10822
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quanto cabe na circunferência?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Circunferência, pi, divisão.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

 (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Objetivos específicos

  • Resolver problemas  que envolvam comprimento de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, pi, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.










Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de resolver problemas que envolvem a divisão de uma circunferência em partes iguais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa o símbolo ??
  • Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa o símbolo ??
  • Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Leia atentamente a questão proposta e deixe que os alunos a resolvam aguarde enquanto eles apresentam soluções.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Apresente esta solução aos alunos, vá até as carteiras e verifique quais alunos não conseguiram resolver. Peça-lhes que expliquem o que fizeram e provoque os colegas a ajudar aqueles que não conseguiram.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula? esta aula?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de resolver problemas que envolvem a divisão de uma circunferência em partes iguais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

 (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Objetivos específicos

  • Resolver problemas  que envolvam comprimento de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, pi, divisão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.









Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa o símbolo ??
  • Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Neste momento retome os elementos da circunferência e comprimento da circunferência. Deixe os alunos expressarem o que sabem sobre circunferência.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa o símbolo ??
  • Vocês lembram qual a expressão que calcula o comprimento de uma circunferência?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Leia atentamente a questão proposta e deixe que os alunos a resolvam aguarde enquanto eles apresentam soluções.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 3 ao 6).

Orientações: Apresente esta solução aos alunos, vá até as carteiras e verifique quais alunos não conseguiram resolver. Peça-lhes que expliquem o que fizeram e provoque os colegas a ajudar aqueles que não conseguiram.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados a circunferência .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a divisão de uma circunferência em partes iguais. Deixe que os alunos se familiarizar com o problema e criem algumas hipóteses por aproximadamente 4 minutos. Depois deixe que eles discutam com colegas e apresentem uma solução para o problema.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar os elementos da circunferência.
  • Interpretar o problema como uma dimensão da divisão.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 ao 13).

Orientações: Apresente a solução dos próximos slides para o aluno como forma de provocação para que os alunos mostrem como resolveram o a questão, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Destaque o aprendizado e torne o objetivo da aula consciente. Consolide os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da divisão no comprimento da circunferência.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula? esta aula?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano