atividade presente no Raio X e solicite que a atividade presente na Atividade principal seja realizada como tarefa.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre polígonos inscritos. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a realizarem a atividade proposta na Atividade principal de forma conjunta pensando na construção de um símbolo (brasão) para a família.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
- Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
- Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
- Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
- Pontuar características do círculo e da circunferência, e da inscrição e circunscrição de polígonos.
Conceito-chave
Círculo, circunferência e polígonos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador e impressora;
- Internet;
- Material de desenho para quadro (compasso, esquadro, transferidor, régua);
- Atividades impressas (principal, como uma cópia por grupo, e raio x, com uma cópia por estudante);
- Datashow (opcional).
.
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Papel;
- Canetas esferográficas ou hidrográficas coloridas;
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Transferidor;
- Régua;
- Esquadro.