Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM07
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide ou um calendário, para que conversem com base nas questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que é esperado da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Se a aula for síncrona, você pode realizar a atividade, solicitando que cada um escreva as datas marcadas no calendário, individualmente e depois façam coletivamente a validação, com você como intermediária. Para a discussão das soluções, você pode apresentar algumas datas e eles devem validar, justificando. Use as questões das sessões Discuta com a turma.
Se sua aula for assíncrona, seguem duas sugestões:
Encaminhe a atividade para que olhem e escrevam as datas. Se não tiverem acesso à impressão, podem somente escrever as datas, conforme indicado. Peça que entrevistem alguns familiares sobre suas datas de nascimento e escrevam, validando-as no calendário. Peça que te enviem as datas escritas, juntamente com as respostas das questões a seguir (se necessário, um adulto poderá ser o leitor e o escriba):
1. VOCÊ SABE COMO LOCALIZAR UMA DATA NO CALENDÁRIO? COMO SE FAZ?
2. SE DISSERMOS QUE ALGUÉM CHEGARÁ DE VIAGEM NO DIA 30/13/2020. ESTÁ CORRETO? EXPLIQUE.
3. HOJE É 06/07/2020. POR QUE ESSA DATA PODE SER CONSIDERADA VÁLIDA?
4. ESCREVA A DATA A SEGUIR CORRETAMENTE.JOÃO NASCEU NO ÚLTIMO DIA DE MAIO: 30/05/2014.
5. O QUE FAZ COM QUE UMA DATA SEJA CONSIDERADA VÁLIDA?
6. QUANTOS MESES TEMOS NO CALENDÁRIO?
7. TEMOS O MESMO NÚMERO DE DIAS NOS MESES?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com as intervenções que julgar necessárias, fechando com os conceitos aprendidos.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre a escrita de datas. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.