Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: O que são múltiplos?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sequencia numérica recursiva formada por múltiplos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural
Objetivos específicos
- Compreender a ideia de múltiplo de um número natural.
- Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Vocabulário
Sequências
Múltiplos
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis preto e de cor;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a ideia de múltiplo de um número natural.
- Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.
Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.
Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.
Discuta com a turma:
- Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
- Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
- Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.
Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.
Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.
Discuta com a turma:
- Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
- Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
- Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.
Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.
Discuta com a turma:
- Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
- Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
- Como podemos identificar o elemento que falta?
- Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
- Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
- São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
- Como ficaram compostas estas sequências numéricas?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.
Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.
Discuta com a turma:
- Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
- Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
- Como podemos identificar o elemento que falta?
- Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
- Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
- São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
- Como ficaram compostas estas sequências numéricas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.
Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.
Discuta com a turma:
- Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
- Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
- Como podemos identificar o elemento que falta?
- Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
- Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
- São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
- Como ficaram compostas estas sequências numéricas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.
Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.
Discuta com a turma:
- Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
- Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
- Como podemos identificar o elemento que falta?
- Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
- Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
- São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
- Como ficaram compostas estas sequências numéricas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )
Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.
Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.
Discuta com a turma:
- Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
- Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
- Como podemos identificar o elemento que falta?
- Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
- Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
- São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
- Como ficaram compostas estas sequências numéricas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )
Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.
Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.
Discuta com a turma:
- Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
- Todos encontraram as mesmas sequências?
- Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
- Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?
Material Complementar:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )
Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.
Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.
Discuta com a turma:
- Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
- Todos encontraram as mesmas sequências?
- Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
- Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )
Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.
Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.
Discuta com a turma:
- Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
- Todos encontraram as mesmas sequências?
- Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
- Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )
Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.
Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.
Discuta com a turma:
- Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
- Todos encontraram as mesmas sequências?
- Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
- Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )
Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.
Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )
Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.
Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem identificando quais são os números que são múltiplos de 2, de 5, e quais são múltiplos de 2 e também de 5. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos que utilizam para identificar esses números. Reserve um tempo (3 minutos) para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam que um número pode ser múltiplo de mais de um número natural.
Discuta com a turma:
- Quais números são múltiplos somente de 2? Que padrões encontramos neles?
- Quais números são múltiplos somente de 5? Que padrões encontramos neles?
- Que padrões encontramos nos números que são múltiplos de 2 e também de 5?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de jogo Mastigadores de Números. Acesse <http://www.gcompris.net/index-pt_BR.html>
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_14ALG_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, YouTube, Google Planilhas, Google Drive.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento.
Aquecimento
Você pode organizar a atividade proposta nesta etapa para ser resolvida usando o Google Formulários ou o Google Apresentações, dependendo da intimidade que os alunos já possuem com sequências e do seu objetivo em explorar para revisão dos conhecimentos prévios ou de construir a habilidade.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos tecnológicos é possível trabalhar com a atividade em folha impressa, desde que seja disponibilizado um campo de explicação para o aluno responder às questões apresentadas nas Orientações ao Professor.
Atividade principal
Faça o mesmo movimento da etapa anterior, porém iniciando com as questões indicadas nas orientações ao professor.
Discussão das soluções
Esta etapa acaba sendo garantida com as devolutivas sobre as resoluções apresentadas pelos alunos. Importante ressaltar que, caso a opção de envio seja o Google Formulários, não é possível inserir comentários sobre as resoluções, o que já é possível quando usamos o Google Apresentações.
Sistematização
Você pode usar algum vídeo já existente no YouTube produzido por um canal confiável ou criar seu próprio vídeo para registrar uma explicação confiável sobre o que são os múltiplos. Caso os alunos não tenham acesso à internet para consultar o material gravado você pode usar de exemplos e dos próprios slides desta etapa para organizar um material impresso a ser enviado aos alunos para consulta.
Encerramento
Pedir aos alunos que registrem no próprio caderno quais os múltiplos mais comuns e mais importantes de serem lembrados, com uma breve explicação do porquê. Conversar com a família sobre a importância dos múltiplos.
Raio X
Você pode colocar a atividade desta etapa em uma planilha usando o Google Planilhas, pedindo aos alunos que criem uma cópia do arquivo no próprio Google Drive, para que ele possa ser editado, pintando o que se pede. Caso ache interessante, você pode ampliar a tabela para que os alunos possam praticar um pouco mais. Outra opção é a de reproduzir a tabela em diferentes abas da planilha eletrônica e solicitar que sejam pintados múltiplos de outros números.
Convite às famílias
Convide a família a acompanhar a etapa de Encerramento, para organizar junto ao aluno as ideias que serão registradas no caderno sobre os múltiplos e sua importância nos demais cálculos, principalmente ao resolver problemas que envolvam multiplicação e divisão.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural
Objetivos específicos
- Compreender a ideia de múltiplo de um número natural.
- Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.
Conceito-chave
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Vocabulário
Sequências
Múltiplos
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis preto e de cor;
- Datashow ( opcional ).