9545
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O que são múltiplos?

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre compreender a ideia de múltiplo de um número natural e identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA11)  Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural

Objetivos específicos

  • Compreender a ideia de múltiplo de um número natural.
  • Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.

Conceito-chave

Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.

Vocabulário

Sequências

Múltiplos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor;
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.

Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.

Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
  • Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
  • Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?

Guia de intervenção

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.

Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.

Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
  • Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
  • Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )

Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.

Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )

Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.

Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem identificando quais são os números que são múltiplos de 2, de 5, e quais são múltiplos de 2 e também de 5. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos que utilizam para identificar esses números. Reserve um tempo (3 minutos) para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam que um número pode ser múltiplo de mais de um número natural.

Discuta com a turma:

  • Quais números são múltiplos somente de 2? Que padrões encontramos neles?
  • Quais números são múltiplos somente de 5? Que padrões encontramos neles?
  • Que padrões encontramos nos números que são múltiplos de 2 e também de 5?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugestão de jogo Mastigadores de Números. Acesse <http://www.gcompris.net/index-pt_BR.html>

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA11)  Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural

Objetivos específicos

  • Compreender a ideia de múltiplo de um número natural.
  • Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas formadas por múltiplos de um número natural.

Conceito-chave

Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.

Vocabulário

Sequências

Múltiplos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor;
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.

Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.

Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
  • Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
  • Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Auxilie os alunos a identificarem as regularidades das sequências propostas, através de questionamentos, e a identificar o elemento ausente para completar os espaços com os desenhos adequados. Através dos conhecimentos prévios, os alunos devem observar cada uma das sequências, identificar o elemento ausente e completar o espaço vazio com o elemento que falta, obedecendo a regra de formação da sequência. Na primeira sequência, a regra de formação é: dois rostos e um raio, dois rostos e um raio, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra o aluno deve perceber que o elemento que falta no espaço indicado é um rosto.

Na segunda sequência temos como regra: uma seta para baixo, uma para cima, uma para baixo, uma para cima, e assim sucessivamente. Seguindo esta regra, o aluno deve perceber que o elemento que falta no primeiro espaço indicado é uma seta para baixo. No segundo espaço vazio, falta uma seta para cima e, no último espaço, uma seta para baixo. Na terceira sequência, a regra é dois símbolos de classificar e um de agrupar, sendo que o agrupar vem sempre antes dos dois de classificar. Assim, o primeiro elemento ausente é agrupar, seguindo a ordem, o segundo elemento ausente é classificar e o último também. Na última sequência, temos como regra: lua virada para direita, lua virada para a esquerda, nuvem e sol. Assim, o elemento ausente é lua virada para a esquerda. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis equívocos nas soluções escolhidas.

Propósito: Perceber regularidades e padrões em sequências pictóricas, identificar e representar o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os elementos que faltaram em cada uma das sequências?
  • Todos encontraram os mesmos elementos ocultos? Alguém completou a sequência com algum elemento diferente?
  • Como podemos identificar as regularidades nas sequências propostas?

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9 )

Orientação: Deixe que os alunos comentem o que pensam sobre o assunto. Se já viram sequências formadas por outras coisas além de desenhos. Entregue a atividade impressa. Ajude os alunos, através de questionamentos durante o desenvolvimento da atividade, a identificarem as regularidades nas sequências propostas e completarem com o elemento que falta, através de desenhos. Em seguida, ajude a turma, fazendo questionamentos, a substituir os desenhos por números e a identificar os padrões e as regularidades nas sequências propostas.

Propósito: Perceber o padrão e a regularidade nas sequências, identificar o elemento ausente e representá-lo.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de sequências podem existir além de desenhos?
  • Quais vocês já viram e onde? Como eram formadas?
  • Como podemos identificar o elemento que falta?
  • Como vocês pensaram? Existem diferentes maneiras de descobrir isso?
  • Que relações entre os números podemos perceber em cada uma das sequências?
  • São as mesmas relações que percebemos nas representações com desenhos?
  • Como ficaram compostas estas sequências numéricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 a 13 )

Orientação: Agora é o momento do painel de soluções. Deixe três minutos para os alunos discutirem com os colegas suas soluções e depois utilize sete minutos para um discussão coletiva com a turma. Através de questionamentos ajude os alunos a perceberem a relação com as tabuadas da multiplicação para trabalhar a ideia de múltiplo.

Propósito: Perceber que os números que compõem cada uma das sequências obtidas são sempre o produto de um número natural por um número específico: 1 x 4, 2 x 4, 3 x 4,… e assim sucessivamente.

Discuta com a turma:

  • Como ficaram as sequências numéricas que vocês encontraram a partir dos desenhos?
  • Todos encontraram as mesmas sequências?
  • Que conclusões vocês chegaram sobre a regra de formação de cada sequência?
  • Encontraram relação delas com as tabuadas de multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )

Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.

Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slide 14 e 15 )

Orientação: Apresente aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal. Esta etapa engloba este slide e o próximo onde a sistematização do conceito é apresentada. Forneça vários exemplos e estabeleça a relação com as tabuadas da multiplicação. Porém, destaque que os múltiplos de um número não se limitam até a multiplicação por 10, mas podem ir além disso se multiplicados por outros números naturais maiores que 10.

Propósito: Apresentar o conceito de múltiplo de um número a partir das sequências que foram obtidas na atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, aos alunos o conceito de múltiplo presente nas sequências numéricas que foram obtidas na realização da atividade principal.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem identificando quais são os números que são múltiplos de 2, de 5, e quais são múltiplos de 2 e também de 5. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos que utilizam para identificar esses números. Reserve um tempo (3 minutos) para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam que um número pode ser múltiplo de mais de um número natural.

Discuta com a turma:

  • Quais números são múltiplos somente de 2? Que padrões encontramos neles?
  • Quais números são múltiplos somente de 5? Que padrões encontramos neles?
  • Que padrões encontramos nos números que são múltiplos de 2 e também de 5?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugestão de jogo Mastigadores de Números. Acesse <http://www.gcompris.net/index-pt_BR.html>

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano