OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma frase?
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível criar um problema partindo de uma frase apresentada?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
- A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
- Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
- Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
- Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
- Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
- Foi difícil realizar a atividade?
Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.
Material complementar:
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:
- Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
- A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
- Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
- Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
- Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
- Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
- Foi difícil realizar a atividade?
Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Sítio do Sr. Juca
- Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
- Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.
- Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Sítio do Sr. Juca
- Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
- Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.
- Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa.
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).
Orientação:
1ª Ação: Barraca do Sr. Juca
- Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.
Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
- Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
- Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Entregue a atividade a cada aluno individualmente.
- Solicite que leiam ou realize a leitura em caso de alunos não leitores.
- Peça que resolvam o problema.
- Reserve um tempo para que discutam suas criações com um colega.
Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.
Materiais complementares: