10824
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Qual é a data?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidde da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Reconhecer e grafar uma data no formato dia, mês e ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Números recortados para representar dias do mês, os meses e o ano.
  • Potes para colocar os números recortados.
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis, lápis de cor e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre a escrita de uma data. Faça uma demonstração no quadro da escrita de uma data no formato dia, mês e ano. É importante salientar que fazemos referência a números para produzir essa escrita sendo que, para dias esses números variam de 1 a 31 (número máximo de dias de um mês), para mês a variação é de 1 a 12 (número de meses do ano) e para o ano são 4 números representando o numeral correspondente ao ano corrente.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação à escrita de uma data no formato dia, mês e ano e ensiná-las a grafar uma data neste formato.

Discuta com a turma:

  • O que é data?
  • Por que é importante sabermos grafar uma data?
  • Qual o número máximo de dias de um mês?
  • Qual o número de meses do ano? Existe uma ordem correta de meses do ano?

Atividade principal- 1ª Etapa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 crianças. Prepare previamente o material a ser utilizado, distribuindo um calendário com 8 datas previamente marcadas e uma folha para marcarem as datas no formato dia, mês e ano para cada grupo. Explique que para formar uma data é preciso atentar-se para essas três informações (dia, mês e ano) e elas devem estar na ordem correta. Aguarde até que todos os grupos tenham concluído esta etapa.

Propósito: Grafar datas utilizando o formato dia, mês e ano.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal- 2ª Etapa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o calendário aos alunos e explique que nessa etapa do jogo eles irão validar as datas que formaram para comparar com a produção de seus colegas, baseados na localização das datas no calendário. Cada grupo terá um tempo para apresentar aos demais seus resultados e justificar porque grafaram sua data da forma como o fizeram. Deixe para intervir com relação às respostas no próximo momento.

Propósito: Validar datas, utilizando o calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem como localizar uma data no calendário? Como se faz?
  • Por que essa data pode ser considerada válida?
  • Existe algo de errado com a escrita dessa data? O que há de errado com essa escrita?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da 2ª etapa do jogo, retome com os alunos quais fatores fariam com que uma data fosse considerada inválida. Esse é o momento de intervir e discutir as respostas dadas pelos alunos, solucionando dúvidas e corrigindo eventuais erros que tenham ocorrido durante a realização da atividade.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que faz com que uma data seja considerada válida?
  • Vocês tiveram dificuldades para realizar a atividade?
  • Quantos meses temos no calendário?
  • Temos o mesmo número de dias nos meses?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre a validação das datas, reforce com os alunos os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Isso pode ser feito por meio de um levantamento coletivo do conhecimento aprendido na aula, colocando as informações elencadas pelos mesmos em um cartaz ou escrito no quadro. Este slide pode ser utilizado como apoio. Alguns dados importantes que os alunos devem levantar:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • Os meses podem ter, no máximo, 31 dias.
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • A escrita de uma data completa precisa apresentar o dia, o mês e o ano.
  • Com esses dados (dia, mês e ano) é possível localizar uma data no calendário.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Discuta com a turma:

-O que podemos dizer sobre a forma de escrever as datas?

-Onde encontramos as datas grafadas dessa forma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Logo após a sistematização das características principais da escrita de uma data, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características levantadas. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário com a atividade para cada aluno, dizendo que eles precisarão validar as datas que receberam, marcando-as no calendário. As datas inválidas deverão ser pintadas de vermelho. Serão consideradas datas inválidas aquelas que não existem no calendário, por exemplo: 30 de fevereiro, 31 de abril, entre outras.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo data.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidde da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Reconhecer e grafar uma data no formato dia, mês e ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Números recortados para representar dias do mês, os meses e o ano.
  • Potes para colocar os números recortados.
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis, lápis de cor e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre a escrita de uma data. Faça uma demonstração no quadro da escrita de uma data no formato dia, mês e ano. É importante salientar que fazemos referência a números para produzir essa escrita sendo que, para dias esses números variam de 1 a 31 (número máximo de dias de um mês), para mês a variação é de 1 a 12 (número de meses do ano) e para o ano são 4 números representando o numeral correspondente ao ano corrente.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação à escrita de uma data no formato dia, mês e ano e ensiná-las a grafar uma data neste formato.

Discuta com a turma:

  • O que é data?
  • Por que é importante sabermos grafar uma data?
  • Qual o número máximo de dias de um mês?
  • Qual o número de meses do ano? Existe uma ordem correta de meses do ano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 crianças. Prepare previamente o material a ser utilizado, distribuindo um calendário com 8 datas previamente marcadas e uma folha para marcarem as datas no formato dia, mês e ano para cada grupo. Explique que para formar uma data é preciso atentar-se para essas três informações (dia, mês e ano) e elas devem estar na ordem correta. Aguarde até que todos os grupos tenham concluído esta etapa.

Propósito: Grafar datas utilizando o formato dia, mês e ano.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o calendário aos alunos e explique que nessa etapa do jogo eles irão validar as datas que formaram para comparar com a produção de seus colegas, baseados na localização das datas no calendário. Cada grupo terá um tempo para apresentar aos demais seus resultados e justificar porque grafaram sua data da forma como o fizeram. Deixe para intervir com relação às respostas no próximo momento.

Propósito: Validar datas, utilizando o calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem como localizar uma data no calendário? Como se faz?
  • Por que essa data pode ser considerada válida?
  • Existe algo de errado com a escrita dessa data? O que há de errado com essa escrita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da 2ª etapa do jogo, retome com os alunos quais fatores fariam com que uma data fosse considerada inválida. Esse é o momento de intervir e discutir as respostas dadas pelos alunos, solucionando dúvidas e corrigindo eventuais erros que tenham ocorrido durante a realização da atividade.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que faz com que uma data seja considerada válida?
  • Vocês tiveram dificuldades para realizar a atividade?
  • Quantos meses temos no calendário?
  • Temos o mesmo número de dias nos meses?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre a validação das datas, reforce com os alunos os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Isso pode ser feito por meio de um levantamento coletivo do conhecimento aprendido na aula, colocando as informações elencadas pelos mesmos em um cartaz ou escrito no quadro. Este slide pode ser utilizado como apoio. Alguns dados importantes que os alunos devem levantar:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • Os meses podem ter, no máximo, 31 dias.
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • A escrita de uma data completa precisa apresentar o dia, o mês e o ano.
  • Com esses dados (dia, mês e ano) é possível localizar uma data no calendário.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Discuta com a turma:

-O que podemos dizer sobre a forma de escrever as datas?

-Onde encontramos as datas grafadas dessa forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Logo após a sistematização das características principais da escrita de uma data, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características levantadas. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário com a atividade para cada aluno, dizendo que eles precisarão validar as datas que receberam, marcando-as no calendário. As datas inválidas deverão ser pintadas de vermelho. Serão consideradas datas inválidas aquelas que não existem no calendário, por exemplo: 30 de fevereiro, 31 de abril, entre outras.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo data.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano