10826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Comparação das frações 1/2 e 1/3 na reta numerada - Jogo de argolas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Dividir um inteiro em partes iguais, para identificar e comparar as frações 1/2 e 1/3.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivo específico

Dividir o inteiro em partes iguais, comparando as frações unitárias 1/2 e 1/3.

Conceito-chave

Dividir um inteiro em partes iguais, para identificar e comparar as frações 1/2 e 1/3.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Garrafas plásticas;
  • Argolas feitas de papelão, jornal ou garrafas plásticas.
  • Água ou areia;
  • lápis e borracha;
  • régua.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Retomar a ideia de representação de fração na reta numerada.

Resolução da atividade:

  • Espera-se que o aluno perceba que Júlio representou a fração da forma correta, pois marcou o ponto na metade do intervalo.

Discuta com a turma:

  • Como fazemos para representar uma fração em uma reta numerada?
  • Você acha que Júlio representou a fração 1/2 da forma correta? Por quê?
  • Há outras formas de representar a fração 1/2 na reta numerada?
  • Alguém pode representar na lousa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Você deve pedir, na aula anterior, para que os alunos levem uma garrafa plástica, cada um. Estabeleça com os alunos o tamanho da garrafa: meio litro, 1 litro, ou 2 litros. É importante para a atividade que as garrafas sejam do mesmo tamanho.

Divida a turma em pequenos grupos de cinco alunos. Distribua uma garrafa por aluno e peça para que os alunos, inicialmente, pensem, individualmente, nas estratégias para traçar uma reta numerada representando as frações 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; em cada garrafa, depois discuta com o grupo. Peça para que os alunos considerem a parte de baixo da garrafa como o ponto 0 e a parte de cima da garrafa como o ponto 1

Peça para que os alunos encham cada garrafa até o ponto indicado pelas frações, com água ou areia.

Propósito: Elaborar estratégias para dividir um inteiro em partes iguais, representando frações unitárias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para representar as frações nas garrafas?
  • Qual garrafa ficou mais cheia?
  • Qual garrafa ficou mais vazia?
  • A qual conclusão podemos chegar?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Utilize as mesmas garrafas, em que foram representadas as frações pelos grupos de cinco alunos. Distribua alguns pedaços de papel e peça para que os alunos escrevam as frações representadas nas garrafas, em cada papel. Os alunos poderão escrever frações iguais em mais de um papel, para que mais de um aluno possa jogar a argola na mesma garrafa. Distribua cinco argolas ou mais, que poderão ser feitas de jornal enrolado ou pedaços de garrafas pet ou com o contorno de prato de plástico ou papelão, depois oriente os alunos a, cada um na sua vez, sortear um papel com uma determinada fração e tentar acertar a argola na garrafa com a fração correspondente. Se o aluno acertar marcará um ponto, se errar os outros participantes marcarão um ponto. Ganhará o jogo quem tiver mais pontos.

Após o jogo, peça para que os alunos desenhem uma reta e registrem no caderno, os pontos 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; . Essa atividade também poderá ser enviada para casa.

Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual garrafa houve mais divisão na reta numerada?
  • Qual reta possui a maior fração?
  • Como podemos identificá-la?
  • Como chegamos a essa conclusão?
  • Como representamos as frações representadas nas garrafas na reta numérica, no caderno?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Discuta com a turma:

  • De que maneira você chegou às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar


Resumo da aula

download Baixar plano

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivo específico

Dividir o inteiro em partes iguais, comparando as frações unitárias 1/2 e 1/3.

Conceito-chave

Dividir um inteiro em partes iguais, para identificar e comparar as frações 1/2 e 1/3.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Garrafas plásticas;
  • Argolas feitas de papelão, jornal ou garrafas plásticas.
  • Água ou areia;
  • lápis e borracha;
  • régua.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Retomar a ideia de representação de fração na reta numerada.

Resolução da atividade:

  • Espera-se que o aluno perceba que Júlio representou a fração da forma correta, pois marcou o ponto na metade do intervalo.

Discuta com a turma:

  • Como fazemos para representar uma fração em uma reta numerada?
  • Você acha que Júlio representou a fração 1/2 da forma correta? Por quê?
  • Há outras formas de representar a fração 1/2 na reta numerada?
  • Alguém pode representar na lousa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Você deve pedir, na aula anterior, para que os alunos levem uma garrafa plástica, cada um. Estabeleça com os alunos o tamanho da garrafa: meio litro, 1 litro, ou 2 litros. É importante para a atividade que as garrafas sejam do mesmo tamanho.

Divida a turma em pequenos grupos de cinco alunos. Distribua uma garrafa por aluno e peça para que os alunos, inicialmente, pensem, individualmente, nas estratégias para traçar uma reta numerada representando as frações 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; em cada garrafa, depois discuta com o grupo. Peça para que os alunos considerem a parte de baixo da garrafa como o ponto 0 e a parte de cima da garrafa como o ponto 1

Peça para que os alunos encham cada garrafa até o ponto indicado pelas frações, com água ou areia.

Propósito: Elaborar estratégias para dividir um inteiro em partes iguais, representando frações unitárias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para representar as frações nas garrafas?
  • Qual garrafa ficou mais cheia?
  • Qual garrafa ficou mais vazia?
  • A qual conclusão podemos chegar?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Utilize as mesmas garrafas, em que foram representadas as frações pelos grupos de cinco alunos. Distribua alguns pedaços de papel e peça para que os alunos escrevam as frações representadas nas garrafas, em cada papel. Os alunos poderão escrever frações iguais em mais de um papel, para que mais de um aluno possa jogar a argola na mesma garrafa. Distribua cinco argolas ou mais, que poderão ser feitas de jornal enrolado ou pedaços de garrafas pet ou com o contorno de prato de plástico ou papelão, depois oriente os alunos a, cada um na sua vez, sortear um papel com uma determinada fração e tentar acertar a argola na garrafa com a fração correspondente. Se o aluno acertar marcará um ponto, se errar os outros participantes marcarão um ponto. Ganhará o jogo quem tiver mais pontos.

Após o jogo, peça para que os alunos desenhem uma reta e registrem no caderno, os pontos 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; . Essa atividade também poderá ser enviada para casa.

Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual garrafa houve mais divisão na reta numerada?
  • Qual reta possui a maior fração?
  • Como podemos identificá-la?
  • Como chegamos a essa conclusão?
  • Como representamos as frações representadas nas garrafas na reta numérica, no caderno?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
  • Alguém pode demonstrar?
  • Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
  • Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
  • Houve dificuldades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Discuta com a turma:

  • De que maneira você chegou às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar


Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano