Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Situação-problema: Criando a partir de uma frase!
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma frase?
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível criar um problema partindo de uma frase apresentada?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
- A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
- Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
- Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
- Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
- Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
- Foi difícil realizar a atividade?
Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.
Material complementar:
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
- A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
- Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
- Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
- Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
- Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
- Foi difícil realizar a atividade?
Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Sítio do Sr. Juca
- Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
- Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.
- Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Sítio do Sr. Juca
- Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
- Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.
- Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Barraca do Sr. Juca
- Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.
Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
- Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
- Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Entregue a atividade a cada aluno individualmente.
- Solicite que leiam ou realize a leitura em caso de alunos não leitores.
- Peça que resolvam o problema.
- Reserve um tempo para que discutam suas criações com um colega.
Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_07
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
Como a atividade principal propõe duas ações, a primeira corresponde a produção de um texto a partir da observação de uma imagem e a segunda, a elaboração de uma situação problema a partir de uma informação (não numérica) dada. Nesse sentido, é totalmente pertinente realizar na primeira aula, a atividade sugerida no aquecimento.
A atividade pode ser realizada em aula síncrona ou assíncrona, entretanto sugiro adaptação para a execução. (A sugestão para a aula assíncrona também pode ser utilizada na síncrona, se preferir).
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as frases que estão no slide 3 (uma por vez), e assim, estimular uma conversa com os alunos e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da frase dada. Nesse momento, professor, de acordo com as sugestões apresentadas pelos alunos para a construção do problema, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft, etc).
Após concluir as produções dos 3 problemas, provoque reflexões:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outro problema a partir da frase dada?
- Existe uma relação entre as informações dadas e a pergunta realizada?
- É necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
- Qual a dificuldade para elaborar um problema?
Em seguida, oportunize a leitura do slide 4 e aborde os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças e semelhanças entre esses problemas apresentados e os que foram elaborados por vocês?
- É possível ter outros problemas partindo da mesma frase?
- As informações dadas são suficiente para responder à pergunta realizada?
Na aula assíncrona, você pode organizar e compartilhar via WhatsApp ou e-mail, a seguinte atividade:
Primeiramente você pode apresentar as frases (na tabela como sugerido no slide 3) e questionar se é possível criar um problema, partindo das frases dadas.
Em seguida, apresente os enunciados e as perguntas dos problemas separadamente, ou seja, serão 3 enunciados e 3 perguntas. Solicite que o aluno organize e monte o problema e indique a qual frase ele se refere (registrando na tabela dada).
Após o aluno montar a tabela apresentada no slide 4, lance alguns questionamentos (pertinentes para essa execução) sugeridos na aula síncrona.
Solicite que os alunos apresentem suas resoluções pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida com outras atividades desse e de outros planos e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere duas ações, logo, sugiro que sejam apresentadas na segunda aula, e podem ser conduzidas pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona:
A primeira atividade (1ª ação) apresentada nos slides 5 e 6, propõe a produção de um texto a partir da imagem dada. Dessa forma, esta produção pode ser coletiva, seguindo o mesmo direcionamento dado na atividade do aquecimento. Neste momento, é importante estimular que pensem em informações numéricas, perguntando, por exemplo:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Pode vender os animais? As frutas? Por quanto?
Na segunda atividade (2ª ação) você pode apresentar o slide 7 e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização apresentada e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie questionamentos, por exemplo:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outros problemas diferentes?
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5, 6 e 7, as orientações das duas ações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados serão socializados e discutidos com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de compartilhamento e discussão você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 9, 10 e 11, correspondentes à Discussão da solução, permitindo reflexões a partir da identificação das semelhanças e diferenças nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 9, 10 e 11), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 12 que corresponde a sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma frase apresentada.
Dessa forma, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em um lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint, ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções. Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.