Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_14ALG_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, YouTube, Google Planilhas, Google Drive.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento.
Aquecimento
Você pode organizar a atividade proposta nesta etapa para ser resolvida usando o Google Formulários ou o Google Apresentações, dependendo da intimidade que os alunos já possuem com sequências e do seu objetivo em explorar para revisão dos conhecimentos prévios ou de construir a habilidade.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos tecnológicos é possível trabalhar com a atividade em folha impressa, desde que seja disponibilizado um campo de explicação para o aluno responder às questões apresentadas nas Orientações ao Professor.
Atividade principal
Faça o mesmo movimento da etapa anterior, porém iniciando com as questões indicadas nas orientações ao professor.
Discussão das soluções
Esta etapa acaba sendo garantida com as devolutivas sobre as resoluções apresentadas pelos alunos. Importante ressaltar que, caso a opção de envio seja o Google Formulários, não é possível inserir comentários sobre as resoluções, o que já é possível quando usamos o Google Apresentações.
Sistematização
Você pode usar algum vídeo já existente no YouTube produzido por um canal confiável ou criar seu próprio vídeo para registrar uma explicação confiável sobre o que são os múltiplos. Caso os alunos não tenham acesso à internet para consultar o material gravado você pode usar de exemplos e dos próprios slides desta etapa para organizar um material impresso a ser enviado aos alunos para consulta.
Encerramento
Pedir aos alunos que registrem no próprio caderno quais os múltiplos mais comuns e mais importantes de serem lembrados, com uma breve explicação do porquê. Conversar com a família sobre a importância dos múltiplos.
Raio X
Você pode colocar a atividade desta etapa em uma planilha usando o Google Planilhas, pedindo aos alunos que criem uma cópia do arquivo no próprio Google Drive, para que ele possa ser editado, pintando o que se pede. Caso ache interessante, você pode ampliar a tabela para que os alunos possam praticar um pouco mais. Outra opção é a de reproduzir a tabela em diferentes abas da planilha eletrônica e solicitar que sejam pintados múltiplos de outros números.
Convite às famílias
Convide a família a acompanhar a etapa de Encerramento, para organizar junto ao aluno as ideias que serão registradas no caderno sobre os múltiplos e sua importância nos demais cálculos, principalmente ao resolver problemas que envolvam multiplicação e divisão.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_14ALG01
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
AULA 02
AULA 03
AULA 05
Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes