10825
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Situação-problema: Criando a partir de uma frase!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma frase?
  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível criar um problema partindo de uma frase apresentada?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
  • A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
  • Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
  • Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
  • Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
  • Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
  • Foi difícil realizar a atividade?

Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.

Material complementar:

Atividade aquecimento

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
  • A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
  • Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
  • Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
  • Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
  • Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
  • Foi difícil realizar a atividade?

Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.

ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

ATIVIDADE PRINCIPAL - Roda de conversa. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.

Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Indicações para leitura e estudo do professor:

  • Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
  • Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
  • Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Entregue a atividade a cada aluno individualmente.
  • Solicite que leiam ou realize a leitura em caso de alunos não leitores.
  • Peça que resolvam o problema.
  • Reserve um tempo para que discutam suas criações com um colega.

Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma frase?
  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível criar um problema partindo de uma frase apresentada?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
  • A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
  • Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
  • Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
  • Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
  • Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
  • Foi difícil realizar a atividade?

Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.

Material complementar:

Atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

  • Organize os alunos e círculo ou “U”. Esta disposição poderá ser usada durante toda a aula, em todas as atividades propostas.
  • A cada 2 ou 3 crianças, entregue a tabela impressa, contendo somente a frase. Solicite que leiam e pensem se é possível criar um texto, partindo das frases que tem na tabela.
  • Posteriormente entregue as três fichas com as situações para que os alunos identifiquem a qual frase se refere.
  • Após identificarem, peça que justifiquem suas respostas.
  • Coletivamente realize a correção coletiva do jogo, solicitando as respostas dos alunos.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de identificar um texto, matemático ou não, partindo de uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Ao ler as frases, vocês conseguiram imaginar uma situação partindo das informações contidas nela?
  • Ao receberem os textos,que estratégia utilizaram para identificar a qual frase se referiam?
  • Foi difícil realizar a atividade?

Sugestão: Professor, você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que resolvam as situações-problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7).

Orientação:

1ª Ação: Sítio do Sr. Juca

  • Disponha os alunos em círculo ou em “u” e apresente esta ou outra ilustração semelhante, em slide ou cartaz.
  • Apresente o sítio do Sr. Juca e pergunte se conhecem e o que costuma ter em um sítio. Deixe que relatem suas vivências.

  • Solicite que criem, com o colega do lado, uma historinha envolvendo o ambiente do sítio do Sr. Juca. Se apresentarem dificuldade, faça perguntas como:
  • Tem animais? Quais? Quantos?
  • Existem plantas e frutas?
  • Como o Sr. Juca cuida de seu sítio?
  • O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
  • Deixe que falem aos demais colegas, sobre o que imaginaram.

2ª Ação: Barraca do Sr. Juca

  • Pense em agrupamentos produtivos de, no máximo, três alunos.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa a cada grupo.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Espere a realização da atividade circulando pelos grupos, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 ao 11).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados a seguir trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos deverão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade.

Propósito: Destacar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Indicações para leitura e estudo do professor:

  • Aprender a Ler Problemas em Matemática - Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
  • Diferentes caminhos para entender e calcular problemas. - Elisângela Fernandes. https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
  • Livro: Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Cristina Stocoo Smole e Maria Ignez Dinis, Editora Saraiva.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Entregue a atividade a cada aluno individualmente.
  • Solicite que leiam ou realize a leitura em caso de alunos não leitores.
  • Peça que resolvam o problema.
  • Reserve um tempo para que discutam suas criações com um colega.

Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano